Brasileirão Série A

Provável retorno de Renê no próximo jogo é um dos raros motivos para torcedor do Internacional sorrir

Renê voltou a treinar com bola, e provável retorno contra o RB Bragantino deve acabar com drama que foi a lateral-esquerda do Internacional na sua ausência

Se não poderá contar com os suspensos Aránguiz e Alan Patrick, o Internacional terá um alento para o jogo contra o RB Bragantino, domingo (26), às 18h30min, no Beira-Rio, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O lateral-esquerdo Renê deve voltar a ficar à disposição do técnico Eduardo Coudet.

Recuperando-se de lesão muscular, Renê apresentou evolução nos dois últimos treinamentos do Inter, realizados no Beira-Rio por conta da enchente que alagou o CT Parque Gigante, em Porto Alegre. Na terça-feira (21), o lateral treinou ainda sob supervisão do departamento médico. Na quarta (22), já trabalhou de chuteira e sem restrições.

Renê sentiu desconforto muscular na preparação para o jogo contra o Coritiba, no dia 29 de outubro. Na reapresentação após a partida, o Inter confirmou lesão na coxa esquerda, com período estimado de recuperação entre três e quatro semanas.

Ausência de Renê foi dramática para o Internacional

A ausência virou drama para o Inter já contra o Coritiba. Na derrota colorada, por 4 a 3, no Beira-Rio, o substituto de Renê foi Dalbert, que teve atuação desastrosa. Além de apresentar deficiência na marcação, falhou gravemente na origem do terceiro gol do Coxa, ao tabelar perigosamente com Rochet e cometer pênalti em Robson.

No jogo seguinte, contra o América-MG, Nico Hernández foi o titular, atuando praticamente como terceiro zagueiro. O colombiano deu assistência para o gol de Enner Valencia no empate em 1 a 1 no Beira-Rio. Porém, sentiu dores no joelho direito e sequer foi relacionado para a partida contra o Cruzeiro.

Dalbert teve atuação aceitável na vitória colorada, por 2 a 1, no Mineirão. O problema é que, visado pela torcida, reagiu após ser substituído no empate em 0 a 0 com o Fluminense, no Beira-Rio. O lateral-esquerdo respondeu às vaias com gestos, e bateu boca com torcedores que estavam próximos ao banco de reservas.

Dalbert não deu conta do recado na ausência de Renê. Foto: Maxi Franzoi/IconSport

A goleada por 3 a 0 para o Palmeiras, em Barueri, pode ter sido a última partida de Dalbert como titular do Inter. Devido à grave lesão no joelho que o deixou mais de um ano sem jogar, o lateral assinou contrato de apenas três meses com o clube, o qual se encerra ao final desta temporada.

Apesar de falhas na Libertadores, Renê é ponto de equilíbrio no Inter

Principalmente por essa situação delicada envolvendo o reserva é que o iminente retorno de Renê é saudado. Mas o titular também tem seus méritos. Afinal, é um dos jogadores mais regulares do elenco colorado desde sua chegada, em abril do ano passado.

É verdade que as falhas na semifinal da Libertadores, contra o Fluminense, ainda estão muito vivas na memória e incomodam a torcida do Inter. No jogo de ida, no Maracanã, Renê foi desarmado mais de uma vez por Arias em lances que custaram caro. Na partida de volta, não conseguiu afastar a conclusão de cavadinha de John Kennedy no gol de empate do Tricolor Carioca.

Por mais que tenham sido em momentos decisivos, os erros não podem resumir a passagem de Renê pelo Inter e a importância que ele tem dentro do modelo de jogo de Coudet. Ao se postar como lateral mais defensivo, que realiza saída de três com os zagueiros, ele permite que Wanderson jogue aberto pelo lado esquerdo, e que Bustos se solte na outra banda. Trata-se de um ponto de equilíbrio no time do Inter.

Renê pelo Internacional

  • 83 jogos
  • 1 gol
  • 4 assistências

Internacional no Campeonato Brasileiro 2023

  • 13ª colocação com 43 pontos
  • 34 jogos, 11 vitórias, 10 empates e 13 derrotas
  • 42% de aproveitamento
  • 38 gols feitos e 43 gols sofridos

Próximos jogos do Internacional

  • Internacional x RB Bragantino – Campeonato Brasileiro – domingo, 26 de novembro, às 18h30min (horário de Brasília)
  • Cuiabá x Internacional – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 29 de novembro, às 20h (horário de Brasília)
  • Corinthians x Internacional – Campeonato Brasileiro – a definir

 

 

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Antes de escrever pela Trivela, esteve na Rádio Grenal e na RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo