Brasil

Tite aplica conceitos já consagrados e Flamengo volta a atingir marca importante

Flamengo de Tite ainda não sofreu gols desde a chegada do treinador, mesmo que tenha utilizado duplas de zaga diferentes

O trabalho de Tite no Flamengo começou a todo o vapor, com duas vitórias em dois jogos, resultados que consolidam a equipe entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão. Acima dos resultados e da vaga na Libertadores, contudo, é necessário exaltar a melhora defensiva da equipe sob o comando de Adenor. Por mais que o tempo seja curto, o time está mudando da água para o vinho no setor.

A melhora é tanta que o Flamengo voltou a atingir dois jogos consecutivos sem sofrer gol pela primeira vez desde julho, quando ainda era comandado por Sampaoli. Tite ainda conseguiu o feito sem repetir a dupla de zaga. A Trivela analisa o momento da defesa rubro-negra, que está “aprendendo a sofrer” com um dos melhores treinadores do século no Brasil.

A sequência da defesa do Flamengo

O Rubro-Negro vinha de uma sequência tão ruim defensivamente, com tantos gols sofridos, que o torcedor nem deve mais se lembrar quando ficou dois jogos consecutivos sem sofrer gol. No último grande momento do time com Sampaoli, dias antes do episódio de agressão envolvendo o ex-preparador físico, Pablo Fernández, e o atacante Pedro, o Flamengo conseguiu o feito.

Se classificou para a semifinal da Copa do Brasil com vitória sobre o Athletico, em Curitiba, por 2 a 0, e empatou sem gols com o Fluminense na rodada seguinte do Brasileirão. De lá para cá, o Flamengo havia disputado 17 partidas e sido vazado 18 vezes, ou seja, média superior a um por compromisso.

A defesa do Flamengo foi cirúrgica no jogo contra o Vasco da Gama (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF/Sipa USA/IconSport)

Além das sequências apresentadas, o Flamengo teve outros três períodos em que ficou dois jogos sem ser vazado. A maioria, curiosamente, veio quando Jorge Sampaoli estava no comando. Vale destacar que Vítor Pereira, antecessor do argentino, também teve a sua parcela, mas as duas do português contaram com jogos do Campeonato Carioca, cujo nível é bem abaixo do restante da temporada do Rubro-Negro.

  • Flamengo 4 x 0 Aucas – 28/06 – Libertadores
  • Flamengo 2 x 0 Fortaleza – 01/07 – Campeonato Brasileiro
  • Fluminense 0 x 0 Flamengo – 16/05 – Copa do Brasil
  • Flamengo 1 x 0 Corinthians – 21/05 – Campeonato Brasileiro
  • Flamengo 3 x 0 Coritiba – 16/04 – Campeonato Brasileiro
  • Flamengo 2 x 0 Ñublense – 19/04 – Libertadores

Duplas de zaga diferentes

Como mencionado, Tite ainda conseguiu o feito com duplas de zaga diferentes, mas isso não é novidade. Na última sequência, Sampaoli havia mesclado os mesmos três nomes, com uma diferença: David Luiz jogou os dois jogos, ao contrário da atual, que teve Fabrício Bruno como figurinha carimbada. Mesmo assim, não ter o entrosamento é mais um ponto positivo para Tite.

Acima de tudo, significa que o Flamengo está focado como um todo, em unidade, na busca por seus objetivos no Campeonato Brasileiro. Tite soube identificar rapidamente o problema na defesa, que é um dos três pilares considerados fundamentais pelo treinador para as vitórias. É um passo importante, e Adenor precisará ainda mais do elenco na próxima rodada.

Novas mudanças à vista

Se o novo comandante precisou mexer na dupla de zaga nos dois primeiros jogos, o terceiro trará a necessidade de novas mudanças. David Luiz, que foi titular contra o Cruzeiro, está fora por conta de uma entorse no tornozelo direito. Ainda que a fratura no local tenha sido descartada, o zagueiro está fora por tempo indeterminado. Fabrício Bruno também é baixa no próximo compromisso, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Fabrício Bruno foi um dos grandes destaques da vitória do Flamengo sobre o Vasco, mas recebeu amarelo e está suspenso (Foto: Icon Sport)

Dessa forma, Tite terá três opções para formar a zaga do Flamengo contra o Grêmio: Léo Pereira, Pablo e Rodrigo Caio. O canhoto será titular, enquanto os outros dois brigam por uma vaga. O ex-Corinthians chegou a ser acionado para a vaga de David Luiz, já no segundo tempo do jogo diante do Cruzeiro, mas existe a expectativa de que o camisa 3 tenha uma oportunidade. Rubro-Negro carioca e Tricolor gaúcho se enfrentam nesta quarta (25), às 21h30 (de Brasília), em Porto Alegre. 

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo