Sul-Americana

A regra da Sul-Americana que prejudica o mercado do Cruzeiro

Clube celeste já acertou sete contratações, nem todas oficializadas, mas chegará desfalcado nas oitavas da Sula

O Cruzeiro apresentou o atacante Kaio Jorge, nesta segunda-feira (24), em coletiva onde um relato emocionado do pai do jogador roubou a cena. E a chegada de novos jogadores tem sido algo bem corriqueiro na Toca da Raposa 2.

Desde que foi vendido para o empresário Pedrinho BH, o Cruzeiro adotou uma postura agressiva no mercado, com a ideia de subir o time de patamar, ou patamares, de forma imediata.

Visando conquistar seus objetivos na temporada, uma classificação à Copa Libertadores pelo Brasileirão (no que diz respeito à colocação) e o título da Copa Sul-Americana, a Raposa já acertou a contratação de sete jogadores, sendo eles:

Destes, nem todos foram oficializados. Lautaro Díaz finaliza parte burocrática e exames médicos, Matheus Henrique e Walace ainda precisam passar por exames.

Fabrizio Peralta disputa a Copa América pela Seleção Paraguaia, virá ao Brasil somente após a competição.

Ainda assim, mesmo aqueles não anunciados são nomes certos que reforçarão o Cruzeiro a partir de 10 de julho, quando a janela de transferências de inverno se abrirá.

Matheus Henrique é uma das grandes contratações do Cruzeiro para a temporada
Matheus Henrique (com a bola) é uma das grandes contratações do Cruzeiro para a temporada e chega para ser titular – Foto: Icon Sport

Regra fará Cruzeiro chegar desfalcado nas oitavas da Copa Sul-Americana

Apesar de ter acertado com pelo menos mais sete atletas para a continuidade da temporada, o Cruzeiro segue atento ao mercado, mesmo entendendo que o elenco já reforçou os setores mais carentes.

Para se ter ideia, o atacante Dudu esteve muito próximo de retornar ao Cruzeiro, em negociação que melou de forma polêmica, e o zagueiro colombiano Yerry Mina segue na pauta de Alexandre Mattos, mas o desfecho desta história ainda está em aberto.

Mas o que se sabe também é que independentemente do que aconteça daqui para frente na temporada, o Cruzeiro chegará desfalcado nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Isso acontece porque no artigo 3.7.5.10 do Manual de Clubes da Copa Sul-Americana de 2024 consta que:

Os clubes classificados para as Oitavas de Final (incluindo as equipes que tenham disputado os Playoff das Oitavas de Final e que não tenham utilizado todas as 5 substituições permitidas) poderão substituir até 5 (cinco) jogadores da lista de até 50 (cinquenta), (…) utilizando os mesmos números de camisa e calção dos jogadores substituídos.

O Cruzeiro inscreveu 50 jogadores, muitos deles das categorias de base do clube, para a fase de grupos para a Copa Sul-Americana. Agora, de acordo com o regulamento, poderá realizar cinco substituições para as oitavas de final.

Sendo assim, pelo menos dois dos reforços do Cruzeiro para a janela de julho não poderão ser inscritos na competição. Se novos jogadores chegarem, a lista de desfalques aumenta.

Se por um lado o Cruzeiro não poderá contar com alguns atletas que contratou nas oitavas da Sula, por outro, os nomes que ficarão de fora poderão ser utilizados com maior frequência no Campeonato Brasileiro, já que é provável que o calendário pesado cobre seu preço em algum momento.

Jovens jogadores, ainda nos times sub-17 e sub-20, e atletas que deixaram o clube, como Rafael Elias Papagaio e Rafael Cabral, serão os cortados pelo clube celeste para a entrada dos reforços.

Pensando nas contratações feitas e nas carências do elenco celeste, é provável que o goleiro Cássio, os volantes Walace e Matheus Henrique, e os atacantes Kaio Jorge e Lautaro Díaz sejam os escolhidos em um primeiro momento.

Muito promissores, os jovens Jonathan Jesus e Fabrizio Peralta devem ficar de fora das oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Cenário melhora nas quartas de final

Caso consiga se classificar para as quartas de final da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro poderá, enfim, contar com todos seus reforços contratados até aqui.

A partir da fase em questão, a CONMEBOL permite mais três substituições de jogadores, portanto, se a Raposa mantiver o número de contratados em sete, não terá problemas.

Caso cheguem mais dois jogadores, ainda assim não será possível que todos sejam inscritos, sendo necessária a classificação para as semifinais.

Inscrições na semifinal e final da Copa Sul-Americana

A última fase que permite subsituições de inscritos é a semifinal, novamente três. Na final, não são permitidas novas inscrições.

É importante ressaltar que a CONMEBOL permite a substituição de algum goleiro lesionado em qualquer uma das fases da Copa Sul-Americana, desde que a gravidade da lesão tenha sido comprovada e certificada pela Comissão Médica da instituição. Se ocorrer, essa mudança será permanente.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo