Mundo

‘Convoquei duas vezes e não respondeu’: A polêmica de ex-Liverpool que viralizou na seleção de Guiné

Naby Keita fica fora da lista da Guiné, e seu conselheiro acusa o técnico Paulo Duarte de omitir fatos: “Ele não tem nenhuma lição de patriotismo a dar”.

Naby Keita não foi convocado pela seleção da Guiné para a Data Fifa de novembro. Por conta disso, o conselheiro do meio-campista, Thierno Amadou Makadji, acusou publicamente o técnico português Paulo Duarte de não contar toda a verdade sobre o caso.

O ex-jogador do Liverpool havia sido pré-convocado e dito estar disposto a voltar ao Syli Nacional, mas seu nome ficou fora da lista para os jogos contra a Eritreia, em 12 e 16 de novembro, pelas eliminatórias da Copa Africana de Nações 2027.

Tim Vickery: Data Fifa é alívio (e sacrifício) em meio ao futebol de hoje

Tim Vickery: Data Fifa é alívio (e sacrifício) em meio ao futebol de hoje

Leia →

Técnico de Guiné critica Keita, ex-Liverpool

Questionado sobre as ausências de vários líderes, entre eles Keita, Mohamed Bayo e Morgan Guilavogui, o técnico Paulo Duarte disse que só quer trabalhar com atletas que respondem de forma positiva às suas convocações.

“Convoquei jogadores, uma vez, duas, e eles não responderam. Querem que eu continue chamando jogadores que não querem vir para a seleção?”, disse o português.

Paulo Duarte, técnico da seleção de Guiné (Foto: BackpagePix / Icon Sport)

Ele ainda ironizou o próprio futuro: “Talvez, quando eu sair, os jogadores voltem.” A declaração motivou uma reação do entorno do meio-campista. Makadji afirmou ao site “Conakry Sports” que o técnico não apresenta os fatos completos.

“Duarte deve ser honesto e dizer a verdade aos guineenses. Ele sabe o que aconteceu com o Naby. O que ele não disse é que o Naby foi selecionado, recebeu a passagem e, no último momento, seu nome foi retirado da lista. As provas existem”, declarou.

Makadji acusa Duarte de deixar dúvidas sobre o compromisso de Keita com a seleção. “Ele não tem nenhuma lição de patriotismo a dar ao Naby”, respondeu, lembrando os riscos que o jogador correu para disputar a Copa Africana de 2019, quando voltava de lesão.

Segundo o site “Mosaïque Guinée”, ele também pediu que o treinador assuma suas escolhas sem “se esconder atrás de desculpas” e que deixe de tratar antigos líderes como “apátridas”. Para a Data Fifa de setembro, Duarte havia afirmado que o jogador do Ferencváros continuava sendo uma opção e que não existia problema entre os dois. Dois meses depois, o conflito é público.

Keita está fora da seleção desde a derrota nas quartas de final da Copa Africana de Nações para a República Democrática do Congo, em 2 de fevereiro de 2024. Ele parecia pronto para voltar, mas a troca de acusações afasta essa possibilidade, e cada lado apresenta agora a própria versão.

Foto de Alexis Pereira

Alexis PereiraRedator

Jornalista formado na ESJ Paris, com passagens por várias redações francesas e internacionais. Apaixonado por futebol e todas as suas histórias, pequenas e grandes.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo