São Paulo está quase de férias no Brasileirão, mas pode decidir o título
São Paulo enfrenta o Red Bull Bragantino nesta quarta-feira (8), na Vila Belmiro, e pode interferir na briga pelo título
Campeão inédito da Copa do Brasil, vaga já garantida na Libertadores de 2024, risco praticamente nulo de rebaixamento… O São Paulo só não está de férias em 2023 porque ainda tem mais sete rodadas a disputar no Brasileirão. E mesmo em uma reta final de ano tão desinteressada, com um olhar já na próxima temporada, o Tricolor ainda tem a chance de “decidir” o título do Campeonato Brasileiro.
Ou ao menos, de participar diretamente na briga pela taça. Isso, porque o São Paulo tem três jogos contra rivais que podem ser considerados postulantes ao título até o final da competição. O primeiro – e principal – deles será já nesta quarta-feira (8), às 20h (horário de Brasília), contra o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro, pela 33ª rodada.
As duas últimas rodadas ainda reservam confrontos com adversários que estão perto do líder Botafogo, a apenas seis pontos de distância. O São Paulo enfrenta o Atlético-MG fora de casa na penúltima rodada, e depois recebe o Flamengo no Morumbi na última. Ou seja: seus resultados terão impacto direto na briga pelo título ou por vagas no G4 da competição.
Tabela do São Paulo no Brasileirão:
- 33ª rodada – São Paulo x Bragantino – quarta-feira (8), às 20h (horário de Brasília)
- 34ª rodada – Santos x São Paulo – sábado (12), às 18h30
- 32ª rodada – Fluminense x São Paulo – quarta-feira (22), às 21h30
- 35ª rodada – São Paulo x Cuiabá – data e horário a definir
- 36ª rodada – Bahia x São Paulo – data e horário a definir
- 37ª rodada – Atlético-MG x São Paulo – data e horário a definir
- 38ª rodada – São Paulo x Flaengo – data e horário a definir
Prontos para o duelo na Baixada Santista!#VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/4KGzKNPyBX
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) November 7, 2023
Bragantino depende só de si para ser campeão
De todos esses adversários, o Bragantino é quem tem mais força na briga pelo título. Ao menos, neste momento. O Massa Bruta é o único dos três times no caminho do São Paulo que depende apenas de si para ser campeão brasileiro.
Hoje, a equipe ocupa a terceira colocação, com 58 pontos. Está a apenas um ponto do líder Botafogo e do vice-líder Palmeiras, ambos com 59. Mas com um detalhe: assim como o rival carioca, o Bragantino tem um jogo a menos que a maioria das equipes. Tanto, que seu aproveitamento é superior ao do Alviverde.
Além disso, o Massa Bruta ainda tem pela frente um confronto direto com o Botafogo como trunfo para assumir a liderança do Brasileirão. Será já no próximo domingo (12), às 16h (horário de Brasília), no Nabi Abi Chedid.
Mas os motivos para o Bragantino acreditar no título do Brasileirão vão além da tabela. A equipe é a líder em aproveitamento do returno, com 72,2% após 12 jogos e também desponta como o time que menos perdeu no campeonato, com apenas cinco derrotas.
São Paulo vai mal contra o G4
O São Paulo quer atrapalhar a arrancada do Red Bull Bragantino rumo ao título para entrar de vez de férias no Brasileirão. Com uma vitória, o Tricolor chega aos 45 pontos, número mágico traçado por Dorival Júnior como objetivo da equipe para respirar sem risco de rebaixamento na competição.
– O São Paulo não tem que olhar por esse prisma. Tem que olhar para ter a melhor posição possível em um campeonato que tivemos por necessidade em muitos momentos, de darmos uma atenção especial a essas duas competições e comprometemos nossa participação no Brasileirão. Vamos fazer nesses jogos finais, o nosso máximo. Temos por obrigação levarmos o São Paulo a uma posição muito melhor. Em momento nenhum falamos em briga por rebaixamento. Respeito pela nossa posição. Acima de tudo, é lutarmos para que possamos estar em uma posição muito melhor – disse Dorival, após a vitória sobre o Cruzeiro, na última quinta-feira (2).
São Paulo contra o G4:
- 7 jogos
- 1 vitória
- 2 empates
- 4 derrotas
- 23,8% de aproveitamento
Mas para ocupar esta tão sonhada posição “muito melhor”, o São Paulo terá de jogar contra o seu histórico diante de rivais do G4 do Brasileirão. O Tricolor tem apenas 23,8% de aproveitamento nas sete partida em que enfrentou os atuais quatro primeiros colocados do Brasileirão. A única vitória foi sobre o Grêmio, por 3 a 0 no Morumbi.
Os próximos jogos do São Paulo
- São Paulo x Bragantino – 33ª rodada do Brasileirão – quarta-feira (8), às 20h (horário de Brasília)
- Santos x São Paulo – 34ª rodada do Brasileirão – sábado (12), às 18h30 (horário de Brasília)
- Fluminense x São Paulo – 32ª rodada do Brasileirão – quarta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília)*
*Jogo atrasado devido à final da Libertadores