Brasil

Poucos gols, mas decisivo e de refino técnico: conheça Lautaro Díaz, reforço do Cruzeiro

Atacante argentino de 26 anos é aguardado na próxima semana em Belo Horizonte

O Cruzeiro anunciou, na segunda-feira (11), acordo com o atacante argentino Lautaro Díaz, de 26 anos, que estava no Independiente Del Valle, do Equador.

O atacante é aguardado em Belo Horizonte na semana que vem para passar por exames médicos e, se aprovado, assinar contrato de quatro temporadas com o clube celeste.

Estima-se que o Cruzeiro pagará 3 milhões de dólares (R$ 16 milhões, na cotação atual) por 70% dos direitos econômicos do argentino.

O jogador chega como mais uma opção para o ataque do Cruzeiro, o segundo contratado por Alexandre Mattos para o setor. O primeiro foi Kaio Jorge, ex-Santos e Juventus, já foi anunciado.

Além de se reforçar com um jogador que já esteve na mira de outros clubes brasileiros e conhecido por marcar gols em equipes do país, a Raposa enfraquece um possível adversário na Copa Sul-Americana.

O Independiente Del Valle enfrentará o Boca Juniors no playoff que definirá o rival do Cruzeiro nas oitavas da Sula 2024. Se o Del Valle passar, estará sujeito, inclusive, à temida “Lei do ex”.

Como joga Lautaro Díaz?

Mapa de calor do atacante Lautaro Díaz, novo reforço do Cruzeiro
Mapa de calor do atacante Lautaro Díaz, novo reforço do Cruzeiro – Foto: WyScout

Apesar do Cruzeiro ainda não ter encontrado um jogador para fazer a função do lesionado Juan Dinenno, como um 9 de área, no elenco ou fora dele, a tendência é que Lautaro Díaz não seja esse jogador.

O argentino, apesar de ter porte físico de um jogador de área, com 1,81m de altura, é mais leve e móvel, e não faz o tipo que fica preso no centro do ataque, brigando com os zagueiros.

Ele atua mais solto, podendo ser um segundo atacante, ou até mesmo cair pelos lados, em especial do direito. Se for escalado como 9, se movimentará com maior frequência, o que pode abrir espaços.

Normalmente, faz o movimento de corrida buscando o centro da área, mas partindo dos lados do campo. O famoso “facão”.

A Trivela contou com dados dos sites especializados WyScout e Sofascore para analisar Lautaro Díaz.

A Trivela conversou com o jornalista João Vitor Nunes, da Rede Globo e dono do perfil La Cancha FC, especializado no futebol sul-americano, para entender o que Lautaro Díaz pode trazer ao Cruzeiro.

— Lautaro Díaz traz algumas características complementares ao elenco do Cruzeiro. Como já tem o Kaio Jorge e o Juan Dinenno para serem esses homens mais centralizados, brigadores, Díaz fará o papel de ser o homem mais móvel — afirmou Nunes.

Segundo ele, o argentino pode ser uma boa opção quando Fernando Seabra desejar mudar as características do time, durante uma partida ou contra um adversário específico.

— Você consegue tirar a referência desse centroavante mais fixo ali no ataque para ter um jogador mais móvel. Ele pode fazer esse 9, mas também pode jogar junto desse homem de referência. Se assemelha ao Rafa Silva, que joga como um segundo atacante, se aproximando mais do meia — explicou.

Para João Vitor, Seabra ganha a possibilidade de fazer uma linha ofensiva mais assimétrica, com o Matheus Pereira jogando como um 10 abrindo pelo lado direito, mais próximo do Díaz.

Ele afirmou que esse posicionamento pode ser utilizado, inclusive, num sistema com três zagueiros que dê maior liberdade aos bons Marlon e William. Assim, o Cruzeiro teria a profundidade com os laterais e Matheus e Díaz teriam liberdade para atuar pelo meio.

João Vitor Nunes falou sobre o futebol de Lautaro Díaz em seu Twitter, em um fio foi feito em parceria com o analista Felipe Nunes:

Pontos fortes de Lautaro Díaz

  • Velocidade
  • Pressão na saída de bola adversária
  • Aceleração
  • Mobilidade
  • Capacidade técnica
  • Bom desempenho em competições internacionais

Pontos fracos de Lautaro Díaz

  • Baixo número de gols e assistências na carreira
  • Pouca experiência em grandes ligas
Lautaro Díaz foi o melhor jogador da final da Copa Sul-Americana de 2022, quando marcou um gol e deu uma assistência na vitória do Independiente Del Valle sobre o São Paulo
Lautaro Díaz foi o melhor jogador da final da Copa Sul-Americana de 2022, quando marcou um gol e deu uma assistência na vitória do Independiente Del Valle sobre o São Paulo – Foto: Icon Sport

As características do novo reforço do Cruzeiro

Muitos torcedores sentiram desconfiança na contratação de Lautaro Díaz pelo número modesto de gols do jogador na carreira.

Em sua temporada mais goleadora, a de 2023, Díaz fez apenas oito gols e deu uma assistência em 34 jogos. Isso jogando em um dos clubes mais fortes do país no momento.

Mas João Vitor Nunes explica que se trata de um jogador de boas valências técnicas.

— Lautaro Díaz é conhecido por sua mobilidade, capacidade técnica de condução, domínio de bola e habilidade para vencer duelos ofensivos um contra um. Defensivamente, ele também contribui, pressionando a saída de bola e ajudando a fechar as linhas — aponta.

Essa pressão, inclusive, é um dos pontos fortes do jogador, rápido e atento, que consegue roubar muitas bolas no campo de ataque.

  • Abaixo podemos ver o jogador abusar da técnica para marcar um golaço contra o Palmeiras:

Mesmo não sendo muito corpulento, Díaz tem 72 kg, o atacante consegue brigar com os zagueiros e obter vantagem por sua velocidade.

  • Essa característica fica clara em novo gol marcado contra o Corinthians:

Lautaro Díaz é um jogador muito rápido, com boa aceleração, capaz de ganhar disputas em velocidade sem muito esforço.

É importante ressaltar o aspecto da aceleração, porque ele consegue dar piques com facilidade, mesmo saindo da inércia.

Essa característica pode ser muito importante para surpreender defesas mais desatentas. Quando o zagueiro percebe, Díaz já passou.

Lautaro Díaz tem boa média em competições internacionais

Se Lautaro Díaz não tem uma carreira artilheira, isso muda no recorte das competições internacionais.

São 19 jogos de Díaz pelo Independiente Del Valle em competições internacionais, 14 como titular, e nada menos que 12 gols marcados e três assistências dadas.

Essa mística, apesar de não ser definitiva, tem seu valor, visto que ter um homem acostumado com os jogos de Copa pode ser fundamental para equipes que buscam títulos neste tipo de competição.

Os números de Lautaro nas competições internacionais ainda mostram uma de suas principais características, a precisão.

Ele costuma finalizar na direção do gol, algo importante, inclusive ao jogar ao lado de um homem de referência, que poderá aproveitar eventuais rebotes para marcar.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo