Brasil

Joia que é alvo do Bayern e mais cinco: conheça as promessas que encantaram Dorival no São Paulo

Henrique, do sub-17, é monitorado pelo Bayern de Munique e puxa fila de garotos observados por Dorival

Aos poucos, sem queimar etapas nem acelerar processos, Dorival Júnior começa a desenhar o futuro do São Paulo. O treinador prometeu dar mais espaço a alguns garotos das categorias de base nesta reta final de temporada e cumpriu a sua palavra com folga. Nesta segunda-feira (20), seis atletas dos times sub-20 e sub-17 participaram do treino com o grupo principal no CT da Barra Funda.

O detalhe é que o técnico pretendia integrar quatro jovens ao elenco. O prometido pelo treinador nos microfones era que o meia-atacante Henrique (sub-17) e os atacantes Caio Matheus (sub-20), Talles Wander (sub-20) e William Gomes (sub-17) fossem promovidos ao elenco principal para encerrar a temporada e devem permanecer também para a pré-temporada de 2024. Além deles, os atacantes João Adriano e Maioli, ambos do sub-20, foram as caras novas na atividade.

– Esses garotos (William Gomes e Caio Matheus) vão jogar no sábado contra o Palmeiras. A partir de domingo, ficam com a gente. Traremos também além dos dois que estavam, o Henrique e o Talles. Para que também possam ser um pouco melhor observados. Vamos já estruturando o que teremos para o ano que vem – disse o técnico Dorival Júnior na entrevista coletiva após o empate em 0 a 0 com o Santos, na Vila Belmiro.

Com o São Paulo muito mais de olho em 2024 (e no futuro) do que no Campeonato Brasileiro, a Trivela apresenta abaixo quem são os garotos que encantaram o técnico Dorival Júnior. Todos eles podem ganhar chances em campo ainda em 2023.

Dorival Júnior conversa com garotos Caio Matheus e William Gomes (Divulgação/São Paulo)

Alvo do Bayern fura a fila e encanta Dorival

Era ainda a metade da temporada, quando Dorival Júnior diagnosticou que o elenco tinha uma carência de jogadores de velocidade e drible para atuar pelos lados do campo. Tanto, que o clube acertou a contratação de Erick, do Ceará, com assinatura de pré-contrato para 2024.

Mas o treinador também encontrou em Cotia um atleta com este mesmo perfil. Henrique encantou Dorival por suas características, mas também pela maturidade que demonstra quando tem a bola dominada. Por isso que aos 17 anos, ele furou a fila no São Paulo. O jovem estreou no time sub-20 no último domingo (19), contra o Corinthians. E já está integrado ao elenco profissional.

A Trivela apurou, aliás, que não foi apenas o treinador que se encantou com Henrique. O Bayern de Munique enviou olheiros para observar o atacante de perto e o monitora há pelo menos seis meses. A informação é de que outros grandes clubes do futebol europeu também têm o jovem em seu radar. Por isso, O São Paulo estipulou multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 260 milhões) na assinatura do primeiro contrato profissional do jovem.

William Gomes também passou à frente

Outro jogador que ultrapassou outros “concorrentes” a uma vaga no time principal é William Gomes. O atacante de 17 anos, inclusive, foi relacionado pela primeira vez para uma partida e ficou no banco de reservas no empate em 0 a 0 com o Santos, na Vila Belmiro.

William tem alternado partidas pelo sub-17 e pelo sub-20 em 2023. Já marcou 13 gols e deu duas assistências em 40 jogos. Suficiente para “furar a fila” e atrair os olhares do treinador, mesmo que a sensação da base são-paulina seja Ryan Francisco, com seus 50 gols na temporada. Com tanto destaque, o Tricolor renovou seu contrato recentemente. O vínculo vai até o fim de 2026.

Talles Wander pode ser opção a Calleri

Talles Wander é um jogador que pode ser usado por Dorival Júnior como opção a Calleri, enquanto o São Paulo não encontra alternativas ao centroavante para 2024. O atacante atua como camisa 9 e inclusive foi o artilheiro do time na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, com cinco gols.

O jovem de 19 anos é observado pela comissão técnica desde a chegada de Dorival, em abril. Ele tem boas chances de ser integrado ao time profissional em 2024 justamente para ser opção a Calleri. Talles renovou seu contrato com o São Paulo e assinou vínculo por três temporadas em 2023.

Caio Matheus já tem gol pelo profissional

Caio não chega a ser exatamente uma cara nova no São Paulo. O atacante fez parte do elenco principal em 2022. Ele não só já estreou, como tem até gol marcado como profissional. Em maio do ano passado, o atacante marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Ayacucho, pela Copa Sul-Americana.

O garoto “desceu” para o sub-20 neste ano devido a uma grave lesão no joelho direito, que o fez passar por cirurgia em junho do ano passado. A ideia era que ele recuperasse ritmo de jogo e condicionamento físico antes de ser reaproveitado no time principal. O atacante é considerado uma das grandes promessas da atual safra de Cotia por suas características de velocidade e drible – tão pedida por Dorival para o elenco.

João Adriano e Maioli estão no último ano de base

Das caras novas, João Adriano e Gabriel Maioli são quem têm mais “urgência” de mostrar serviço. Os dois atacantes de 20 anos estão no último ano de categorias de base. Eles normalmente costumam ser titulares do time sub-20. O próprio Dorival Júnior afirmou que terá um olhar mais detalhado para os jogadores que estiverem perto de “estourar a idade”.

Maioli soma 39 jogos nesta temporada, com 11 gols marcados e renovou seu contrato com o São Paulo recentemente, em julho. Prorrogou o vínculo até o fim de 2025 – o anterior ia até janeiro de 2024. João Adriano, por sua vez, tem histórico de artilheiro desde o time sub-17. Na categoria, em 2020, ele foi campeão da Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil com direito a gols decisivos nas finais. O contrato dele vai só até o final deste ano.

O plano de Dorival para usar garotos

Os garotos passaram a treinar com o elenco nesta segunda-feira (20), mas isso não é garantia alguma de que eles ganharão chances no time profissional. Dorival Júnior pretende que eles atuem, mesmo que seja por alguns minutos. Mas as oportunidades dependerão também do rendimento da equipe nas partidas da reta final do Brasileirão.

O treinador afirma e repete a cada entrevista que o São Paulo ainda não está “de férias” e que precisa melhorar a sua colocação na tabela. Atualmente, o Tricolor é o décimo colocado, com 46 pontos. Dorival mantém a corda esticada para que a equipe se recupere na competição, após uma temporada em que priorizou a disputa das copas.

– Os garotos do sub-17, têm feito competições interessantes, alguns deles. Temos por obrigação estar atento a tudo isso. Esse momento (anterior no campeonato) era muito complicado. Não vamos abrir mão de disputar o Campeonato Brasileiro. Não vamos buscar só experiências. Vamos manter a postura que temos tido, até porque precisamos dar uma resposta ao torcedor – afirma Dorival.

Próximos jogos do São Paulo:

  • Fluminense x São Paulo – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 22 de novembro de 2023, às 21h30 (horário de Brasília); Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Premiere (pay-per-view)
  • São Paulo x Cuiabá – Campeonato Brasileiro – domingo, 26 de novembro de 2023, às 18h30 (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay-per-view);
  • Bahia x São Paulo – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 29 de novembro de 2023, às 19h (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay-per-view)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo