Europa

Novo artilheiro do Salzburg, Patson Daka quebrou um recorde na Áustria: fez três gols em 11 minutos de jogo

A venda de Erling Braut Haaland para o Borussia Dortmund não gerou grandes preocupações ao Red Bull Salzburg. Os austríacos, afinal, tinham um sucessor ao posto esperando pronto no elenco: o atacante Patson Daka, descoberto na Zâmbia. O jovem de 22 anos tinha se destacado na conquista da última Bundesliga Austríaca, com 24 gols em 32 partidas. Na atual campanha, o zambiano já soma 23 gols, e em míseras 19 aparições. Neste domingo, aliás, ele aproveitou para quebrar um recorde na vitória dos Touros Vermelhos por 3 a 1 sobre o Sturm Graz: anotou uma tripleta nos 11 primeiros minutos, o mais rápido da história no Campeonato Austríaco.

Daka passou por diferentes clubes de Zâmbia e chegou à Áustria através do Liefering, a filial do Red Bull Salzburg. Foram duas temporadas na equipe da segunda divisão, até ser promovido definitivamente ao primeiro time em 2018/19. Seu primeiro ano com os Touros Vermelhos foi tímido, mas ele deslanchou nas duas últimas temporadas com o clube. Mesmo ao lado de Haaland, o zambiano já era uma das principais fontes de gol na equipe de Jesse Marsch em 2019/20. O jovem ficou devendo apenas na Champions, com três gols em 16 partidas pelo torneio. Em compensação, no Campeonato Austríaco, Daka é rei.

Na edição passada da Bundesliga Austríaca, Daka já foi o principal artilheiro do time, ultrapassando Haaland depois da saída do norueguês para a Alemanha. O ataque do Salzburg se desmanchou com as vendas recentes, mas o zambiano tomou o protagonismo para si, ao lado de Mergim Berisha e Sékou Koita. Seus atuais 23 gols não permitem apenas superar a sua marca na edição passada, como também mirar a artilharia geral do torneio. Koita é o segundo na lista de goleadores e possui nove gols a menos. E isso porque Daka passou quatro rodadas afastado por lesão. Dos 19 jogos que disputou, balançou as redes em 17, numa regularidade impressionante.

A tripleta deste domingo começou aos três minutos. Daka recebeu um lançamento longo e deu um toque na saída do goleiro. Aos cinco, o zambiano assinalou o segundo, num lindo peixinho. E o terceiro viria aos 11, completando um rebote na pequena área. O artilheiro ainda poderia ter feito o quarto no segundo tempo, mas o goleiro Jörg Siebenhandl pegou um pênalti. Amadou Dante anotou o gol de honra do Sturm Graz.

O Red Bull Salzburg lidera o Campeonato Austríaco com 29 pontos, quatro de vantagem na liderança do hexagonal final. O principal perseguidor é o Rapid Viena, que goleou o Wolfsberger por 8 a 1 nesta rodada. Taxiarchis Fountas foi o destaque com três gols, mas os vienenses ainda contaram com dois gols contra dos adversários.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo