RD Congo x Zâmbia: onde assistir, palpites e escalações – Copa das Nações Africanas – 17/01/2024
Veja onde assistir, palpites e escalações de RD Congo x Zâmbia pela Copa das Nações Africanas

Nesta quarta-feira, 17 de janeiro, acontece o duelo entre RD Congo x Zâmbia, válido pela 1ª rodada do Grupo F da Copa das Nações Africanas. A bola rola no Estádio Laurent Pokou, na Costa do Marfim, às 17h (horário de Brasília). O grupo ainda é composto por Marrocos e Tanzânia.
- A última participação da Zâmbia na competição foi em 2015, na ocasião a seleção não venceu e caiu na fase de grupos;
- A última participação da República Democrática do Congo no torneio foi em 2019, quando caiu nas oitavas de final para Madagáscar;
- No retrospecto geral entre as seleções são 10 partidas oficiais com 6 empates, 3 vitórias da Zâmbia e uma vitória da RD Congo;
- A RD Congo é bicampeã da Copa das Nações Africanas (1968 e 1974);
- A Zâmbia conquistou o título do campeonato em 2012.
Onde assistir RD Congo x Zâmbia ao vivo?
O jogo entre RD Congo x Zâmbia terá transmissão ao vivo para o Brasil pelo aplicativo BandPlay.
- Data: quarta-feira, 17 de janeiro de 2024;
- Horário: 17h (horário de Brasília);
- Local: Estádio Laurent Pokou, na Costa do Marfim;
- Onde assistir: BandPlay (streaming).

Finalizado
1
-1

Congo DR - Zambia
Copa das Nações Africanas - Laurent Pokou Stadium
1° Turno
Escalação confirmada da RD Congo
Mpasi; Kalulu, Inonga, Mbemba, Masuaku; Moutoussamy, Pickels; Wissa, Kakuta, Bongonda; Bakambu. Técnico: Sébastien Desabre.
Escalação confirmada da Zâmbia
Mulenga; Kabwe, Sunzu, Mwape, F.Musonda; Kangwa, L.Musonda, Kapumbu, Banda; Daka, Sakala. Técnico: Avram Grant.
Palpites de RD Congo x Zâmbia
Palpite 1
VS
Resultado final: Empate
2,65
Palpite 2
VS
Ambos marcam
2,24
Palpite 3
VS
Marcar primeiro gol: Zâmbia
2,15
Os palpites da redação da Trivela
Resultado final: Empate – 2,65
Não há uma seleção considerada favorita na estreia do Grupo F da Copa das Nações Africana, no confronto entre República Democrática do Congo e Zâmbia. Isso porque nos 10 confrontos entre as seleções na história, houve 6 empates. Além disso, ambas as seleções não vivem seus melhores momentos: RD Congo disputou 2 partidas neste ano, perdeu uma e empatou a outra. Já a Zâmbia empatou a única partida que disputou em 2024. Logo, o palpite de empate é recomendado.
Ambos marcam: sim – 2,24
Ambas as seleções marcaram em 7 das 10 partidas oficiais entre República Democrática do Congo e Zâmbia. No total foram marcados 25 gols, totalizando média de 2,5 gols por jogo. Além disso, as seleções possuem equidades técnicas, e devem buscar os três pontos na estreia da CAN, logo, o palpite para que ambas as equipes marquem é plausível.
Marcar primeiro gol: Zâmbia – 2,15
O palpite para que a seleção da Zâmbia marque o primeiro gol da partida contra a República Democrática do Congo é recomendado, isso porque a Zâmbia abriu o placar em 3 das últimas 4 partidas que enfrentou a RD Congo.
RD Congo x Zâmbia: retrospecto e últimos jogos
Últimos 5 jogos da RD Congo
Copa das Nações Africanas Qualification 19/11/24
D

Ethiopia
2

Congo DR
1
Copa das Nações Africanas Qualification 16/11/24
D

Guinea
1

Congo DR
0
Copa das Nações Africanas Qualification 15/10/24
V

Tanzania
0

Congo DR
2
Copa das Nações Africanas Qualification 10/10/24
V

Tanzania
0

Congo DR
1
Copa das Nações Africanas Qualification 09/09/24
V

Ethiopia
0

Congo DR
2
Últimos 5 jogos da Zâmbia
Copa das Nações Africanas Qualification 19/11/24
V

Sierra Leone
0

Zambia
2
Copa das Nações Africanas Qualification 15/11/24
V

Ivory Coast
0

Zambia
1
Copa das Nações Africanas Qualification 15/10/24
V

Chad
0

Zambia
1
Copa das Nações Africanas Qualification 11/10/24
E

Chad
0

Zambia
0
Copa das Nações Africanas Qualification 10/09/24
V

Sierra Leone
2

Zambia
3
Últimas notícias da RD Congo
A República Democrática do Congo conquistou a CAN em 1968, quando era Congo-Kinshasa, e em 1974, quando se chamava Zaire. No entanto, desde então, apesar de contar com alguns times talentosos, a equipe tem frequentemente desapontado nas competições, não conseguindo atender às expectativas. Após não se classificar para a última edição, a seleção está de volta, agora sob o comando de Sébastien Desabre, um treinador francês com vasta experiência no futebol africano, tanto em clubes quanto em seleções.
A Federação Congolesa tentou fortalecer a equipe ao buscar a inclusão do lateral direito Aaron Wan-Bissaka. No entanto, o jogador do Manchester United optou por aguardar uma convocação da Inglaterra, recusando a oportunidade de representar a República Democrática do Congo.
Destaque da RD Congo: Theo Bongonda
Aos 28 anos, o atacante do Spartak Moscou, da Rússia, é uma peça fundamental e o principal goleador da equipe nacional da RD Congo. Na temporada, Theo Bongonda esteve em campo em 28 partidas, incluindo compromissos pelo clube e pela seleção, anotou 7 gols e proporcionou 2 assistências. Como atacante, ele representa a principal esperança de gols para sua nação.
Últimas notícias da Zâmbia
O israelense Avram Grant, ex-técnico do Chelsea, foi designado para assumir o comando da seleção da Zâmbia, buscando resolver um dos problemas enfrentados pela equipe: a ausência de vitórias na CAN desde a conquista do título em 2012.
Desde então, os Copper Bullets conseguiram se classificar para o torneio apenas uma vez, em 2015. Sob a liderança de Grant, a Zâmbia conseguiu manter o título da Cosafa Cup, competição que envolve equipes do sul da África. No entanto, enfrentou derrotas questionáveis para Malawi e Niger em 2023.
Destaque da Zâmbia: Patson Daka
Com o objetivo de retomar finalmente o caminho das vitórias na CAN, a responsabilidade recai sobre a grande estrela do país: o atacante Patson Daka, que recentemente entrou para o Top 10 dos maiores artilheiros da história da nação. Patson Daka desempenha um papel de liderança no setor ofensivo do Leicester, equipe da segunda divisão inglesa. Na atual temporada, o jogador participou de 12 jogos, incluindo compromissos pelo clube e pela seleção, marcando 9 gols e proporcionando 2 assistências. Aos 29 anos, ele se prepara para disputar a Copa das Nações Africanas pela primeira vez.