Eliminatórias da Copa

Eliminatórias Africanas: Costa do Marfim aplica goleada impiedosa e Camarões vence sem muito esforço

Completando a primeira rodada das Eliminatórias da Copa na África, as potências conseguiram estrear com vitória

As Eliminatórias da Copa na África eram as mais brutais de todo o mundo, mas o uso do verbo no passado aqui indica que algo mudou. Com o aumento da Copa do Mundo, que passará de 32 para 48 seleções, a África também ganhou mais vagas, saindo de cinco vagas diretas para nove, com uma vaga na repescagem mundial. Foi o continente mais beneficiado com o aumento. Por isso, as Eliminatórias agora são um pouco menos cruéis e os times mais fortes começaram bem neste segundo dia de disputas.

O primeiro dia teve Mohamed Salah com muitos gols e homenagem de Islam Slimani à Palestina. Desta vez, tivemos os implacáveis marfinenses, que impuseram uma goleada histórica, uma vitória de Camarões, que não pareceu se esforçar muito, além de vitórias de Mali, Gana e Tunísia.

Camarões venceu sem muito esforço

No Grupo A, que tem o Egito como principal potência (e que venceu Djibouti por 6 a 0 na primeira rodada), Burkina Faso tropeçou. A seleção é a segunda força da chave, mas ficou no empate com Guiné-Bissau por 1 a 1 nesta sexta-feira.

Camarões é a grande potência no Grupo D e estreou com uma boa vitória, ainda que só tenha ficado tranquila nos minutos finais, diante das Ilhas Maurício. A vitória por 3 a 0 em casa veio em um jogo não muito inspirado do time dirigido por Rigobert Song. Bryan Mbeumo marcou o primeiro gol nos acréscimos do primeiro tempo.

O placar permaneceu até os minutos finais, quando Georges-Kevin N’Koudou ampliou o placar para 2 a 0, aos 42 minutos. Já nos acréscimos, Frank Magri, que entrou no segundo tempo, completou cruzamento de Darline Yongwa e cravou 3 a 0 no placar.

Costa do Marfim: cruel, muito cruel

Quem também jogou nesta sexta-feira foi a Costa do Marfim e esta foi impiedosa diante da pequena Seychelles: fez 9 a 0. Foi uma festa: Karim Konaté marcou dois, Hamed Junior Traoré fez mais dois, Sebastien Haller fez um, Ibrahim Sangaré fez outro, Seko Fofana fez mais um, Simon Adingra marcou e Jean-Philippe Krasso também fez o seu.

Os marfinenses são os grandes do Grupo F, que tem ainda Burundi, Gabão, Gâmbia e Quênia. O time volta a campo na segunda, quando enfrenta a Gâmbia. Seychelles, no mesmo dia, enfrenta Quênia.

No Grupo G, a Guiné venceu Uganda por 2 a 1 nesta sexta. Foi a única partida disputada na chave, que já tinha visto as estreias com vitórias de Moçambique, que bateu Botswana, e da potência da chave, Argélia, que venceu a Somália.

O Grupo H teve dois jogos realizados nesta sexta. A Libéria recebeu Malawi e perdeu por 1 a 0. A Tunísia, favorita no Grupo, goleou por 4 a 0 São Tomé e Príncipe, que deve ser o time bônus do grupo.

Quem teve todos seus jogos realizados nesta sexta-feira foi o Grupo I. Comoros fez um jogo movimentado com a República Centro-Africana e venceu por 4 a 2. Gana, o principal time da chave, venceu Madagascar, que não se remexeu muito, por 1 a 0. Iñaki Williams foi quem fez o gol dos Estrelas Negras.

Mali também venceu a seleção de Chade, outra candidata a lanterna. A vitória por 3 a 1 deixa o time empatado com Comoros e Gana, todos com os três pontos da primeira vitória. Os times voltam a campo na próxima segunda-feira, com Mali enfrentando a República Centro-Africana; Chaede recebendo Madagascar; e Comoros recebendo Gana.

O fim de semana e início da próxima semana serão recheados de jogos das Eliminatórias Africanas, então vale ficar de olho.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.
Botão Voltar ao topo