Lucas vive seca de mais de três meses e se aproxima dos mil minutos sem marcar pelo São Paulo
Lucas não marca pelo São Paulo há exatos 950 minutos ou 13 jogos, desde 24 de agosto, contra a LDU
Livre de qualquer risco de rebaixamento após a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia na Arena Fonte Nova, na última quarta-feira (29), o São Paulo enfim se vê livre de obrigações no Brasileirão. A partir de agora, o Tricolor pode enfim dirigir foco total ao planejamento de 2024, prioridade máxima à renovação de contrato com Lucas. Clube e atleta ainda não chegaram a um acordo sobre a permanência. Mas enquanto discute seu futuro com a diretoria, o atacante ainda tem uma incômoda pendência a resolver antes do fim do Campeonato Brasileiro.
Protagonista no título da Copa do Brasil – especialmente, na semifinal contra o Corinthians –, Lucas vive um longo jejum de gols pelo São Paulo. O camisa 7 pode alcançar a marca de mil minutos sem marcar, caso não balance as redes na partida contra o Atlético-MG, no próximo sábado (2), às 21h (horário de Brasília), no Mineirão, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.
Contra o Bahia, o atacante completou exatos 950 minutos sem gols. São, ao todo, 13 jogos e mais de três meses longe das redes – vale lembrar que ele ficou um mês fora, em recuperação de uma lesão muscular e só voltou a jogar no empate em 0 a 0 com o Cuiabá, no último domingo (26). Lucas não marca desde a derrota por 2 a 1 para a LDU, em Quito, no dia 24 de agosto, pela Copa Sul-Americana.
O jejum de Lucas pelo São Paulo
- 13 jogos;
- 950 minutos;
- Último gol marcado em 24 de agosto, contra a LDU.
A falta de gols, porém, não preocupa o técnico Dorival Júnior. Em entrevista após o empate com o Cuiabá, o treinador afirmou que Lucas vinha de boas atuações até sofrer a lesão na goleada por 5 a 0 para o Palmeiras, no Allianz Parque. Após um mês parado, o treinador estima que o atacante esteja em condições ideais na próxima quarta-feira (6), quando o São Paulo faz a sua última partida no ano, contra o Flamengo no Morumbi.
– Lucas vinha muito bem até o momento em que teve uma lesão. Ele ficou um mês afastado. Hoje, o momento do atleta foi complicado, mas era necessária essa transição para que daqui a pouco esteja nas melhores condições – disse Dorival.
O camisa 7 tem agora duas chances de encerrar o jejum antes do fim do ano. Contra o Atlético-MG, no sábado (2), ele precisa marcar até os cinco minutos do segundo tempo para evitar a marca de mil minutos sem gols. Depois, a chance final é no duelo com o Flamengo, na última rodada do Campeonato Brasileiro.
Como estão as negociações para a renovação?
A tendência é de que as negociações entre Lucas e São Paulo se intensifiquem a partir de agora, com o clube já livre de obrigações no Brasileirão. Nos últimos dias, diretoria e jogador avançaram nas conversas sobre a renovação do contrato que encerra em 31 de dezembro. O otimismo ainda impera, mas o Tricolor espera a resposta do camisa 7 sobre o futuro.
Quase dois meses atrás, na esteira do título inédito da Copa do Brasil, Lucas afirmou que tinha “muita chance” de permanecer no clube para a próxima temporada. Desde então, essa “muita chance” ainda não virou realidade. Em entrevista após o empate em 0 a 0 com o Cuiabá, no último domingo (26), no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, o atacante afirmou apenas que daria uma resposta “no momento certo”.
– Estamos negociando, conversando e teremos uma resposta no momento certo – se limitou a dizer o atacante, em entrevista na saída de campo.
Lucas Moura diz que tem “muita chance” de ficar no São Paulo pra 2024
Conversas só ocorrerão mais para frente. Libertadores, ambiente do clube e projeto para a próxima temporada pesam na decisão pic.twitter.com/0gekdnPPw9
— Eduardo Deconto (@eduardodeconto) October 4, 2023
A demora em chegar a um acordo não diminui a confiança do São Paulo nos bastidores sobre a permanência. A Trivela ouviu que a renovação dele passou de “impossível” logo após o anúncio da contratação, para “muito provável”. Em entrevista durante o sorteio dos grupos do Paulistão, na semana passada, o presidente Julio Casares expressou otimismo sobre as negociações.
– Ele está feliz, a família está feliz, a gente está feliz e vamos tentar construir um caminho. Já estamos conversando para que, com calma, ele decida continuar, porque é um casamento perfeito entre São Paulo e Lucas. E mais do que isso, para o futebol brasileiro foi uma boa notícia a vinda dele – disse o mandatário.
Lucas está engajado no projeto 2024
Lucas falou mais de uma vez que a sua permanência depende muito do projeto do clube para 2024. E o próprio atacante está engajado em tirá-lo do papel. O jogador participa das discussões sobre os planos do clube para a próxima temporada. Inclusive, indicou à diretoria a contratação de Luiz Gustavo.
Foi muito mais uma sugestão, claro. Mas acabou ganhando aval do clube. O Tricolor está perto de fechar a contratação de Luiz Gustavo, livre no mercado após o fim de seu contrato com o Al-Nassr, da Arábia Saudita. Aos 36 anos e com uma Copa do Mundo no currículo, o volante é visto como um jogador experiente para os enfrentamentos na disputa continental.
Ou seja, trata-se de uma movimentação pensada para agregar qualidade e experiência ao elenco em um ano em que o clube voltará a disputar a Libertadores. Justamente uma das “exigências de Lucas para 2024”: que o clube tenha um elenco robusto para brigar por títulos em mais de uma frente ao longo da próxima temporada.
Os planos do São Paulo para garantir a permanência
O clube já tem um projeto desenhado para Lucas permanecer em 2024 – e por ainda mais tempo. A ideia da diretoria é oferecer um contrato por mais três temporadas ao camisa 7, com um salário considerado compatível a qualquer oferta que o jogador receber do futebol do exterior.
O retorno à Libertadores também pesa muito para a permanência de Lucas em 2024. Desde que voltou, Lucas fez juras de amor ao São Paulo reiteradas a cada entrevista. Não foi diferente nesta terça-feira. O Tricolor é o clube do coração do atacante, que foi campeão da Sul-Americana em 2011, campeão da Copa do Brasil em 2023…
Mas o sonho de disputar a Libertadores com a camisa são-paulina ainda existe. O São Paulo já está garantido na fase de grupos da competição continental. Mas claro. Além disso, também será preciso montar um elenco competitivo para brigar pelo título.
Os últimos dois jogos do São Paulo
- Atlético-MG x São Paulo – 37ª rodada – sábado (2), às 21h (horário de Brasília);
- São Paulo x Flamengo – 38ª rodada – quarta-feira (6), às 21h30 (horário de Brasília).