O momento não foi o ideal, mas Dorival aprovou a estreia de dois garotos pelo São Paulo
Talles Wander e William Gomes fizeram suas estreias como profissionais do São Paulo na derrota para o Fluminense
O São Paulo, como de costume, amargou mais uma partida sem vitória fora de casa pelo Brasileirão na última quarta-feira (22), na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, em partida atrasada da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Poderia até se dizer que o único ponto positivo da noiteno Maracanã foi a festa de antes do jogo, com troca de faixas de campeões com o rival carioca. Mas os são-paulinos também se permitem comemorar a estreia de dois garotos no time principal
Justo no palco mais importante do nosso futebol, os atacantes William Gomes, de 17 anos, e Talles Wander, de 20 anos, fizeram suas estreias como profissionais do São Paulo. Os dois garotos entraram no decorrer do segundo tempo e tiveram boas participações, mesmo que não tenham conseguido mudar os rumos da partida.
O primeiro a entrar foi William Gomes. Contra o Fluminense, ele foi a campo aos 15 do segundo tempo e foi uma válvula de escape para um São Paulo que estava com um a menos desde a expulsão de Gabriel Neves no primeiro tempo. Com velocidade, o garoto puxou contra-ataques e ajudou a equipe a ser mais agressiva na tentativa de buscar o empate.
Mais duas estreias #MadeInCotia!
No duelo com o Fluminense, no Maracanã, os jovens William Gomes (17 anos) e Talles Wander (20 anos) disputaram a primeira partida pelo time principal.#VamosSãoPaulo ??
? Rubens Chiri / saopaulofc pic.twitter.com/EDwiK2Aomd
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) November 23, 2023
O atacante já havia sido relacionado por Dorival no empate em 0 a 0 com o Santos, na Vila Belmiro, mas ficou no banco de reservas. Talles, por sua vez, foi convocado pela primeira vez pelo técnico. Ele entrou em campo já aos 45 do segundo tempo. Mesmo assim, conseguiu participar de algumas ações da partida.
Dorival elogia garotos em estreia longe do “ideal”
Na entrevista coletiva após a derrota, o técnico Dorival Júnior fez elogios aos dois garotos estreantes da noite. Isso, mesmo que a estreia tenha ocorrido longe das condições “ideais” pretendidas pelo treinador. E neste caso, nem falamos especificamente da adversidade no placar, mas no processo de preparação para que ele estivessem em campo.
– Ideal não seria colocá-los numa situação como a de hoje. Poderíamos ter sorte melhor nos minutos finais. Com mais atacantes e velocidade, poderíamos chegar ao gol do Fluminense. Ideal seria prepará-los um pouco mais. Seria o caminho correto. Houve a necessidade, tivemos de acelerar o processo. Eles foram muito bem. Cada um com suas características, particularidades. Dois garotos que prometem. Mostram que têm suas qualidades, quando desenvolvidas, podem estar atuando – afirmou o treinador.
Dorival foi além em sua análise e disse que o seu plano era observar mais os garotos nos treinamentos antes de dar chances na equipe. O treinador afirma que é preciso primeiro preparar os jovens e fazê-los entender os movimentos do time dentro de campo antes de inseri-los no ambiente das partidas.
O técnico, aliás, se disse “forçado” a utilizar os garotos devido aos desfalques para o jogo contra o Fluminense. O São Paulo foi a campo com um total de 13 baixas no Maracanã. Por isso, os dois garotos foram relacionados, assim como Negrucci, que não entrou em campo.
– Não seria o ideal. Prefiro observá-los em treinamentos, para aí sim, quando adaptados a todos os processos da equipe, lançá-los. Tivemos que lançá-los por conta do número de jogadores fora. Para o próximo, são mais três. Isso tira a possibilidade de ser natural. Eles vieram, trabalharam muito pouco para estar em campo e mesmo assim, deram uma excelente resposta – elogia Dorival.
O dia a dia também é importante pela convivência com atletas mais experientes. O próprio treinador afirma que Lucas Moura, James Rodríguez e os demais jogadores com mais bagagem no elenco costumam ajudar os meninos a ter mais “estabilidade” na hora de entrar em campo.
– Isso dá estabilidade, uma melhor condição aos que entram. Foi o que falei. Não seria o momento adequado, uma partida em desvantagem, lançar os garotos, mesmo assim, entraram, deram boa resposta. Tudo o que queremos. É óbvio que jogadores com vivência um pouco maior podem dar essa sustentação aos meninos – analisa o técnico.
Com a derrota para o Fluminense, o São Paulo se mantém na décima colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, com 46 pontos. O Tricolor volta a campo no próximo domingo (26), às 18h30 (horário de Brasília), quando enfrenta o Cuiabá no Morumbi, pela 35ª rodada.
Os últimos jogos do São Paulo no Brasileirão
- São Paulo x Cuiabá – 35ª rodada – domingo (26), às 18h30 (horário de Brasília);
- Bahia x São Paulo – 36ª rodada –quarta-feira (29) , às 19h (horário de Brasília);
- Atlético-MG x São Paulo – 37ª rodada – data e horário a definir
- São Paulo x Flamengo – 38ª rodada – data e horário a definir