Brasileirão Série A

Mais uma vez, uma cria da Academia deve salvar o Palmeiras na hora do aperto

Titular absoluto terá de ser submetido a uma cirurgia em caráter imediato

O Palmeiras está com um problema de lesões em série no seu elenco. Depois de Estêvão, o clube informou nesta sexta-feira (19) que tem mais uma baixa entre seus titulares absolutos às vésperas do mês mais decisivo para o clube na temporada.

O lateral-esquerdo Piquerez, do Palmeiras, será submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo. Segundo o Palmeiras informou, o uruguaio se queixou de dores após a derrota para o Botafogo, na última quarta-feira (17), e exames mais profundos detectaram uma lesão de menisco.

Na sua ausência, cujo prazo, como de praxe, o Palmeiras não divulgou, a substituição natural virá com Vanderlan, revelado na base do clube. Ao menos é isso que o desempenho das opções do setor na temporada, bem como os estilos de jogo, levam a concluir como lógico.

Embora o Palmeiras tenha investido alto e acirrado atritos com o São Paulo por Caio Paulista, o Cria da Academia tem um histórico recente de ser mais aproveitado na função do que o ex-tricolor.

No geral, Caio Paulista jogou até mais vezes que Vanderlan. Mas o jogador, que chegou ao clube neste ano, com 19 participações, foi algumas vezes atacante, sua posição de origem, e até meia, além de lateral.

Já Vanderlan, embora também tenha feito dobra com Piquerez, entrou mais vezes na função de lateral do que de “ponta” espetado nas 17 vezes em que foi a campo pelo Alviverde.

Mais jogos como titular pelo Palmeiras no ano

Outro ponto para o número de participações de Caio também ser maior é o fato de ele ter recebido mais chances no Campeonato Paulista, com nove no total contra cinco de Vanderlan. O que denota que, à medida que a temporada transcorreu, o jovem da base ganhou a disputa para ser primeira opção de Abel na ausência de Piquerez.

E mesmo no Estadual, quando Caio teve mais chances, Vanderlan foi mais vezes titular que o concorrente. Vanderlan também supera Caio Paulista em jogos como titular no ano 6 x 5.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Estilo de jogo do Palmeiras combina mais com Vanderlan

Participando do dia-a-dia dos profissionais desde 2021, e em definitivo a partir de 2022, Vanderlan tem um entendimento muito mais completo do jogo de Abel Ferreira do que Caio.

Isso tem a ver com o tempo de clube, mas também com os estilos de jogo. Vanderlan é um jogador que sabe cadenciar e jogar melhor sem bola que Caio, cuja característica marcante é partir para a linha de fundo para fazer o último passe, sem se preocupar tanto em preparar a jogada.

Isso vale também para quando tem a bola no pé perto da área. Quando não termina ele mesmo a jogada, batendo a gol, Caio tenta normalmente a assistência direta.

Vanderlan x Caio Paulista


6. VANDERLAN

21 anos | 1,85m

68 jogos (33 como titular), 1 gol e 6 assistências pelo Palmeiras
17 jogos (6 como titular) e 1 assistência na temporada 2024
3 jogos (1 como titular) pela Libertadores 2024
9 jogos (2 como titular) e 1 assistência pelo Brasileiro 2024
5 jogos (3 como titular) pelo Paulista 2024

16. CAIO PAULISTA
26 anos | 1,84m

19 jogos (5 como titular) e 2 assistências pelo Palmeiras
19 jogos (5 como titular) e 2 assistências na temporada 2024
1 jogo (1 como titular) pela Libertadores 2024
7 jogos (1 como titular) pelo Brasileiro 2024
1 jogo (1 como titular) pela Copa do Brasil 2024
9 jogos (1 como titular) e 1 assistência pelo Paulista 2024

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo