Brasil

CBF terá reunião com presidentes de Palmeiras e São Paulo para definir local da Supercopa do Brasil

Jogo único da Supercopa do Brasil entre Palmeiras e São Paulo será em solo brasileiro no dia 3 de fevereiro

De um lado, o Palmeiras atual bicampeão brasileiro. Do outro, o São Paulo campeão da Copa do Brasil pela primeira vez em sua história. Os dois rivais tão tradicionais se enfrentam em um confronto inédito na Supercopa do Brasil, em 3 de fevereiro. Um clássico estadual, com uma raríssima presença das duas torcidas no estádio e valendo taça daqui a menos de dois meses. E que, acredite, ainda não tem local definido para acontecer.

A Trivela apurou que o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, pretende se reunir com Leila Pereira e Julio Casares, presidentes de Palmeiras e São Paulo, respectivamente, nos próximos dias para decidir o palco da Supercopa. A única definição até agora é que a competição será disputada em solo brasileiro.

A CBF divulgou o calendário de competições com a data da Supercopa no final de outubro. A entidade não informou de imediato o local da disputa para defini-lo em conjunto com os dois clubes em disputa.

A 58 dias de uma decisão em jogo único entre dois rivais paulista fora do estado de São Paulo, a entidade tem tempo hábil de sobra para evitar falhas na organização de uma partida cercada por muitos fatores extracampo. Além, claro das logísticas dos dois clubes, a entidade e os órgãos de segurança público precisam definir um esquema para garantir que as duas torcidas voltem a coexistir pacificamente no ambiente de um clássico.

E aí, não estamos falando apenas das arquibancadas. Será preciso definir todo o esquema de acesso e circulação no entorno do estádio, além do deslocamento das torcidas desde o estado de São Paulo até o local da partida. Vale lembrar que os clássicos em solo paulista são disputados com torcida única desde 2016.

Onde foram as outras edições da Supercopa

Criada pela CBF em 1990, a Supercopa do Brasil reúne os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil do ano anterior em um duelo pelo título. O Grêmio é o primeiro vencedor da competição. A entidade decidiu não realizar entre 1992 e 2019.

A CBF retomou a Supercopa em 2020, ano em que o Flamengo superou o Athletico-PR para ficar com o título. Desde então, a competição quase sempre foi disputada no Mané Garrincha, em Brasília. A única exceção foi em 2022, ano em que o Atlético-MG foi campeão em partida realizada na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Confira a lista de campeões da Supercopa:

  • 1990: Grêmio
  • 1991: Corinthians
  • 2020: Flamengo
  • 2021: Flamengo
  • 2022: Atlético-MG
  • 2023: Palmeiras
Mané Garrincha é o palco “tradicional” da Supercopa (Foto: Icon sport)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

São Paulo e Palmeiras acirraram rivalidade recentemente

São Paulo e Palmeiras iniciaram 2023 unidos uma parceria de “trocas” de estádio. O Tricolor utilizou o Allianz Parque quando o Morumbi esteve cedido a shows, e a recíproca foi verdadeira depois: o Alviverde mandou jogo na casa são-paulina quando seu estádio era palco de show. Mas esse cenário mudou recentemente.

O São Paulo “esqueceu” a parceria e decidiu mandar o jogo contra Red Bull Bragantino, com vitória por 1 a 0, na Vila Belmiro, mesmo mediante pagamento ao Santos. O principal motivo foi evitar o gramado sintético do Allianz Parque. O técnico Dorival Júnior chegou a dizer que o estádio não estaria disponível e uma entrevista.

Mas além disso, há também um cenário de provocações crescentes entre são-paulinos e palmeirense. Na Copa do Brasil, o São Paulo eliminou o Palmeiras nas quartas de final e usou as redes sociais para provocar o adversário. Após a goleada por 5 a 0 pelo Brasileirão, o Alviverde respondeu na mesma medida.

Quando será a Supercopa 2024?

Palmeiras e São Paulo decidem quem será o campeão da Supercopa do Brasil de 2024 em jogo único no dia 3 de fevereiro. Ainda não há uma definição da CBF sobre o local da partida. Atual campeão, o Alviverde tenta o seu segundo título para empatar com o Flamengo como maior vencedor. O Tricolor, por sua vez, tenta mais uma conquista inédita.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo