Brasileirão Série A

Flamengo de Tite segue tentando se provar e pode se aproveitar de um combalido Grêmio (e sem Suárez)

Grêmio de Renato vive espiral negativa e pode perder vaga no G6, enquanto Flamengo de Tite curte a paz e sonha com o título

Grêmio e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (25), na Arena, em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo é considerado um confronto direto por vagas na Libertadores, por mais que o Rubro-Negro tenha conseguido desgarrar um pouco desde a chegada de Tite. O novo treinador trouxe a ascensão de volta ao clube, enquanto o Tricolor Gaúcho chega em momento de declínio na temporada.

Vindo de três derrotas consecutivas, a equipe comandada por Renato Gaúcho está por um fio de sair do grupo de classificação para a Libertadores e deixou de praticar o bom futebol de outros momentos de 2023. O comandados de Tite, por sua vez, estão firmes na terceira posição, atrás apenas de Botafogo e Red Bull Bragantino. Hora de reviravolta para o Tricolor? Ou o Rubro-Negro conseguirá mais uma vitória?

Renato se perde, e Grêmio parece sem rumo

O trem gremista descarrilou nas últimas rodadas. Desde o empate com os reservas do Fortaleza, no Castelão, o Grêmio vem em uma sequência não só de maus resultados, mas também de desempenhos muito ruins. A crise se estabeleceu no Tricolor Gaúcho a partir do clássico Gre-Nal, em que a derrota por 3 a 2 para o maior rival poderia ter sido mais elástica. Renato não concedeu entrevista coletiva após o jogo, viajando direto para Rio de Janeiro, onde curtiria três dias de folga. A atitude indignou o presidente Alberto Guerra, que posteriormente aparou as arestas com o treinador.

O problema é que a resposta não aconteceu dentro de campo. Após a Data Fifa, vieram mais duas derrotas: 2 a 1 para o Athletico-PR, na Arena do Grêmio, e 3 a 0 para o São Paulo, no Morumbi. Nas duas partidas, saltaram aos olhos a desorganização do Tricolor Gaúcho e a falta de convicção de Renato, sem deixar de considerar os muitos desfalques e a limitação do elenco, que dificultam a montagem da equipe. 

Contra o Furacão, quando só tinha um volante elenco à disposição, Renato colocou em campo um time ofensivo, no 4-2-3-1, que teve Besozzi abrindo o placar, mas sendo sacado no intervalo. Diante do Tricolor Paulista, o time foi montado com três zagueiros e três volantes, e o ponta argentino só entrou aos 38 minutos do segundo tempo, no lugar de Nathan Fernandes, que havia ingressado logo aos 28 minutos da primeira etapa na vaga de Cristaldo.

Renato tem muita responsabilidade pelo mau momento do Grêmio. Foto: IconSport

O Grêmio chega para o confronto com o Flamengo sem rumo. Renato sofre contestação, e o 2024 do clube é uma incógnita. A vaga na Libertadores, outrora bem encaminhada, está muito ameaçada. Se não vencer o rubro-negro carioca, o Tricolor tem grande chance de deixar G-6, já que está somente um ponto à frente do Atlético-MG, e dois à frente de Fortaleza e Fluminense.

Tite resgata a paz no Flamengo

Desde que chegou ao Rubro-Negro, Tite soube apaziguar os ânimos de um ambiente bastante conturbado, vindo de múltiplos fracassos da temporada. Os trabalhos anteriores de Vítor Pereira e Jorge Sampaoli trouxeram incógnitas a serem respondidas por elenco e comissão técnica, mas quem desembarcou, agregou. Atualmente, o clima é de paz no Flamengo.

Interessado em todas as facetas do clube, Tite impôs três setores fundamentais para que o time pudesse voltar a vencer partidas: solidez defensiva, atenção às bolas aéreas e ataque organizado. Por enquanto deu certo, já que o Flamengo vem de dois triunfos consecutivos sob o comando de Adenor, diante do Cruzeiro e Vasco, respectivamente.

Os resultados, inclusive, colocaram o Flamengo em situação de tranquilidade com relação ao primeiro objetivo, que é a vaga na Libertadores. No momento, o Rubro-Negro acumula 50 pontos, sete a mais que o Athletico Paranaense, primeiro time fora da zona de classificação para a competição mais importante da América. Seguindo essa batida, o “check” pode vir antes do esperado.

Momento de ascensão do Flamengo passa muito pelos olhos de Tite (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF/Sipa USA/IconSport)

Com a vaga na Libertadores está se encaminhando, é natural que a torcida se anime com relação ao título do Brasileirão. Por mais que Tite e boa parte do Flamengo tente manter os pés no chão, até alguns atletas se renderam ao discurso de lutar até o final. Por isso, o jogo contra o Grêmio será muito importante: como o Botafogo não joga na rodada, a diferença para o líder pode cair para apenas seis pontos. Sonhar não custa nada.

O que esperar de Grêmio x Flamengo

Por conta dos momentos distintos, é natural que o favoritismo tenda um pouco para o lado do Flamengo, ainda que o Grêmio seja forte em casa. Todos os detalhes dessa partida, incluindo escalações, análises e muito mais, você encontra na Trivela. A reportagem ainda acompanhará o restante das temporadas dos clubes envolvidos, que lutam por seus respectivos objetivos no Campeonato Brasileiro.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo