Flamengo de Tite segue tentando se provar e pode se aproveitar de um combalido Grêmio (e sem Suárez)
Grêmio de Renato vive espiral negativa e pode perder vaga no G6, enquanto Flamengo de Tite curte a paz e sonha com o título
Grêmio e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (25), na Arena, em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo é considerado um confronto direto por vagas na Libertadores, por mais que o Rubro-Negro tenha conseguido desgarrar um pouco desde a chegada de Tite. O novo treinador trouxe a ascensão de volta ao clube, enquanto o Tricolor Gaúcho chega em momento de declínio na temporada.
Vindo de três derrotas consecutivas, a equipe comandada por Renato Gaúcho está por um fio de sair do grupo de classificação para a Libertadores e deixou de praticar o bom futebol de outros momentos de 2023. O comandados de Tite, por sua vez, estão firmes na terceira posição, atrás apenas de Botafogo e Red Bull Bragantino. Hora de reviravolta para o Tricolor? Ou o Rubro-Negro conseguirá mais uma vitória?
Renato se perde, e Grêmio parece sem rumo
O trem gremista descarrilou nas últimas rodadas. Desde o empate com os reservas do Fortaleza, no Castelão, o Grêmio vem em uma sequência não só de maus resultados, mas também de desempenhos muito ruins. A crise se estabeleceu no Tricolor Gaúcho a partir do clássico Gre-Nal, em que a derrota por 3 a 2 para o maior rival poderia ter sido mais elástica. Renato não concedeu entrevista coletiva após o jogo, viajando direto para Rio de Janeiro, onde curtiria três dias de folga. A atitude indignou o presidente Alberto Guerra, que posteriormente aparou as arestas com o treinador.
O problema é que a resposta não aconteceu dentro de campo. Após a Data Fifa, vieram mais duas derrotas: 2 a 1 para o Athletico-PR, na Arena do Grêmio, e 3 a 0 para o São Paulo, no Morumbi. Nas duas partidas, saltaram aos olhos a desorganização do Tricolor Gaúcho e a falta de convicção de Renato, sem deixar de considerar os muitos desfalques e a limitação do elenco, que dificultam a montagem da equipe.
Contra o Furacão, quando só tinha um volante elenco à disposição, Renato colocou em campo um time ofensivo, no 4-2-3-1, que teve Besozzi abrindo o placar, mas sendo sacado no intervalo. Diante do Tricolor Paulista, o time foi montado com três zagueiros e três volantes, e o ponta argentino só entrou aos 38 minutos do segundo tempo, no lugar de Nathan Fernandes, que havia ingressado logo aos 28 minutos da primeira etapa na vaga de Cristaldo.
O Grêmio chega para o confronto com o Flamengo sem rumo. Renato sofre contestação, e o 2024 do clube é uma incógnita. A vaga na Libertadores, outrora bem encaminhada, está muito ameaçada. Se não vencer o rubro-negro carioca, o Tricolor tem grande chance de deixar G-6, já que está somente um ponto à frente do Atlético-MG, e dois à frente de Fortaleza e Fluminense.
Tite resgata a paz no Flamengo
Desde que chegou ao Rubro-Negro, Tite soube apaziguar os ânimos de um ambiente bastante conturbado, vindo de múltiplos fracassos da temporada. Os trabalhos anteriores de Vítor Pereira e Jorge Sampaoli trouxeram incógnitas a serem respondidas por elenco e comissão técnica, mas quem desembarcou, agregou. Atualmente, o clima é de paz no Flamengo.
Interessado em todas as facetas do clube, Tite impôs três setores fundamentais para que o time pudesse voltar a vencer partidas: solidez defensiva, atenção às bolas aéreas e ataque organizado. Por enquanto deu certo, já que o Flamengo vem de dois triunfos consecutivos sob o comando de Adenor, diante do Cruzeiro e Vasco, respectivamente.
Os resultados, inclusive, colocaram o Flamengo em situação de tranquilidade com relação ao primeiro objetivo, que é a vaga na Libertadores. No momento, o Rubro-Negro acumula 50 pontos, sete a mais que o Athletico Paranaense, primeiro time fora da zona de classificação para a competição mais importante da América. Seguindo essa batida, o “check” pode vir antes do esperado.
Com a vaga na Libertadores está se encaminhando, é natural que a torcida se anime com relação ao título do Brasileirão. Por mais que Tite e boa parte do Flamengo tente manter os pés no chão, até alguns atletas se renderam ao discurso de lutar até o final. Por isso, o jogo contra o Grêmio será muito importante: como o Botafogo não joga na rodada, a diferença para o líder pode cair para apenas seis pontos. Sonhar não custa nada.
O que esperar de Grêmio x Flamengo
Por conta dos momentos distintos, é natural que o favoritismo tenda um pouco para o lado do Flamengo, ainda que o Grêmio seja forte em casa. Todos os detalhes dessa partida, incluindo escalações, análises e muito mais, você encontra na Trivela. A reportagem ainda acompanhará o restante das temporadas dos clubes envolvidos, que lutam por seus respectivos objetivos no Campeonato Brasileiro.