Brasileirão Série A

Campeões, Fluminense e São Paulo preparam jogo das faixas no Maracanã; veja detalhes da festa

Campeão da Libertadores, Fluminense enfrenta o São Paulo, campeão da Copa do Brasil, no dia 22

Fluminense e São Paulo exorcizaram suas duas obsessões com títulos inéditos em 2023. Em setembro, o Tricolor paulista enfim conquistou a sua tão sonhada primeira Copa do Brasil. Depois, no último sábado (4), foi a vez do Tricolor carioca transformar em realidade a obsessão de erguer sua primeira Libertadores da América.

Tudo isso transforma em festa o duelo entre as duas equipes, no próximo dia 22 de novembro, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, em partida atrasada da 32ª rodada do Brasileirão. Não é força de expressão. Fluminense e São Paulo trabalham juntos para prepara o “jogo da troca das faixas” no confronto válido pelo Campeonato Brasileiro.

Os dois clubes iniciaram as conversas sobre a festividade na última segunda-feira (6), a partir de um telefonema entre os presidentes Mário Bittencourt e Julio Casares. A ideia partiu da diretoria do Fluminense e foi aceita de imediato pelo São Paulo. A partir daí, os tricolores paulista e carioca passaram a discutir em conjunto como será o cerimonial antes da partida.

–  O Julio Casares me mandou uma mensagem muito carinhosa logo após o final jogo, me parabenizando. Depois, na hora do agradecimento, batendo papo com ele, a gente começou a ver uma série de sinergias para que fizesse esse jogo de troca de faixas no dia 22 de novembro. Ele ficou muito feliz, e eu também – disse o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, em entrevista ao SporTV na última segunda-feira (6).

O planejamento é que as equipes apareçam no gramado alguns minutos antes do protocolo das partidas para trocar as faixas de campeão e dar uma volta olímpica no Maracanã. O São Paulo, inclusive, pretende levar a taça da Copa do Brasil ao Rio de Janeiro apenas para este momento da festividade.

O palco para a cerimônia não poderia ser outro. Enquanto o Fluminense ergueu a taça da Libertadores no Maracanã com vitória por 2 a 1 sobre o Boca Juniors no último sábado (4), o São Paulo também encaminhou sua conquista no estádio. Foi lá que o Tricolor venceu o Flamengo por 1 a 0 no duelo de ida da final da Copa do Brasil – na volta, o empate em 1 a 1 no Morumbi garantiu o título.

– Nossas equipes de marketing já estão conversando para que o Fluminense entregue a faixa da Copa do Brasil ao São Paulo, título inédito, e o São Paulo entregue para nós a faixa de campeões da Libertadores. Essa conexão vai fazer com que a gente possa fazer um lindo jogo no dia 22. Devemos colocar um show para as torcidas presentes antes da partida, fico muito feliz que possamos estabelecer essa conexão – disse Bittencourt.

Os dois clubes, inclusive, já se enfrentaram em um jogo de troca de faixas em 2005. O Fluminense campeão carioca enfrentou o São Paulo campeão paulista no Maracanã e venceu por 2 a 1 pelo Brasileirão. Foi o último jogo do estádio antes da reforma para os Jogos Pan-Americanos de 2007. A partida foi citada pelos dirigentes durante as conversas.

Como será a festa:

  • equipes trocarão faixas de campeão antes minutos antes do jogo;
  • São Paulo deve levar a taça da Copa do Brasil ao Rio de Janeiro;
  • equipes devem dar uma volta olímpica com os troféus;
  • clubes ainda alinham em conjunto mais detalhes sobre outras atrações.

Dorival e Diniz trocaram cumprimentos após títulos

O bom relacionamento entre os dois clubes e seus respectivos presidentes foi determinante para que a ideia começasse a sair do papel. Na beira do campo, Fernando Diniz e Dorival Júnior também têm uma boa relação, que ajudou em todo o planejamento.

Após o título do São Paulo na Copa do Brasil, Diniz se prontificou a telefonar para Dorival para parabenizá-lo pela conquista. No último domingo (5), foi a vez do técnico são-paulino retribuir a gentileza com uma ligação para saudar o treinador do Fluminense pelo título.

Taça da Copa do Brasil era a única que faltava na galeria de títulos do Tricolor (crédito: Iconsports)

Quando será Fluminense x São Paulo?

O duelo de tricolores estava marcado para o último fim de semana, mas foi adiado por conta da final da Libertadores. A CBF marcou a partida para a quarta-feira, dia 22 de novembro, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 32ª rodada do Brasileirão.

A partida, desde já, vale muito pelo simbolismo da troca de faixas e quase nada pela tabela do campeonato. As duas equipes já estão classificadas à Libertadores de 2023 e ocupam a zona intermediária da classificação. O Fluminense é o oitavo colocado, com 45 pontos. Tem três pontos a mais do que o São Paulo, que aparece em décimo, com 42.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Foto de Caio Blois

Caio Blois

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo