Após onda de desfalques, Dorival terá legião de retornos ao São Paulo para jogo contra o Cuiabá
São Paulo perde Beraldo, Diego Costa e Gabriel Neves, mas deve ganhar sete reforços neste domingo
O São Paulo entrou em campo com um batalhão de 13 desfalques na derrota por 1 a 0 para o Fluminense na última quarta-feira (23), no Maracanã, em jogo atrasado da 32ª rodada do Brasileirão. Dorival Júnior ainda perdeu mais três jogadores: Lucas Beraldo, Diego Costa e Gabriel Neves, todos suspensos. Mas as baixas param por aí – ou ao menos devem parar. O treinador conta com pelo menos sete reforços em seu elenco para o jogo contra o Cuiabá, no próximo domingo (26), às 18h30 (horário de Brasília), no Morumbi, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Seis deles, aliás, são garantidos. Wellington Rato volta a ficar à disposição após cumprir suspensão contra o Flu. Arboleda (Equadro), Ferraresi (Venezuela) e James Rodríguez (Colômbia) retornam de suas seleções. Além deles, Caio Paulista e Michel Araújo são reforços contra o Cuiabá após terem sido ausência no Maracanã devido a questões contratuais. Ambos pertencem ao clube carioca e estão emprestados ao São Paulo.
Quem retorna ao São Paulo
- Wellington Rato (após cumprir suspensão)
- Michel Araújo (não atuou por questões contratuais)
- Caio Paulista (não atuou por questões contratuais)
- Arboleda (retorna da seleção)
- Ferraresi (retorna da seleção)
- James Rodríguez (retorna da seleção)
Estes são os próximos jogos do Tricolor:
? Cuiabá
? Brasileirão
?️ 26/11 (domingo)
⏰ 18h30
? Morumbi
?️ https://t.co/WhCWQotMbf? Bahia
? Brasileirão
?️ 29/11 (quarta)
⏰ 20h
? Arena Fonte Nova-BA? Atlético-MG
A definir#VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/Y1VA8PvKD0— São Paulo FC (@SaoPauloFC) November 23, 2023
Lucas ainda é dúvida, mas deve jogar
O outro retorno provável é o de Lucas. O atacante está recuperado de uma lesão muscular e era preparado para voltar contra o Fluminense, como o próprio Dorival já havia dito ainda antes da pausa para a Data Fifa. Mas o treinador preferiu “segurá-lo” devido ao longo tempo de parada. A tendência é de que ele fique à disposição para o confronto com o Cuiabá, no próximo domingo (26), às 18h30 (horário de Brasília), no Morumbi.
– Lucas foram 30 dias parado e apenas cinco, seis dias de recuperação. Não se sentiu bem, confortável. Não adianta precipitarmos uma situação num momento como esse. Uma segunda lesão em cima da mesma poderia nos tirá-lo até para o início de temporada. Vamos com calma, dentro das condições do atleta, que a gente possa colocá-lo na rodada seguinte – ressaltou Dorival em sua entrevista coletiva após a partida.
Resta saber se Lucas estará em campo já como titular, ou se será opção no banco de reservas. Mas a principal dúvida na escalação é sobre o parceiro de Arboleda na defesa. Ferraresi disputa posição com Alan Franco e pode fazer sua primeira partida como titular desde a lesão no joelho. O meio-campo e o ataque também têm muitas vagas abertas, devido às opções à disposição.
Escalação provável do São Paulo
Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Wellington Rato, James Rodríguez e Michel Araújo; Juan (Luciano). Técnico: Dorival Júnior.
Lista de desfalques ainda é grande
Mesmo com sete retornos, a lista de desfalques do São Paulo ainda é longa. Até porque o Tricolor perdeu mais três jogadores ainda mesmo no Maracanã. Lucas Beraldo e Diego Costa receberam o terceiro cartão amarelo e estão fora contra o Cuiabá. Gabriel Neves também está suspenso, mas por ter sido expulso na partida. Eles somam a outros seis jogadores que estão lesionados no departamento médico.
Desfalques do São Paulo
- Rodrigo Nestor (lesionado)
- Igor Vinicius – lateral-direito (lesionado)
- Galoppo – atacante (lesionado)
- Marcos Paulo – atacante (lesionado)
- Calleri – atacante (lesionado)
- Alexandre Pato – atacante (lesionado)
- Lucas Beraldo – zagueiro (suspenso)
- Diego Costa – zagueiro (suspenso)
- Gabriel Neves – volante (suspenso)
Baixas abriram espaço para garotos
Eram tantas baixas no Maracanã, que Dorival Júnior promoveu a estreia de dois garotos – Talles Wander e William Gomes – mesmo que isso não fizesse parte de seu plano ideal. O treinador afirmou que não pretendia dar oportunidade aos garotos tão cedo, mas foi forçado a usá-los devido aos muitos desfalques.
– Ideal não seria colocá-los numa situação como a de hoje. Poderíamos ter sorte melhor nos minutos finais. Com mais atacantes e velocidade, poderíamos chegar ao gol do Fluminense. Ideal seria prepará-los um pouco mais. Seria o caminho correto. Houve a necessidade, tivemos de acelerar o processo. Eles foram muito bem. Cada um com suas características, particularidades. Dois garotos que prometem. Mostram que têm suas qualidades, quando desenvolvidas, podem estar atuando – afirmou o treinador.
Os últimos jogos do São Paulo no Brasileirão
- São Paulo x Cuiabá – 35ª rodada – domingo (26), às 18h30 (horário de Brasília);
- Bahia x São Paulo – 36ª rodada –quarta-feira (29) , às 19h (horário de Brasília);
- Atlético-MG x São Paulo – 37ª rodada – data e horário a definir
- São Paulo x Flamengo – 38ª rodada – data e horário a definir