Brasileirão Série A

São Paulo pode ter Lucas e James juntos depois de um mês em ensaio para 2024 contra o Cuiabá

Dorival Júnior deve contar com retornos de Lucas e James no São Paulo para a partida contra o Cuiabá

Os são-paulinos matarão uma saudade de exatos 24 dias do Morumbi neste domingo (26), às 18h30 (horário de Brasília), quando o São Paulo enfrenta o Cuiabá pela 35ª rodada do Brasileirão. O penúltimo jogo como mandante em 2023 é também uma chance de ver Lucas Moura e James Rodríguez lado a lado pela primeira vez em um mês.

Os dois reforços que chegaram para mudar o patamar da equipe no meio da temporada são dois dos sete jogadores que voltam a ficar à disposição na partida. James retorna após mais duas boas atuações pela seleção colombiana durante a Data Fifa. Lucas, por sua vez, está recuperado de uma lesão muscular e era preparado para voltar contra o Fluminense, como o próprio Dorival já havia dito ainda antes da pausa para a Data Fifa. Mas o treinador preferiu “segurá-lo” devido ao longo tempo de parada.

– Lucas foram 30 dias parado e apenas cinco, seis dias de recuperação. Não se sentiu bem, confortável. Não adianta precipitarmos uma situação num momento como esse. Uma segunda lesão em cima da mesma poderia nos tirá-lo até para o início de temporada. Vamos com calma, dentro das condições do atleta, que a gente possa colocá-lo na rodada seguinte – ressaltou Dorival em sua entrevista coletiva após a derrota para o Fluminense.

Lucas e James juntos após quase um mês

Dorival pode reeditar neste domingo uma parceria que ainda deixa os são-paulinos sonhando acordado. Isso, porque ela é bem rara até agora. Com tanta expectativa, Lucas e James foram titulares juntos em apenas três partidas pelo clube. A primeira vez foi contra o Vasco, no empate em 0 a 0 em São Januário. Depois, veio a vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio, sob o comando do colombiano em campo.

A última vez, porém, traz péssimas recordações. Foi na goleada por 5 a 0 para o Palmeiras no Allianz Parque, em 25 de outubro. Há exato um mês e um dia. Justamente na partida em que Lucas sofreu a lesão muscular que o tira de combate até hoje.

James e Lucas como titulares:

  • 3 jogos
  • 1 vitória
  • 1 empate
  • 1 derrota
  • 44,4% de aproveitamento

O motivo para tão pouco tempo junto é a condição física de James. O colombiano chegou ao São Paulo em agosto vindo de longos meses sem jogar – mais exatamente desde abril, quando rescindiu seu contrato com o Olympiacos, da Grécia. Por isso, o meia teve todo um cronograma especial de preparação para chegar aos níveis ideais de intensidade pretendidos pela comissão técnica. Ele ficou fora, por exemplo, das finais da Copa do Brasil. Enquanto isso, Lucas era um dos protagonistas do título.

Mas isso já faz parte do passado. Dorival entende que James vive franca evolução e já começa a dar a resposta esperada por ele. O treinador encontrou para o colombiano a posição ideal, como uma espécie de segundo atacante para aproveitar o seu poder de finalização e a visão de jogo para assistências. O entrosamento com Lucas por ali, aliás, já é afinado no dia a dia de trabalhos.

– Já jogaram juntos, já tiveram essa condição, podem melhorar. são jogadores que se entendem. De ótimo nível técnico. James vem evoluindo, crescendo – afirma o técnico Dorival Júnior.

Ensaio para 2024

Dorival Júnior usa essa reta final de temporada para fazer observações e já começar a desenhar o 2024 do São Paulo. E ele passa muito pelo encaixe da dupla Lucas e James no meio-campo. Tanto que o treinador só não os utilizou juntos na equipe nos últimos jogos devido às ausências, ora do camisa 7, ora dos dois.

O técnico, aliás, conta com Lucas para a próxima temporada, mesmo que ele ainda não tenha assinado a sua renovação contratual – o vínculo vai até o final deste ano. Dorival, inclusive, deixou escapar que não utilizou Lucas contra o Fluminense pensando já em não atrapalhar a pré-temporada de 2024.

Lucas já disse, ainda no início do mês de outubro, que tem “muita chance” de ficar no clube para a próxima temporada. Pouca coisa avançou ou mudou desde então nas conversas entre o camisa 7 e o clube para a renovação do contrato que vai apenas até o final do ano. As chances de Lucas ficar ainda são “muitas”, e a diretoria mantém o mesmo otimismo de um mês atrás sobre a permanência do jogador. O que antes era tratado como “impossível”, hoje é visto como “muito provável” de acontecer, por fontes consultadas pela Trivela.

Os últimos jogos do São Paulo no Brasileirão

  • São Paulo x Cuiabá – 35ª rodada – domingo (26), às 18h30 (horário de Brasília);
  • Bahia x São Paulo – 36ª rodada –quarta-feira (29) , às 19h (horário de Brasília);
  • Atlético-MG x São Paulo – 37ª rodada – data e horário a definir
  • São Paulo x Flamengo – 38ª rodada – data e horário a definir
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo