Premier League

Leicester contrata um ótimo nome para seu ataque: Patson Daka, do Red Bull Salzburg

Daka, de 22 anos, fechou com o Leicester por £ 22 milhões em contrato de cinco anos e chega com a expectativa alta pelo que fez na Áustria

O Leicester acertou a contratação de um ótimo nome para o seu ataque: o zambiano Patson Daka, de 22 anos, que chega por £ 22 milhões (€ 30 milhões). No Campeonato Austríaco, foram 27 gols em 28 jogos na temporada 2020/21. Uma marca avassaladora do atacante, que tem chamado a atenção desde que chegou à Áustria.

Daka começou a sua carreira no seu país, passando por Nchanga Rangers, Green Buffaloes, Kafue Celtic, Power Dynamos e voltou ao Kafue Celtic. Foi lá que acabou recrutado pelo grupo Red Bull, que o contratou por empréstimo para o Liefering, clube satélite do Red Bull Salzburg. No Liefering, chegou em janeiro, fez 11 jogos, com quatro gols e duas assistências. Agradou e foi contratado em definitivo já para o Red Bull Salzburg por € 250 mil.

Se estabeleceu aos poucos e foi só em 2019/10 que ele se tornou um marcador de gols em série. Foram 45 jogos naquela temporada em todas as competições, com 27 gols em 12 assistências. Só no Campeonato Austríaco, foram 31 jogos e 24 gols, além de oito assistências. Chegou a quebrar um recorde com três gols em 11 minutos de jogo. Um desempenho que já chamava a atenção, já que ele acabou sendo o substituto de Erling Haaland, que se transferiu ao Borussia Dortmund em janeiro de 2020.

Em junho de 2020, quando ele começava a brilhar intensamente, já avisamos que era um jogador para ficar de olho. O desempenho na temporada passada foi de excelente nível. No total, foram 42 jogos, 34 gols e 12 assistências do zambiano. Jogou a fase de grupos da Champions League, mas não conseguiu marcar os gols – marcou apenas na fase preliminar, diante do Maccabi Tel Aviv, quando foi decisivo. No total, foram 68 gols pelo Red Bull Salzburg em 125 jogos.

Daka se mostrava uma potencial estrela, seguindo passos de Sadio Mané e Salah e Aubameyang. “Estou muito, muito empolgado em chegar a este grande e histórico clube. Foi o meu sonho e estou feliz e ansioso para o que vem a seguir”, afirmou o jogador ao site do clube. “Eu acompanho o Leicester desde o momento que eles ganharam a liga. Eu sinto que é o lugar perfeito para mim, porque é um time que briga por títulos”.

“Eu sei que não será fácil, mas eu me sinto pronto para encarar esse novo desafio”, continuou o jogador. “Eu darei o melhor pelo meu clube e todos os dias e eu estou ansioso para ver os torcedores do Leicester City dentro do estádio em breve”.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo