Brasileirão Série A

Cruzeiro: jogo contra o Palmeiras é a chance de ‘virar a chave’ e superar marca ruim no Brasileirão

Time celeste venceu apenas um dos quatro jogos que fez contra os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro

O Cruzeiro faz campanha acima das expectativas no Campeonato Brasileiro e o ocupa a sexta colocação, com 29 pontos em 16 jogos, uma partida a menos que parte dos seus concorrentes na competição.

A Raposa está um ponto atrás do quarto colocado, São Paulo, quatro atrás do vice-líder Palmeiras, e tem sete a menos que o líder Botafogo. Todas as equipes citadas fizeram 17 jogos até aqui.

Se já vem bem no Brasileirão, o Cruzeiro poderia estar ainda melhor se não fosse uma situação: o time celeste tem sofrido contra as equipes do top 5 da competição, tendo vencido apenas um dos quatro jogos que disputou contra elas.

Depois de bater o Botafogo por 3 a 2, no Mineirão, em partida válida pela primeira rodada do campeonato, em um jogo muito movimentado, o time celeste foi derrotado por São Paulo, Bahia e Flamengo, todos estes em jogos fora de casa.

Se serve de alento, os comandados de Fernando Seabra até atuaram bem em parte destas partidas. Contra paulistas e baianos, se fragilizau após expulsões. No jogo contra os cariocas, sofreu gols em vacilos. Em nenhuma destas situações os três pontos, ou até mesmo um único pontinho, vieram.

Palmeiras será último do top 5 que o Cruzeiro enfrentará no primeiro turno

O retrospecto do Cruzeiro contra o top 5 do Brasileirão preocupa mais neste momento porque a Raposa enfrenta o último deles neste primeiro turno neste sábado (20).

O time celeste terá o atual campeão brasileiro Palmeiras pela frente, às 21h, no Allianz Parque, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Como dito anteriormente, o Porco é o segundo colocado na tabela, com 33 pontos em 17 jogos. O alviverde vem de derrota fora de casa para o Botafogo.

Assim como as partidas que perdeu contra o top 5, o jogo de logo mais será na casa do adversário, onde o Cruzeiro — que é o melhor mandante do campeonato — ainda não engrenou. A Raposa tem tido dificuldades de vencer longe de Minas Gerais.

Se por um lado essa é uma notícia preocupante, é possível enxergar, também, o lado positivo da situação, já que o Cruzeiro enfrentará os principais times do Brasileirão tendo o mando de campo, no segundo turno.

É bem verdade que o time mineiro pegará o Botafogo no Rio de Janeiro, com mando do alvinegro, e o São Paulo no Espírito Santo, com mando celeste, pois a gestão do Ronaldo Fenômeno vendeu dois mandos de campo do clube estrelado.

Lucas Silva e Murilo disputam bola durante empate entre Cruzeiro e Palmeiras no Brasileirão de 2023
O Cruzeiro não conseguiu vencer o Palmeiras em 2023, perdendo por 1 a 0 em São Paulo e empatando em 1 a 1 no Mineirão – Foto: Icon Sport

Cruzeiro pode “virar a chave” contra o Palmeiras

O Palmeiras é o favorito para a partida deste sábado, no Allianz Parque, mas o Cruzeiro chega sem pressão e mais descansado, já que jogou pela última vez no dia 13, quando venceu o Red Bull Bragantino no Independência, por 2 a 1.

Assim, o time celeste pode se aproveitar do cansaço adversário, visto que os comandados de Abel Ferreira entraram em campo na quarta-feira (17), contra o Botafogo — o Porco ainda perdeu o ponta Estêvão e o lateral-esquerdo Piquerez, ambos lesionados — e da tranquilidade de ser o azarão do confronto.

Caso consiga utilizar estes aspectos ao seu favor e buscar uma vitória, contra um “bicho-papão” do futebol brasileiro, fora de casa, certamente o Cruzeiro virará a chave de vez e se colocará como um postulante às primeiras posições do Brasileirão 2024.

Para além melhorar a campanha contra os principais times da competição, o Cruzeiro mostrará que pode, sim, vencer os mais fortes adversários do Brasil, dentro e fora de seus domínios.

Isso gerará aumento de confiança no time e torcida e a tendência é que impulsione a equipe para a difícil sequência que terá pela frente.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo