Botafogo volta a levar gol no fim e Cruzeiro vence jogo maluco no Brasileirão
Em jogo de cinco gols, virada e expulsão, Cruzeiro bate Botafogo por 3 a 2 no Mineirão
Cruzeiro e Botafogo fizeram um jogo maluco, mas foi o lado azul que riu por último na noite deste domingo (14), no Mineirão. Em partida marcada por gol no começo, virada, expulsão e empate com um a menos, mineiros e cariocas ficaram no 3 a 2 após Rafael Elias Papagaio desempatar já nos acréscimos. Tiquinho Soares e Danilo Barbosa fizeram para o alvinegro, enquanto Lucas Silva, Rafa Silva e o já citado Papagaio marcaram para a Raposa.
O resultado melhora o clima no lado celeste, que vinham em crise, enquanto joga mais pressão em cima do Botafogo, que faz primeira parte de temporada ruim e gera dúvidas em seus torcedores, que viram seu time ser derrotado com um gol no final mais uma vez.
Cruzeiro chegou com time titular diferente
Muito criticado por ter repetido a escalação do Cruzeiro no clássico na partida contra o Alianza FC (COL), pela Copa Sul-Americana, o treinador Fernando Seabra decidiu mexer na equipe, ainda que as mudanças não fossem aquelas que o torcedor esperava. O goleiro Anderson ganhou a titularidade de Rafael Cabral, que pediu para não jogar por estar negociando sua saída do clube, Ramiro ganhou a titularidade do criticado Mateus Vital e Rafa Silva foi escolhido para comandar o ataque, já que Juan Dinenno sentiu um desconforto muscular.
O Cruzeiro entrou em campo com: Anderson; William, Zé Ivaldo, Neris e Marlon; Lucas Romero, Ramiro e Lucas Silva; Matheus Pereira, Arthur Gomes e Rafa Silva.
O Botafogo, que vem de duas derrotas na Copa Libertadores e de um Campeonato Carioca ruim, por sua vez, foi escalado pelo treinador Artur Jorge da seguinte forma: Gatito Fernández; Mateo Ponte, Lucas Halter, Bastos e Marçal; Gregore, Marlon Freitas; Luiz Henrique, Jeffinho, Junior Santos e Tiquinho.
Em busca de recuperação, o torcedor do Botafogo depositou suas esperanças no forte ataque da equipe, com nomes badalados como o ponta Luiz Henrique e o atacante Tiquinho Soares, além dos perigosos Jeffinho e Junior Santos.
O que de melhor aconteceu no jogo?
- O rápido ataque do Botafogo funcionando e Tiquinho Soares mostrando seu oportunismo
- Boas defesas de Gatito Fernández
- Capacidade de recuperação do Cruzeiro
- Nova atuação de gala de Matheus Pereira
- Capacidade de recuperação do Botafogo mesmo com um jogador a menos
O que de pior aconteceu no jogo?
- Fragilidade da defesa e meio de campo do Cruzeiro, mesmo num esquema com três volantes
- Lesões de Marlon Freitas e Bastos
- Entrada violenta de Alexander Barboza em cima de Matheus Pereira
Cruzeiro vai melhor em primeiro tempo de gols
Mesmo jogando em casa, o Cruzeiro não sustentou nem cinco minutos sem sofrer gol. Aos quatro, Junior Santos foi lançado pela esquerda e ficou no mano a mano com Zé Ivaldo, quem bateu com facilidade antes de invadir a área e cruzar para trás, a bola ainda desviou em Neris antes ficar limpa para Tiquinho Soares, sem goleiro, balançar a rede.
Ainda que o Cruzeiro tenha sofrido um baque com o gol e passado por alguns minutos difíceis, o time foi crescendo e passou a se fazer mais presente no campo de defesa botafoguense, com a equipe carioca passando a buscar o contra-ataque. Aos 19 minutos, William cruzou para Arthur Gomes, o camisa 11 cabeceou, a bola bateu na zaga e voltou para ele, que rolou para trás, encontrando Lucas Silva, que chegou batendo de esquerda para estufar a rede de Gatito Fernández e empatar o jogo.
⚽É GOL DO CRUZEIRO! DO CAPITÃO LUCAS SILVA!
Chute firme e o primeiro gol no campeonato! Vem ver o lance e a comemoração!
🔷 #CRUxBOT | 1-1 | 🔷 #SouCruzeiroTradição pic.twitter.com/oNTl5zPCjR
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) April 14, 2024
O Botafogo sentiu o gol do Cruzeiro, que seguiu em cima e até conseguiu ampliar, mas o lance foi invalidado. Aos 28, William cruzou da direita, ela passou por Matheus Pereira e achou Arthur Gomes, que se enroscou com a zaga botafoguense e com Gatito, empurrando para a rede. O lance foi para o VAR e o árbitro Matheus Candançan invalidou por um toque no braço do camisa 11, que recebeu cartão amarelo no lance.
O primeiro do Fogão no Campeonato Brasileiro 2024💪🏾⚽️
Júnior Santos se livrou da marcação e deixou Tiquinho Soares na boa para abrir o placar. VAAAAMOS! #VamosBOTAFOGO
📹 @canalpremiere pic.twitter.com/ULwziU12HC
— Botafogo F.R. (@Botafogo) April 14, 2024
No geral, pode-se dizer que o Cruzeiro foi melhor que o Botafogo no primeiro tempo e os vários momentos em que os cariocas fizeram cera para esfriar o ímpeto da Raposa mostraram isso, Além disso, Gatito Fernández precisou fazer boas intervenções que evitaram outros gols celestes.
Cruzeiro segue em cima e vira placar
O Cruzeiro seguiu bem na segunda etapa, se mantendo no campo de ataque, mas as chances de gol diminuíram. O Botafogo, por sua vez, aproveitava a velocidade de seus jogadores no contra-ataque e assim conseguiu assustar o goleiro Anderson.
Com dificuldades para buscar o resultado mesmo após as duas mudanças feitas, entraram Hugo e Savarino nas vagas de Marçal e Jeffinho — Tchê Tche, no primeiro tempo, e Alexander Barboza, no segundo, já haviam entrado nos lugares dos lesionados Marlon Freitas e Bastos —, o Botafogo viu o Cruzeiro virar o placar aos 19. Matheus Pereira fez linda jogada na área, com direito a chapéu, mas foi desarmado. A defesa alvinegra se complicou na hora de tirar e a bola sobrou para Rafa Silva, que livre, não perdoou e fez o Mineirão balançar.
⚽ O GOL DA VIRADA É DO RAFA SILVA!
No bate e rebate na área, o atacante chuta colocado e faz o segundo do Cruzeiro no jogo! VAMOOOS!🔷 #CRUxBOT | 2-1 | 🔷 #SouCruzeiroTradição pic.twitter.com/OAwfA5i7oZ
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) April 14, 2024
Barboza dá entrada violenta e é expulso
E se já estava difícil para o Botafogo, as coisas ficaram ainda piores aos 26. O zagueiro argentino Alexander Barboza, que havia entrado cinco minutos antes, cometeu falta violentíssima em Matheus Pereira. Inicialmente recebeu amarelo, mas após revisão no VAR foi expulso.
Fernando Seabra, que já havia colocado Cifuentes, Barreal e Rafael Elias Papagaio nas vagas de Ramiro, Arthur Gomes e de um cansado e aclamado Rafa Silva minutos antes mexeu novamente, sacando Lucas Silva e promovendo a entrada de Mateus Vital.
Botafogo empata com um a menos
Mesmo com um a menos o Botafogo não desistiu e chegou ao empate aos 37, em escanteio bobo cedido por Marlon. Danilo Barbosa subiu alto, conseguindo bater Neris e Gabriel Veron, que havia acabado de entrar na vaga de Matheus Pereira, e cabeceou forte para marcar o 2 a 2.
Danilo Barbosa para empatar o jogo no Mineirão. Vamos, FOGO! 🔥🥷🏾 #VamosBOTAFOGO
📹 @canalpremiere pic.twitter.com/JWRCpabyWj
— Botafogo F.R. (@Botafogo) April 14, 2024
Cruzeiro não desiste e faz mais um
Ainda que o gol tenha sido um balde de água fria no Cruzeiro, o time celeste não desistiu e seguiu atacando. E aos 45, William recebeu bola na direita e rolou bonito para Rafael Papagaio, que só precisou conferir e colocar o time celeste na frente novamente, 3 a 2.
⚽ 🦜PAPAGAIO FAZ O SEU GOL!
Num belo passe do William, Rafael Elias afunda a rede e coloca o Cruzeiro na frente do placar!🔷 #CRUxBOT | 3-2 | 🔷 #SouCruzeiroTradição pic.twitter.com/ZqWapghpVl
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) April 14, 2024
Próximos desafios de Cruzeiro e Botafogo
O Cruzeiro volta a jogar na quarta-feira (17), contra o Fortaleza, na Arena Castelão. A partida, que acontecerá às 20h, valerá pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Botafogo entra em campo na quinta (18), contra o Atlético Goianiense, às 21h30, no Estádio Nilton Santos.