É preciso levar a sério o Red Bull Bragantino na briga pelo título do Brasileirão
Com 55 pontos, o Red Bull Bragantino, é o terceiro colocado na tabela, e, assim como o Botafogo, tem um jogo a menos
De maneira bem discreta, o Red Bull Bragantino vai garantindo a sua vaga na fase de grupos da próxima Copa Libertadores. Nesta quinta-feira (2), a equipe de Bragança Paulista foi a Goiânia e venceu o Goiás, por 2 a 0. Com o resultado, os comandados de Pedro Caixinha chegaram aos 55 pontos, mas, na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, tem uma partida a menos, assim como o Botafogo, que lidera a competição com 59 pontos.
Porém, enxergar o Red Bull Bragantino apenas como um candidato à vaga direta para a Libertadores pode ser pouco. O time do interior paulista tem uma ideia de jogo muito bem definida pelo treinador português e é sim um postulante à conquista do Brasileirão junto com Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG e Flamengo.
Afinal, além da campanha linear, nas últimas 10 rodadas, o Red Bull Bragantino conquistou sete vitórias, dois empates e uma derrota, sofrida para o Atlético-MG, em Bragança Paulista, por 2 a 1.
Mais do que isso: o Massa Bruta, com cinco derrotas, é o time que menos perdeu no Brasileirão.
Segundo time que mais finaliza no Brasileirão
Com o elenco mais jovem do campeonato, com média de idade de 24 anos, o time do estádio Nabi Abi Chedi é o segundo que mais finaliza da competição. No decorrer das 30 partidas disputadas, o Red Bull Bragantino, de acordo com o WyScout – plataforma de estatísticas – chutou 442 vezes contra as metas adversárias. Isso significa uma média de 14,7 finalizações por partida.
Uma grande partida do Braga e de Helinho! 🔥#RedBullBragantino #VamosBraga pic.twitter.com/qt7gCaP0am
— Red Bull Bragantino (@RedBullBraga) November 3, 2023
Somente o Palmeiras, dono do melhor ataque do Brasileirão junto com o Grêmio, ambos com 52 gols marcados, finalizou mais vezes. O time de Abel Ferreira tem 454 chutes em 31 jogos.
Liderado por Eduardo Sasha, autor de 10 gols, o Red Bull Bragantino tem o sexto ataque mais goleador do campeonato com 43 gols feitos. Além de Palmeiras e Grêmio, Botafogo, com 48, Athletico-PR, com 45, e Flamengo, com 44, marcaram mais vezes do que o Massa Bruta.
Uma das melhores defesas da competição
O ótimo campeonato do Red Bull Bragantino não se resume ao ímpeto dos seus jovens jogadores. Muito pelo contrário. Em sua primeira experiência no futebol brasileiro, Pedro Caixinha soube deixar o seu time muito bem equilibrado.
Prova disso é que a equipe de Bragança detém a quarta melhor defesa com 26 gols sofridos. São apenas quatro gols a mais do que o Botafogo, que, vazado 22 vezes, tem a melhor defesa da competição, seguido de perto pelo Atlético-MG, com 24 gols sofridos, e o Cruzeiro, com 25.
Entre as equipes com mais posse de bola
Muito organizado, o Red Bull Bragantino também aparece nas primeiras posições do ranking de posse de bola do campeonato. A equipe de Caixinha tem média de 56% de controle do jogo e só fica atrás de São Paulo, com média de 60%, Fluminense, com 59%, e Flamengo, com 58%.
Confronto direto contra o Botafogo
Com quatro pontos a menos do que o líder Botafogo, o Red Bull Bragantino pode diminuir ainda mais essa diferença no confronto do próximo dia 12, quando recebe a equipe carioca no Nabi Abi Chedi, às 16 horas (horário de Brasília).
Detalhe: até o momento a equipe tem apenas duas derrotas como mandante. Além da recente tropeço diante do Galo, o Cruzeiro venceu em Bragança Paulista, por 3 a 0, na terceira rodada.
Os últimos oito jogos do Red Bull Bragantino
- 5/11 – Red Bull Bragantino x Corinthians – às 16 horas (horário de Brasília – Nabi Abi Chedi
- 8/11 – São Paulo x Red Bull Bragantino – às 20 horas (horário de Brasília) – Vila Belmiro
- 12/11 – Red Bull Bragantino x Botafogo – às 16 horas (horário de Brasília) – Nabi Abi Chedi
- 23/11 – Flamengo x Red Bull Bragantino – às 21h30 (horário de Brasília) – Maracanã
- 25/11 – Internacional x Red Bull Bragantino – horário a definir – Beira-Rio
- 29/11 – Red Bull Bragantino x Fortaleza – horário a definir – Nabi Abi Chedi
- 2/12 – Red Bull Bragantino x Coritiba – horário a definir – Nabi Abi Chedi
- 6/12 – Vasco x Red Bull Bragantino – horário a definir – São Januário
Quase um turno no G6 do Brasileirão
Sem alarde, Pedro Caixinha viu o seu time ser vice-líder do campeonato por cinco rodadas consecutivas. Mas, se olharmos a campanha de maneira mais ampla, são 16 rodadas dentro da competição na zona de classificação para a próxima edição da Libertadores. Ou seja, as oscilações do Red Bull Bragantino foram muito pequenas em um campeonato tão complexo quanto a atual edição do Brasileirão.