Brasileirão Série A

São Paulo caminha a passos largos rumo a feito inédito no Brasileirão. E isso não é motivo de orgulho

Faltando apenas duas oportunidades, São Paulo pode ser primeiro time não rebaixado a encerrar campeonato sem vencer fora de casa

O São Paulo repetiu nesta quarta-feira (22) uma história que este repórter já está cansado de escrever (e reescrever) sempre que o time joga fora de casa pelo Brasileirão. Pois mais uma vez o Tricolor jogou como visitante e mais uma vez retorna à capital paulista sem conseguir uma vitória longe do Morumbi. Dessa vez, foi no Maracanã, em uma noite que era para ser de festa e troca de faixas de campeão e acabou com derrota por 1 a 0 para o Fluminense, em partida atrasada da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A equipe de Dorival Júnior caminha a passos largos para conseguir uma proeza na competição. Um feito inédito que não é motivo algum de orgulho. O São Paulo está muito (mas muito) perto de ser o primeiro time a encerrar o Brasileirão sem vitórias como visitante e, mesmo assim, não ser rebaixado.

Outras equipes antes do Tricolor já encerraram o Brasileirão sem vencer fora de casa. Todas elas foram rebaixadas. São os caos de América-MG (2016), Criciúma (2014), Sport (2009) e Ipatinga (2008). Quatro clubes que caíram como lanternas nestas edições da competição.

O América-MG, aliás, está perto de repetir a dose. Lanterna e já rebaixado, o Coelho é o outro time além do São Paulo que ainda não conseguiu uma vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro em 2023. Ambos têm campanhas bem parecidas. O Tricolor soma oito empates e nove derrotas em 17 jogos, com 15% de aproveitamento. Os mineiros têm sete empates e dez derrotas nos mesmos 17 jogos, com 13% de aproveitamento.

O Coritiba em 2022, aliás, fez uma campanha até pior do que a do São Paulo e a do América-MG como visitante. O Coxa somou apenas cinco pontos, com míseros 8% de aproveitamento, mas venceu fora de casa, justo na última partida longe do Couto Pereira: 1 a 0 sobre o Juventude na penúltima rodada. E evitou o rebaixamento.

Equipes que encerraram o Brasileirão sem vencer fora de casa:

  • Ipatinga (2008) – rebaixado
  • Sport (2009) – rebaixado
  • Criciúma (2014) – rebaixado
  • América-MG (2016) – rebaixado

São Paulo tem duas chances de evitar “feito” inédito

O São Paulo ainda tem duas oportunidades de evitar um feito inédito que incomoda o técnico Dorival Júnior. A equipe enfrentará Bahia e Atlético-MG fora de casa na 36ª e na 37ª rodadas. Dois confrontos complicados: o Tricolor baiano briga contra o rebaixamento, e o Galo tenta uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2024.

Agora, uma marca negativa já é inevitável para este São Paulo campeão da Copa do Brasil. O Tricolor encerrará 2023 com sua pior campanha como visitante na história do Brasileirão de pontos corridos. E, mesmo que vença os dois jogos restantes longe do Morumbi. Caso isso aconteça, a equipe chegará a 14 pontos e um total de 24,5% de aproveitamento fora de casa. A pior marca até então é de 2017, com 26,23% de aproveitamento.

– Coincidência. Esse campeonato foi assim. Mesmo tendo boas atuações fora de casa, não conseguimos alguns resultados. Precisamos ter uma atenção maior e uma preparação ainda melhor para que não se repita. Isso incomoda pela capacidade do time do São Paulo – disse Dorival na entrevista coletiva após a partida contra o Flu.

As piores campanhas do São Paulo como visitante*

  1. 2023: 15,6%
  2. 2017: 26,23%
  3. 2021: 31,58%
  4. 2005 e 2012: 33,33%
  5. 2015 e 2016: 35,09%
    *No Brasileirão por pontos corridos

Última vitória fora no Brasileirão faz um ano

Não bastassem todos esses números, a última vitória do São Paulo como visitante no Brasileirão acaba de fazer aniversário de um ano. Foi na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2022. O São Paulo goleou o Goiás por 4 a 0 em 13 de novembro do ano passado. E não voltou a vencer como visitante desde então.

Mas vale dizer que o Tricolor tem uma vitória como visitante bem recente da qual se orgulhar. Em 17 de setembro, o São Paulo venceu o Flamengo no Maracanã por 1 a 0 no duelo de ida da final da Copa do Brasil. Foi a última vitória fora de casa da equipe – a vitória que encaminhou o título inédito.

– Não foi só a partida de hoje (domingo). O São Paulo tem feito partidas muito boas fora de casa. Foram assim até em algumas partidas que perdemos, inclusive, em que deixamos pontos ao longo da temporada. É estranho, porque o comportamento não muda. Talvez seja uma das equipes com mais posse de bola, que mais busca fundo de campo, mais ataca a linha adversária. Passamos muitos jogos sem sofrer gols. Depois daquele momento da Copa do Brasil, é a segunda equipe que mais pontos fez na competição. Estamos tentando de todas as formas – diz o técnico Dorival Júnior.

Galoppo marcou na última vitória do São Paulo fora pelo Brasileirão, em 2022 (Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Morumbi salva o São Paulo

O que salva o São Paulo no Campeonato Brasileiro é a campanha no Morumbi. O Tricolor é o segundo melhor mandante da competição, atrás apenas do Fluminense. São 38 pontos somados em 17 jogos, com 12 vitórias, dois empates e três derrotas. O aproveitamento é de 74,51%. Vale lembrar que uma dessas partidas foi disputada na Vila Belmiro. E a equipe venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0.

O São Paulo volta agora a jogar no Morumbi. O Tricolor recebe o Cuiabá no próximo domingo (26), às 18h30 (horário de Brasília), em partida válida pela 35ª rodada do Brasileirão. A equipe ocupa a décima colocação na tabela, com 36 pontos.

Os últimos jogos do São Paulo no Brasileirão

  • São Paulo x Cuiabá – 35ª rodada – domingo (26), às 18h30 (horário de Brasília);
  • Bahia x São Paulo – 36ª rodada –quarta-feira (29) , às 19h (horário de Brasília); T
  • Atlético-MG x São Paulo – 37ª rodada – data e horário a definir
  • São Paulo x Flamengo – 38ª rodada – data e horário a definir
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo