Brasileirão Série A

São Paulo faz RB Bragantino patinar na briga pelo título com vitória na Vila Belmiro

Erison desencanta com gol de pênalti já nos acréscimos, e São Paulo vence o Bragantino na Vila Belmiro

O São Paulo apenas conta os dias para o fim do ano, sem lá muitas pretensões no Brasileirão… E mesmo assim interferiu diretamente na disputa do título. Nesta quarta-feira (8), o Tricolor venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0 e freou a corrida do Massa Bruta na briga com Botafogo, Palmeiras e Grêmio para ser campeão brasileiro. Mas antes disso, foi preciso esperar alguns longos minutos da revisão do VAR até a arbitragem assinalar o pênalti convertido por Erisson para marcar o único gol do jogo.

O gol que deu ao Tricolor a sua primeira vitória longe do Morumbi no Campeonato Brasileiro. Mas ainda não como visitante. O São Paulo foi o mandante da partida na Vila Belmiro, porque o seu estádio está cedido para shows das bandas Red Hot Chili Peppers e RBD.

Erison desencanta após muito esperar o VAR

Não era o Morumbi, mas o vermelho, o branco e preto que coloriram as arquibancadas fizeram o São Paulo se sentir em casa na Vila Belmiro. Mesmo sem muitos titulares à disposição, a equipe conseguiu se impor a um adversário que está forte na briga pelo título do Brasileirão. O Red Bull Bragantino, aliás, deu amostras de desorganização e esteve exposto como poucas vezes aconteceu ao longo de uma campanha de muita regularidade no Campeonato Brasileiro – tanto que é o time que menos perdeu na competição. A julgar pelo primeiro tempo, aliás, parecia mais até que era o Tricolor na disputa para ser campeão, e não o contrário.

O São Paulo teve mais posse de bola (66%) e quatro vezes mais finalizações (8 a 2) que um Bragantino que parecia por vezes desligado em campo ao longo dos 45 minutos iniciais da partida. O Tricolor muito bem poderia ter ido para o vestiário em vantagem, mas o problema é a recorrente falta de efetividade de seu ataque após a lesão de Calleri. Juan até foi voluntarioso e combativo, mas na chance que teve, após passe primoroso de Luciano, parecia sem confiança para concluir a jogada… Acabou se perdendo nas próprias pernas. A grande chance do jogo, porém, veio com Michel Araújo, depois de um lambança entre Juninho Capixaba e Cleiton. O lateral e o goleiro se atrapalharam e não conseguiram afastar o perigo após cobrança de escanteio. A bola sobrou para o uruguaio, que, na pequena área, chutou para fora.

No segundo tempo, sim, o Bragantino parecia um time com a fome natural de quem briga por título. Ao menos, nos minutos iniciais. Logo no primeiro minuto, Aderlan aproveitou rebote após cobrança de escanteio e chutou com muito perigo. Aos 4, Helinho obrigou Rafael a fazer uma defesa segura após finalização. Cinco minutos mais tarde, Sasha tentou voleio que parou na marcação, e depois a defesa são-paulina teve de suportar a pressão para aliviar o perigo para escanteio.

O abafa do Massa Bruta, porém, não durou muito. Aos 27, Luan Cândido até assustou em chute de fora da área defendido por Rafael. Mas depois disso, o São Paulo conseguiu não só equilibrar a partida, mas inclusive ser mais incisivo que o Bragantino, aproveitando os espaços deixados pelo rival para sair no contra-ataque. Tanto que o Tricolor chegou à vitória. Após longos minutos de espera, com direito a consulta à cabine do VAR, a arbitragem confirmou pênalti de Thalisson em Caio Paulista. Erison converteu a cobrança já nos acréscimos para garantir os três pontos ao São Paulo.

São Paulo mal saiu e já terá de voltar à Vila

Com a vitória, o São Paulo chega a 45 pontos e sobe para a nona colocação na tabela do Brasileirão. Na próxima partida, a equipe volta à Vila Belmiro, desta vez na condição de visitante. No domingo (12), às 18h30 (horário de Brasília), o Tricolor enfrenta o Santos fora de casa, em clássico válido pela 34ª rodada do Brasileirão. Será a última partida antes da pausa no calendário para a Data Fifa.

Bragantino patina na briga pelo título

O Red Bull Bragantino fica com 58 pontos e patina na briga pelo título. A equipe perde a chance de ultrapassar o Botafogo, que ainda joga nesta rodada, contra o Grêmio, na quinta-feira (9), e pode abrir quatro pontos de vantagem. Tudo isso, às vésperas do confronto direto entre o Massa Bruta e o líder do Brasileirão no próximo domingo (12), às 16h (horário de Brasília), no Nabi Abi Chedid, pela 34ª rodada.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo