Enchente recorde do rio Guaíba deixa rastro de caos nos CTs de Internacional e Grêmio
Nível do Guaíba chegou a 3,30m, maior marca desde 1941, e afetou CT Parque Gigante, do Internacional, e CT Luiz Carvalho, do Grêmio

Os centros de treinamento da dupla Gre-Nal foram afetados pelas fortes chuvas que, novamente, assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Na manhã desta terça-feira (21), o nível do Guaíba chegou a 3,45m, maior marca desde 1941, e a água invadiu tanto o CT Parque Gigante, do Internacional, quanto o CT Luiz Carvalho, do Grêmio.
? Atualização do nível do Guaíba:
? Cais Mauá
Atual: 3,45m
Cota de Alerta: 2,5m
Cota de Inundação: 3m— Porto Alegre (@Prefeitura_POA) November 21, 2023
Com CT Parque Gigante alagado, Internacional treina no Beira-Rio
No CT colorado, os gramados foram afetados. Com isso, o treinamento da manhã desta terça-feira (21), fechado à imprensa, foi realizado no Estádio Beira-Rio. O técnico Eduardo Coudet prepara a equipe para receber o RB Bragantino, no domingo (26), às 18h30min, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Essa é a segunda vez em menos de dois meses que esse tipo de estrago acontece no CT Parque Gigante. No dia 27 de setembro, quando o Guaíba atingiu 2,94m, os gramados também ficaram inutilizáveis. Naquela ocasião, o elenco colorado estava no Rio de Janeiro para o jogo de ida da semifinal da Libertadores. Mas o atacante Pedro Henrique, que se recuperava de lesão em Porto Alegre, registrou o ocorrido.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
CT Luiz Carvalho também fica afetado para reapresentação do Grêmio
No caso do Grêmio, a mais recente enchente não afetou os gramados do CT Luiz Carvalho — um dos quais já passa por reformas para 2024. Entretanto, o acesso ao centro de treinamento ficou comprometido. Para a atividade desta terça-feira (21), a imprensa precisará entrar pelo portão dos fundos.

O treinamento desta tarde marca a reapresentação do elenco gremista após quatro dias de folga. O técnico Renato Portaluppi, que estava no caloroso Rio de Janeiro, irá preparar o Tricolor Gaúcho para o confronto de domingo (26), com o Atlético-MG, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Fortes chuvas tem assolado o Rio Grande do Sul em 2023
O Rio Grande do Sul tem sofrido muito com as chuvas em 2023. No início de setembro, a passagem de ciclone extratropical deixou 50 mortos e oito desaparecidos, além de milhares de desabrigados, principalmente no Vale do Taquari. Na ocasião, a Trivela mostrou que clubes gaúchos se solidarizaram às vítimas em campanhas de arrecadação financeira e de mantimentos. Por exemplo, o zagueiro Rodrigo Ely, do Grêmio, tomou iniciativa de juntar verba com companheiros de equipe.
No último sábado (18), o jogo do Juventude contra a Ponte Preta, pela Série B do Campeonato Brasileiro, chegou a ficar ameaçado por conta das fortes chuvas. O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomênico, decretou situação de emergência. Com o bloqueio de estradas, ônibus foram cancelados e torcedores não conseguiram subir a Serra Gaúcha. Porém, com a diminuição da chuva horas antes, a partida transcorreu normalmente no Alfredo Jaconi.
Próximos jogos do Internacional
- Internacional x RB Bragantino – Campeonato Brasileiro – domingo, 26 de novembro, às 18h30min (horário de Brasília)
- Cuiabá x Internacional – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 29 de novembro, às 20h (horário de Brasília)
- Corinthians x Internacional – Campeonato Brasileiro – a definir
Próximos jogos do Grêmio
- Atlético-MG x Grêmio – Campeonato Brasileiro – domingo, 26 de novembro, às 16h (horário de Brasília);
- Grêmio x Goiás – Campeonato Brasileiro – quinta-feira, 30 de novembro, às 19h (horário de Brasília);
- Grêmio x Vasco da Gama – Campeonato Brasileiro – a definir