Mundo

Entenda por que Lautaro Martínez se coloca no mesmo patamar de Mbappé, Haaland e Kane

Lautaro Martínez defende que não deve nada a Mbappé, Haaland e Kane ao se colocar como um dos melhores do mundo

Com o fim da temporada cada vez mais próximo, as discussões sobre o melhor jogador do mundo ganham cada vez mais força. Vinicius Júnior, Jude Bellingham e Toni Kroos são alguns dos favoritos à Bola de Ouro. Ao mesmo tempo, Kylian Mbappé, Erling Haaland e Harry Kane brigam pelo posto de melhor atacante da atualidade. Entretanto, Lautaro Martínez acredita que está na mesma prateleira do trio.

O atacante da Internazionale defende que não deve nada ao francês, ao norueguês e o inglês. A base do argumento de Lautaro é seu rendimento individual aliado ao sucesso coletivo. Nesta temporada, os Nerazzurri foram campeões da Serie A e da Supercopa da Itália. Em 33 jogos disputados, o argentino é o artilheiro do campeonato com 24 gols, oito a mais do que Vlahovic, da Juventus.

Em 2023/24, Lautaro Martínez balançou as redes 28 vezes em todas as competições pela Inter de Milão. Por conta disso, o centroavante é o 6º colocado na disputa pela Chuteira de Ouro da temporada. Curiosamente, quem lidera o ranking é Harry Kane (44 gols pelo Bayern de Munique), seguido por Kylian Mbappé (44 gols pelo PSG) e, por fim, Erling Haaland (38 gols pelo Manchester City):

– Se me sinto no mesmo nível de Mbappé, Haaland, Lewandowski e Kane? Sim, não deixo nada a desejar. Os números e os troféus dizem isso. Alguns deles ganharam menos do que eu. Tenho que continuar trabalhando com responsabilidade, como o meu pai me ensinou, mas posso sentar na mesma mesa que estes grandes -, disse Lautaro à Gazetta dello Sport nesta terça-feira (21).

Lautaro Martínez está no mesmo nível de Mbappé, Haaland e Kane?

Aos 26 anos, o atacante argentino tem sete títulos com os Nerazzurri: Serie A (2020/21 e 2023/24), Copa da Itália (2021/22 e 2022/23) e Supercopa da Itália (2021, 2022 e 2023). Pela seleção principal, Lautaro também ganhou a Copa América (2021), a Finalíssima (2022) e a Copa do Mundo (2022). Como ele mesmo disse, esse currículo já é (bem) maior do que o de Kane, que nunca foi campeão em sua carreira.

Já Mbappé acumula taças e mais taças na França — incluindo o Mundial de 2018 —, porém, assim como Lautaro Martínez, nunca foi campeão da Champions League. Caso diferente de Haaland, que já levantou quase todos os troféus na Inglaterra. O que pesa contra ele é a inexpressividade da Noruega no cenário mundial. Então, o argentino realmente é um dos melhores atacantes do mundo?

Bom, é inegável que Lautaro e os outros três são extremamente importantes para seus respectivos times. Todos podem bater no peito para esbanjar o título de goleador da temporada. Contudo, a habilidade técnica e o faro de gol do centroavante argentino não podem ser comparados ao francês, ao inglês ou ao norueguês. O craque da Internazionale está uma prateleira abaixo de Kylian Mbappé, Harry Kane e Erling Haaland.

E isso não é demérito nenhum para Lautaro Martínez, que realmente está no Top 5 dos melhores atacantes do mundo. Ainda assim, atrás do trio estrelado. O centroavante dos Nerazzurri tem capacidade e potencial para tentar superá-los. Resta saber se o argentino cumprirá aquilo que defendeu e calar a boca dos críticos.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo