Lautaro Martínez é um dos melhores na temporada e ninguém pode negar
Lautaro Martínez tem temporada dos sonhos, marcando muitos gols, sendo decisivo e, pela primeira vez, campeão como capitão
Na Itália, ninguém joga mais do que ele. No âmbito europeu, está no mesmo patamar ou um pouco abaixo de Jude Bellingham, Harry Kane, Antoine Griezmann e Mohamed Salah. Este é Lautaro Martínez, argentino que a cada temporada aprimora o seu jogo e agora adicionou camadas a sua carreira, com um papel de liderança com a braçadeira de capitão. É verdade, em 2022/23 o atacante já havia sido o capitão em algumas oportunidades, dividindo a função com Milan Skriniar e Samir Handanovic, mas com a saída da dupla, virou definitivamente a figura do líder.
Na final da Supercopa da Itália, no último dia 19, o centroavante brilhou ao chamar a responsabilidade em um momento complicado, que o empate parecia ser o caminho da decisão. Nos primeiros segundos dos acréscimos, concluiu um cruzamento na área e deu o título para Internazionale. Pela primeira vez, levantou uma taça como capitão Nerrazzuri. O gol decisivo do argentino o colocou entre o nono maior goleador na história da Inter: 123 tentos ao lado do gigante Christian Vieri.
Foi a sexta taça de Lautaro no lado azul de Milão, sendo três Supercopas, além de um Scudetto, em 2020/21, e duas Copas da Itália.
– Foi bom levantar um troféu pela primeira vez como capitão e os meninos mereceram. Este Supercopa, a terceira consecutiva que conquistamos, foi importante para o clube, para dar continuidade aos troféus que são arrecadados. É fundamental que o Inter esteja onde merece estar. Agora, porém, precisamos continuar crescendo e vencer novamente – exaltou o capitão após o título.
Nos outros títulos, dividia o protagonismo com Romelu Lukaku ou Edin Dzeko. Agora não tem discussão, o argentino é a grande referência técnica do time, quem os companheiros buscam nos momentos de pressão. Na atual temporada, apesar de perder dois jogos por lesão, já cravou 21 gols e distribuiu cinco assistências em 27 partidas por Serie A, Copa da Itália, Supercopa e Champions League.
No cenário atual, terá, no mínimo, mais 20 partidas, sendo 18 no Campeonato Italiano e duas pelas oitavas da Champions. A tendência é bater o recorde da carreira, fazendo sua temporada mais artilheira, que foi em 22/23, marcando 28 vezes e dando oito passes para gol – números já quase batidos agora. Isso o faria subir mais no patamar dos maiores goleadores do clube italiano, visto que Mauro Icardi, o oitavo, tem 124 e István Nyers, sétimo, 133.
Jogando sempre com uma dupla de ataque no 3-5-2 de Simone Inzaghi, Martínez é mais do que apenas um fazedor de gols. Sai da área, participa da armação e dá superioridade no meio. Também é rápido para atacar as costas da defesa adversária, seja para receber um passe para gol ou abrir espaço para algum companheiro.
A importância dele é também por conta das poucas opções confiáveis que tem Inzaghi para o ataque. Além de Marcus Thuram, um bom parceiro para o argentino, as outras alternativas são os reservas Alexis Sánchez e Marko Arnautovic, que não seguem o mesmo ritmo dos titulares.
Na atual edição da Serie A, a Inter é de longe o melhor time, muito por Lautaro, mesmo que dispute ponto a ponto com uma eficiente Juventus, que lidera atualmente com um jogo a mais. Neste domingo (27), enfrenta uma complexa Fiorentina, fora de casa, mais uma prova para os Nerazzuri, sonhando com outro Scudetto que colocaria Lautaro Martínez ainda mais na história do clube.