Mundial de Clubes
Tendência

Fifa define nova casa de Benzema como cidade-sede do Mundial de Clubes 2023

Jedá receberá todos os jogos do Mundial de Clubes 2023, que terá o Al Ittihad, atual campeão e novo time de Benzema, como participante

O Mundial de Clubes 2023 será disputado na Arábia Saudita, como divulgado em fevereiro, e nesta segunda-feira a Fifa confirmou que Jedá receberá todos os jogos da competição. Isso significa que o Al Ittihad, atual campeão do país e que jogará o torneio, estará em casa para a disputa. O clube é a nova casa de Karim Benzema, anunciado no começo do mês pelo clube.

Segundo a Fifa, a decisão foi tomada depois de fazer uma visita técnica à cidade, segunda maior do país atrás da capital, Riade, em preparação para o torneio. “Estamos muito felizes que Jedá, com sua infraestrutura e reputação no mais alto nível por receber grandes competições esportivas tenha sido selecionada como cidade sede da Copa do Mundo de Clubes da Fifa”.

“O esporte é um fator chave na transformação que está acontecendo na Arábia Saudita sob o [projeto] Vision 2030, que foi estabelecido pelo Reino como um dos mais empolgantes e rápidos desenvolvimentos de países no mundo do esporte”, afirmou Yasser Al Misehal, presidente da Federação Saudita de Futebol”.

“Acreditamos que sediar eventos internacionais como a Copa do Mundo de Clubes dá uma oportunidade para desenvolver ainda mais o jogo e inspirar torcedores novos e já existentes, enquanto mostra ao mundo a cultura hospitaleira saudita e sua enorme paixão pelo futebol. Trabalhando de forma próxima à Fifa, estamos prontos para entregar um torneio excepcional e uma experiência inesquecível para os jogadores e torcedores”.

A Fifa inspecionou o King Abdullah Sport City Stadium, que é a casa do Al Ittihad, e o Prince Abdullah Al Faisal Stadium, que devem ser usados para o torneio, além de centros de treinamento e de acomodação. O país quer mostrar ao mundo que é capaz de receber um grande evento e o objetivo é muito claro: a Copa do Mundo. Se em 2030 está difícil, para 2034 os sauditas já largam como grandes favoritos.

Quem participará do Mundial de Clubes 2023?

Sete clubes participam do Mundial de Clubes, sendo que seis deles já estão definidos:

  • Manchester City, campeão da Europa
  • Urawa Red Diamonds campeão asiático
  • Al Ahly, campeão africano
  • León, campeão da Concacaf,
  • Auckland City, campeão da Oceania,
  • Al Ittihad, campeão do país-sede
  • Campeão da Libertadores (a ser definido em novembro)

Quando será o Mundial de Clubes 2023?

O Mundial de Clubes 2023 será dos dias 12 a 22 de dezembro de 2023. Com isso, o torneio volta a ser disputado no final do ano, diferente do que foi na edição 2022, disputada em fevereiro de 2023.

Por que a Arábia Saudita será sede do Mundial de Clubes 2023?

A Arábia Saudita será a sede do Mundial de Clubes 2023, conforme a Fifa anunciou em fevereiro. A Arábia Saudita se tornou um parceiro estratégico da Fifa nos últimos anos, sendo, inclusive, financiadora de iniciativas que a entidade quis realizar.

Uma delas é o Mundial de Clubes expandido e também patrocinando torneios, como o Mundial de Clubes 2022 e também a Copa do Mundo Feminina – algo que gerou muita controvérsia entre jogadoras e seleção.

A Arábia Saudita também tem investido em clubes e o Newcastle é o principal foco da Fundo Público de Investimento do país (PIF), ao comprar os Magpies em 2021. Recentemente, o PIF também se tornou dono dos quatro maiores clubes do país.

Isso fez com que grandes jogadores fossem para o futebol saudita. Há a expectativa que esse número de contratações aumente ainda mais nas próximas semanas, com mias jogadores sendo vinculados a uma possível transferência para o futebol saudita. Técnicos também estão sendo cotados, como Luis Castro, treinador do Botafogo, líder do Brasileirão Série A.

Jogadores contratados pelos clubes sauditas:

Um dos planos dos sauditas é sediar uma Copa do Mundo. A ideia inicial era 2030, mas os planos devem ser adiados para 2034 depois do acordo milionário fechado com a CAF para patrocinar a Superliga do continente – o que deve implicar em apoio da confederação em uma eventual candidatura saudita.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo