AfricaEliminatórias da Copa

Rodada das Eliminatórias Africanas teve belos gols de Costa do Marfim, Madagascar e Quênia

Cabeça de chave, Mali apenas empatou em casa com a República Centro-Africana

Costa do Marfim, Madagascar e Quênia marcaram gols bonitos em suas vitórias pela segunda rodada das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo nesta segunda-feira, enquanto o cabeça de chave Mali ficou apenas no empate por 1 a 1 com a República Centro-Africana. Nas outras partidas do dia, Guiné Bissau e Guiné Equatorial ganharam fora de casa pelo placar mínimo.

Principal seleção africana em campo nesta segunda-feira, a Costa do Marfim venceu Gâmbia por 2 a 0 como visitante e chegou a seis pontos em seis possíveis. Está empatada com o Gabão, também com 100% de aproveitamento. Apenas o líder de cada um dos grupos com seis seleções se classifica diretamente para o Mundial de 2026. Os quatro melhores segundos colocados disputarão um mata-mata para definir o representante do continente na repescagem internacional.

O placar foi aberto por Christian Kouamé, no fim do primeiro tempo. A Costa do Marfim conseguiu algum respiro apenas aos 40 minutos da etapa final, quando Seko Fofana, destaque do Lens que foi vendido ao Al-Nassr, da Arábia Saudita, acertou um petardo de fora da área para dar números finais.

Pelo mesmo grupo, o Quênia aplicou 5 a 0 sobre Seychelles – que terminou a segunda rodada com um 0 gols marcados e 14 sofridos, após ser destruída pelos marfinenses na estreia.

O primeiro gol, marcado por Michael Olunga, foi bem bonito: o atacante do Al Duhail, do Catar, pegou a bola na entrada da área, passou com facilidade pelo seu marcador, colocou na frente e tocou por baixo do goleiro. Ele também marcou o segundo, antes de Masoud Choka, Rooney Onyango e Benson Omalla construírem a goleada.

Mali apenas empata

Mali conseguiu furar a defesa da República Centro-Africana apenas aos 31 minutos do segundo tempo, com Kamory Doumbia, mas, três minutos depois, Geoffrey Kondogbia, do Olympique de Marseille, acertou uma bela cabeçada para empatar. Os malineses são cabeça de chave no grupo que também conta com Gana e chegaram a quatro pontos em duas rodadas.

A grande vitória do dia na chave foi de Madagascar, que bateu Chad fora de casa por 3 a 0. Depois de Njiva Rakotoharimalala marcar duas vezes, El Hadari arrancou do campo de defesa, driblou um, driblou dois, avançou pelo meio e soltou na medida para a esquerda. Loic Lapoussin recebeu, entrou na área e deu um drible seco no adversário antes de bater firme no canto do goleiro. Comoros e Gana, com os mesmos três pontos de Madagascar, se enfrentarão nesta terça-feira.

Com um gol solitário de Emilio Nsue, Guiné Equatorial bateu a Libéria fora de casa e chegou a seis pontos no grupo da Tunísia, que fará sua segunda partida também na terça-feira, contra Malawi. Guiné-Bissau bateu Djibouti por 1 a 0 e foi a quatro pontos, encostando no Egito, com seis.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo