São Paulo libera Rafinha no STJD, mas tem legião de desfalques para jogo contra o Fluminense
Rafinha iria a julgamento por chamar árbitro de palmeirense, mas São Paulo consegue tirá-lo da pauta
O São Paulo obteve a liberação de Rafinha para enfrentar o Fluminense na próxima quarta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 32ª rodada do Brasileirão. O lateral-direito seria julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta terça-feira (22), mas o departamento jurídico do clube conseguiu tirá-lo da pauta da Segunda Comissão Disciplinar.
Rafinha foi a júri por ter chamado o árbitro Raphael Claus de palmeirense após a expulsão na goleada por 5 a 0 sofrida para o Palmeiras, em clássico no Allianz Parque. O lateral foi enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJFD), que versa sobre “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”. A pena prevista é de uma a seis partidas. Não há data marcada para que ocorra o julgamento.
O que aconteceu?
Rafinha se revoltou com o Raphael Claus após ser expulso na derrota por 5 a 0 do São Paulo no clássico para o Palmeiras. Muito irritado depois de receber o segundo cartão amarelo na partida, o lateral-direito e capitão da equipe disparou contra a arbitragem.
– O Claus é palmeirense, ele é palmeirense – esbravejou Rafinha.
A fala do lateral foi registrada por Raphael Claus na súmula da partida. De acordo com o árbitro, Rafinha disse as seguintes palavras ao expressar toda a sua revolta com a expulsão:
– Informo ainda que após ser expulso veio em minha direção e disse as seguintes palavras: “você apita para caralho, mas acho que você é palmeirense”. Fui informado também pelo quatro árbitro que o mesmo quando estava deixando o campo de jogo disse as seguintes palavras: “o Claus é palmeirense, o Claus é palmeirense”.
Dorival Júnior tem legião de desfalques
Com a suspensão, Rafinha se junta a uma legião de baixas na equipe de Dorival Júnior para a partida nesta quarta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. São ao todo 13 desfalques para a partida atrasada da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Hoje, o departamento médico são-paulino tem seis atletas no departamento médico (Rodrigo Nestor, Igor Vinicius, Galoppo, Marcos Paulo, Calleri e Alexandre Pato). Caio Paulista e Michel Araújo pertencem ao Fluminense e não podem atuar por questões contratuais. Arboleda, Ferraresi e James Rodríguez defendem as suas seleções nesta terça-feira (21) e não retornam a tempo de atuar contra o Fluminense. Wellington Rato, suspenso, fecha a lista de baixas.
Os desfalques do São Paulo
- Wellington Rato (suspenso)
- Rodrigo Nestor (lesionado)
- Igor Vinicius – lateral-direito (lesionado)
- Galoppo – atacante (lesionado)
- Marcos Paulo – atacante (lesionado)
- Calleri – atacante (lesionado)
- Alexandre Pato – atacante (lesionado)
- Caio Paulista (questões contratuais)
- Michel Araújo (questões contratuais)
- James Rodríguez – meia (convocado)
- Arboleda – zagueiro (convocado)
- Ferraresi – zagueiro (convocado)
Em contrapartida a tantas ausências, Dorival ao menos terá o retorno de Lucas Moura ao time, recuperado de lesão muscular. Um reforço importante em um setor que é o mais afetado do time. O camisa 7 deve atuar aberto pela direita, com Luciano centralizado e David aberto pela esquerda. Juan e Erison disputam a posição na referência do ataque. Na defesa, Diego Costa deve ser o substituto de Arboleda, e Welington entra na vaga de Caio Paulista.
Escalação provável do São Paulo:
Rafael, Rafinha, Beraldo, Diego Costa e Welington; Pablo Maia, Alisson, Lucas, Luciano e David; Juan (Erison). Técnico: Dorival Júnior.
Com tantos desfalques, o treinador pode dar chance aos garotos que foram integrados ao elenco principal nesta reta final de temporada. São eles: o meia-atacante Henrique (sub-17) e os atacantes Caio Matheus (sub-20), Talles Wander (sub-20), William Gomes (sub-17) João Adriano (sub-20) e Maioli (sub-20). Dorival também deve conceder oportunidades a atletas pouco utilizados ao longo do ano. Especialmente, Jhegson Mendez.
Próximos jogos do São Paulo:
- Fluminense x São Paulo – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 22 de novembro de 2023, às 21h30 (horário de Brasília); Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Premiere (pay-per-view)
- São Paulo x Cuiabá – Campeonato Brasileiro – domingo, 26 de novembro de 2023, às 18h30 (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay-per-view);
- Bahia x São Paulo – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 29 de novembro de 2023, às 19h (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay-per-view)