Africa

Estes são os grupos da Copa Africana de Nações 2024

A Copa Africana de Nações acontecerá de 13 de janeiro a 11 de fevereiro, na Costa do Marfim. Confira os grupos sorteados nesta quinta-feira:

O futebol de seleções terá calendário cheio em 2024. E um dos primeiros compromissos começa logo na segunda semana de janeiro, com a realização da Copa Africana de Nações. A nova edição do torneio continental acontecerá na Costa do Marfim, com a decisão marcada para 11 de fevereiro. Durante as eliminatórias, basicamente todas as seleções mais fortes da África garantiram classificação – somente três antigos campeões estarão de fora. Assim, era natural esperar uma fase de grupos cheia de partidas de peso – o que, de fato, acontecerá. O sorteio nesta quinta-feira delineou os confrontos.

Há grupos bastante pesados, até pela qualidade dos times nos Potes 1 e 2 do sorteio. O Grupo C pinta como o “grupo da morte” ao reunir Senegal, Camarões, Guiné e Gâmbia – dois países tradicionais dos primeiros potes, além de equipes fortes dentro dos Potes 3 e 4. Outros duelos que chamam atenção são Costa do Marfim x Nigéria pelo Grupo A e Egito x Gana pelo Grupo B. Mais uma partida especial reunirá dois lusófonos, Cabo Verde x Moçambique, também pelo Grupo B.

  • Grupo A: Costa do Marfim, Nigéria, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau
  • Grupo B: Egito, Gana, Cabo Verde, Moçambique
  • Grupo C: Senegal, Camarões, Guiné, Gâmbia
  • Grupo D: Argélia, Burkina Faso, Mauritânia, Angola
  • Grupo E: Tunísia, Mali, África do Sul, Namíbia
  • Grupo F: Marrocos, RD Congo, Zâmbia, Tanzânia

Um dado interessante é que esta será a primeira edição da Copa Africana de Nações sem estreantes. Ao todo, 22 dos 24 times participaram de pelo menos uma das duas últimas edições do torneio continental – sendo que 15 times se repetem em relação à Copa Africana de 2021, realizada no início de 2022. Os maiores hiatos encerrados nesta CAN são de Moçambique, que estava fora da competição desde 2010, e da Zâmbia, que não jogava desde 2015. Além disso, metade das seleções nesta disputa possuem um troféu da CAN em seu passado.

Mudança de data na CAN 2023

Vale lembrar que a Copa Africana de Nações, em teoria, deveria ter acontecido no meio de 2023. No entanto, por causa da estação das chuvas, Costa do Marfim solicitou que a realização do torneio acontecesse no início de 2024. Os marfinenses originalmente sediariam a CAN 2021, mas uma série de alterações no calendário da CAF postergou o torneio no país para 2023 / 2024.

Seis estádios receberão os jogos da Copa Africana de Nações. Dois deles estarão na capital, Abidjan, inclusive o palco da final. O Estádio Alassane Ouattara tem capacidade para 60 mil pessoas e foi inaugurado em 2020. A arena, considerada uma das mais modernas da África, é propriedade do governo local e teve apoio da China na construção. Os estádios Amadou Gon Coulibaly (Korhogo), Laurent Pokou (San Pédro) e Charles Konan Banny (Yamoussoukro) também foram construídos para a CAN 2023, todos eles com capacidade para 20 mil espectadores. Já o Estádio Felix Houphouet Boigny (Abidjan) e o Estádio de la Paix (Bouaké) foram reformados para o torneio continental.

Outras competições continentais em 2024

Além da Copa Africana de Nações, a Copa da Ásia também acontecerá no início do ano, com o pontapé inicial em 12 de janeiro. Já no meio do ano, os compromissos são com a Copa América e com a Eurocopa. A Copa das Nações da Oceania também está prevista para 2024, mas sem datas definidas.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo