Sem chances na Inglaterra, Wan-Bissaka é sondado para defender RD Congo na Copa Africana de Nações
Lateral direito do Manchester United, Wan-Bissaka é inglês de nascimento, mas tem ascendência congolesa
O lateral direito Aaron Wan-Bissaka está sendo sondado para representar a seleção da República Democrática do Congo na próxima Copa Africana de Nações 2024, em janeiro. Aos 25 anos, o jogador é nascido em Londres, mas tem ascendência congolesa e nunca jogou na seleção principal da Inglaterra.
Curiosamente, ainda na categoria sub-20, ele chegou a jogar pela seleção da República Democrática do Congo. Depois, jogou pelas seleções sub-20 e sub-21 da Inglaterra. Ele chegou a ser convocado para a seleção inglesa principal em agosto de 2019, mas teve que ser cortado por lesão.
Desde então, nunca mais teve espaço, em uma seleção que tem provavelmente o melhor elenco de laterais direitos do mundo com Kyle Walker, Trent Alexander-Arnold, Kieran Trippier e Reece James. Uma concorrência que, honestamente, Wan-Bissaka não tem nenhuma chance de vencer.
Desejo de Congo por Wan-Bissaka é antigo
Em maio de 2019, quando a seleção congolesa já batia à porta de Wan-Bissaka, o lateral ainda se mantinha firme na ideia de representar a Inglaterra. “O objetivo é a Inglaterra. Estou feliz com a Inglaterra e defendendo a Inglaterra, então é o que continuarei a fazer”, disse, na época, ao Evening Standard. Só que de lá para cá, muita coisa mudou.
Wan-Bissaka surgiu muito bem na base do Crystal Palace, em 2018, e foi para o Manchester United um ano depois, em 2019, por 45 milhões de libras (55,4 milhões de libras, em valores atualizados pela inflação). Nos Red Devils, sofreu do mesmo mal que todo o time passou: inconstância, más atuações e perdeu até a posição.
Caso Wan-Bissaka aceite, ele mudará a sua ligação internacional da Inglaterra para a República Democrática do Congo e poderá jogar a Copa Africana de Nações em janeiro de 2024. O torneio será disputado na Costa do Marfim de 13 de janeiro a 11 de fevereiro.
A seleção congolesa tem alguns nomes bem conhecidos no futebol internacional. Um deles é Gaël Kukuta, de 32 anos, atualmente no Amiens. Já considerado uma grande promessa, o jogador, nascido na França, decidiu por defender RD Congo a partir de 2017, depois de não ter chances na seleção francesa.
Outro nome conhecido do time é Cédric Bakambu, atualmente no Galatasaray. Aos 32 anos, ele tem passagens importantes por Villarreal e Olympique de Marseille. Nascido na França, também tinha origem congolesa e decidiu defender o país africano a partir de 2015, depois de jogar nas seleções de base da França.
Os congoleses ainda têm jogadores também da Premier League, como o meio-campista Edo Kayembe, do Watford, e o atacante Yoane Wissa, destaque do Brentford. O capitão congolês atua na França: Chancel Mbemba, de 29 anos, defende o Olympique de Marseille desde 2022.
Nas Eliminatórias da Copa, a República Democrática do Congo começou com uma vitória e uma derrota no Grupo B. Venceu a Mauritânia por 2 a 0, mas perdeu do Sudão por 1 a 0 na última data Fifa. O time está no mesmo grupo de Senegal, principal equipe da chave.
A seleção congolesa está no Grupo F da Copa Africana de Nações 2024, junto a Marrocos, Zâmbia e Tanzânia.