Brasileirão Série A

Bastidores: Mano Menezes era plano B do Fluminense, mas negociação caminhou rápido

Tricolor tinha Odair Hellmann como preferido, mas técnico que passou pelo clube em 2020 tem acerto com Al-Raed, da Arábia Saudita

O Fluminense decidiu mudar os rumos do futebol e acertou a contratação de Mano Menezes. O novo técnico do Tricolor terá a difícil missão de tirar o time da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A equipe está na lanterna da competição, com seis pontos em 13 jogos.

O gaúcho de 62 anos era o plano B do Fluminense. O preferido da diretoria era Odair Hellmann, mas o técnico, entretanto, já está fechado com o Al-Raed, da Arábia Saudita.

Mano Menezes volta ao Rio de Janeiro após 11 anos. O técnico trabalhou no rival Flamengo, em 2013, onde seria o comandante da reconstrução do clube na gestão Eduardo Bandeira de Mello. Ele estava no mercado desde fevereiro, quando foi demitido no Corinthians.

Negociação com Mano Menezes foi fechada rapidamente

Mano Menezes recebeu o contato do clube no domingo à noite, após a derrota da equipe para o Grêmio em Caxias do Sul. Ele era o plano B do Fluminense. Isso porque a diretoria, após decidir contratar um novo treinador, queria o retorno de Odair Hellmann.

Pelo telefone, o técnico demonstrou interesse em assumir o cargo imediatamente. Esta era uma preocupação da diretoria tricolor por conta da sequência de jogos.

Quando optou por efetivar Marcão, o presidente Mário Bittencourt tinha a ideia de mantê-lo até o fim da competição. Mas a situação no Brasileirão piorou, e com um desempenho igualmente preocupante, o mandatário foi ao mercado, com a anuência do auxiliar permanente.

Mano chega ao Rio de Janeiro até terça-feira para assinar contrato e já começar a treinar a equipe. Ele virá acompanhado do auxiliar Sidnei Lobo, que chegou a atuar no Fluminense como jogador, em 1998.

Técnico pretende fazer mudanças no elenco do Fluminense

Na conversa que selou sua contratação, Mano Menezes fez um adendo que foi aceito. O técnico quer fazer mudanças no elenco. Ele não indicou, entretanto, quais são, mas terá carta branca da diretoria.

A Trivela apurou que a ideia é trazer reforços e fazer uma espécie de reformulação com os jogadores que estão atualmente no clube. Mano já trabalhou com jogadores como Thiago Silva, Renato Augusto e Douglas Costa, entre outros.

Odair Hellmann era o preferido do Fluminense

Odair Hellmann era o preferido para assumir o Fluminense em 2024. Técnico da equipe em 2020, ele também foi jogador do clube nos anos 1990 e guarda identificação com o Tricolor.

Havia esperança no clube após a renovação de Odair da equipe com o Al-Ryiadh, da Arábia Saudita, não se concretizar. O ex-técnico do Flu, entretanto, irá para o Al-Raed, do mesmo país, mas um clube com maior capacidade de investimento.

Odair Hellmann foi procurado para ser o novo treinador do Fluminense, mas está fechado com o Al-Raed - Foto: Icon sport
Odair Hellmann foi procurado para ser o novo treinador do Fluminense, mas está fechado com o Al-Raed – Foto: Icon sport

O interesse do Fluminense balançou Odair por todo o histórico. Amigo de Mário Bittencourt, Paulo Angioni e Fred, com quem trabalhou em sua passagem de 2020, ele ouviu a proposta com carinho. O tempo, entretanto, foi algoz do Flu.

Quando negou a renovação com o Al-Ryiadh na última reunião para sacramentar o acordo, o técnico já tinha a proposta do Al-Raed, que é um time mais rico do país. Odair balançou com a procura do Fluminense. Seu objetivo, entretanto, é ficar bastante tempo no Oriente Médio.

Como está o Fluminense em 2024

Próximos jogos do Fluminense

Veja os próximos confrontos do Fluminense na continuação da temporada:

  • Fluminense x Internacional — Campeonato Brasileiro — quinta-feira, 4 de julho — 20h (de Brasília);
  • Fortaleza x Fluminense — Campeonato Brasileiro — domingo, 7 de julho — 16h (de Brasília).
Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo