Brasileirão Série A

Lucas e James voltaram, mas o São Paulo fez um jogo de dar sono no empate em 0 a 0 com o Cuiabá

São Paulo e Cuiabá empatam sem gols no Morumbi, em partida válida pela 35ª rodada do Brasileirão

O São Paulo contou com os retornos de Lucas Moura e James Rodríguez no time titular. Mas nem mesmo dois reforços tão badalados conseguiram cortar a morosidade da noite deste domingo (26), no Morumbi. Pois o São Paulo fez um jogo de dar sono contra um Cuiabá que também não fez lá muita coisa. O resultado foi um empate em 0 a 0 válido pela 36ª rodada que não é bom para nenhuma das duas equipes que permanecem no meio da tabela.

Primeiro tempo deu sono

Se a escalação era um ensaio para 2024, com Lucas Moura e James Rodríguez juntos no time titular, os são-paulinos podem esperar uma temporada de poucas emoções no ano que vem. Ao menos pelo que foram os sonolentos 45 minutos iniciais no Morumbi. Além da dupla, Dorival Júnior armou a sua equipe com Luciano no ataque. Um setor ofensivo de muita mobilidade, mas de pouquíssima profundidade. O camisa 10 e o colombiano muitas vezes pareciam tentar fazer a mesma função de organizar e armar as jogadas de ataque – e ficou faltando alguém para finalizar. Prova disso é que o Tricolor teve soberanos 64% de posse de bola, abusou dos passes curtos e das aproximações, mas criou pouco ou quase nada. E assim o primeiro tempo passou praticamente sem lances de perigo.

A exceção ocorreu aos 12 minutos. Foi quando Nathan escapou pela direita e cruzou na cabeça de Lucas. O camisa 7 se abaixou para tentar a finalização, mas Walter fez boa defesa. De resto, o São Paulo muito rondou a área, mas sem conseguir entrar para ameaçar um Cuiabá que seguiu à risca a estratégia para a partida. O segundo melhor visitante do Brasileirão atuou com linhas recuadas, congestionou o seu campo de defesa e tentou escapar em velocidade nos contra-ataques. Em um deles, Clayson recebeu cruzamento dentro da área com liberdade para finalizar… Mas furou em bola.

Segundo tempo foi igual ao primeiro

O primeiro tempo deu sono, e o segundo tempo foi igual ao primeiro. Brincadeiras (e verdades) à parte, o Cuiabá voltou do intervalo com uma postura mais agressiva. A equipe chegou a ter ainda menos posse de bola, mas rondou bem mais a área do São Paulo. O problema – dos dois lados, diga-se – sempre foi conseguir dar um passo a mais para entrar na área e criar lances de perigo. Rafael foi um mero espectador da partida e chegou ao seu 30º clean sheet em 63 jogos pelo Tricolor em 2023. Um raro ponto positivo para os são-paulinos diante de um ataque inoperante.

Foi basicamente um jogo para cumprir tabela. E o São Paulo só conseguiu ameaçar, de fato, depois das mudanças feitas por Dorival Júnior. Erison, David, Wellington Rato e Talles Costa entraram e deixaram a equipe mais agressiva. Tanto que o Tricolor teve, enfim, uma chance de vencer a partida aos 41 do segundo tempo. David recebeu dentro da área e chutou. Walter fez a defesa e conseguiu tirar a bola dos pés de Erison, que empurraria a bola para o gol – que não valeria, por impedimento.

São Paulo tropeça em casa e terá de encerrar tabu fora

O São Paulo chega a 47 pontos e caiu uma posição na tabela do Brasileirão. Agora é 11º colocado. A equipe volta a campo na próxima quarta-feira (29), às 20h (horário de Brasília), quando enfrenta o Bahia na Arena Fonte Nova, pela 36ª rodada. O Tricolor reencontrará Rogério Ceni, seu maior ídolo, no comando do rival, e terá uma missão ingrata: tentar a sua primeira vitória como visitante no Campeonato Brasileiro em 2023.

Cuiabá faz história com empate

O Cuiabá faz história com o empate no Morumbi. O clube chega a 48 pontos e alcança a sua maior pontuação na história do Campeonato Brasileiro. O Dourado disputa a Série A pela terceira temporada seguida. Na estreia, em 2021, fez 47 pontos, e em 2022, evitou o rebaixamento com 41. Agora, a equipe volta a campo também na próxima quarta-feira (29), às 20h, para enfrentar o Inter na Arena Pantanal, pela 36ª rodada do Brasileirão.

Os últimos três jogos do São Paulo

  • Bahia x São Paulo – 36ª rodada –quarta-feira (29) , às 19h (horário de Brasília);
  • Atlético-MG x São Paulo – 37ª rodada – sábado (2), às 21h (horário de Brasília);
  • São Paulo x Flamengo – 38ª rodada – quarta-feira (6), às 21h30 (horário de Brasília).

Os últimos três jogos do Cuiabá

  • Cuiabá x Inter – 36ª rodada – quarta-feira (29), às 20h (horário de Brasília)
  • Flamengo x Cuiabá – 37ª rodada – domingo (3), às 16h (horário de Brasília)
  • Cuiabá x Athletico-PR – 38ª rodada – quarta-feira (6), às 21h30
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo