Ásia/Oceania

Após se despedir do Real Madrid, Benzema foi oficializado como reforço do Al-Ittihad

Benzema posou com a camisa do Al-Ittihad e teve seu novo vínculo firmado até 2026

A confirmação de Karim Benzema como novo reforço do Al-Ittihad era só questão de “quando”. Com a saída do Real Madrid selada no final de semana e a homenagem realizada pelo clube espanhol nesta terça-feira, os aurinegros ficavam com o caminho livre para oficializar seu reforço estelar. E o anúncio da contratação aconteceu também nesta terça, nas redes sociais dos sauditas. Benzema já posou com a camisa do Al-Ittihad e firmou seu vínculo, acertado até 2026. Vai ganhar um salário surreal estimado em €200 milhões por temporada e se tornará o novo astro dos atuais vencedores do Campeonato Saudita, assim como embaixador da candidatura da Arábia Saudita para receber a Copa do Mundo.

A contratação de Benzema pelo Al-Ittihad é bastante representativa em vários sentidos. Primeiro, porque os sauditas foram capazes de tirar a principal estrela do Real Madrid. O centroavante não fez sua melhor temporada, atrapalhado pelas lesões, mas seguia em alto nível e tinha vivido seu ano mais espetacular pouco antes, em 2021/22. Sua titularidade não parecia questão para os merengues no futuro próximo. O negócio também ganha um peso grande por Benzema ser o último vencedor da Bola de Ouro e apresentar um nível recente até maior que Cristiano Ronaldo. Além disso, o fato de ser muçulmano também transmite uma mensagem forte. O principal jogador do planeta de origem árabe atuará num clube árabe.

Logo de cara, o Al-Ittihad se torna candidato a conquistar não apenas o Campeonato Saudita, mas também a Champions League Asiática. Os aurinegros renderam muito bem nos últimos meses, sob as ordens de Nuno Espírito Santo, o que valeu a conquista da liga nacional. Vai ser interessante ver a mescla do elenco, sobretudo com a legião de brasileiros que tende a acompanhar Benzema. O francês será parceiro de ataque de Romarinho. Ainda terá as companhias de Marcelo Grohe, Bruno Henrique e Igor Coronado. Isso sem falar em Abderrazak Hamdallah, o artilheiro na campanha do título recente.

A tendência é que Benzema não chegue sozinho como reforço do Al-Ittihad. Nesta semana, o governo saudita anunciou seu projeto de investimento sobre o futebol local e deve trazer mais astros para os quatro principais clubes – também Al-Nassr, Al-Hilal e Al-Ahli. O nome mais quente no momento é o de N'Golo Kanté, no final de seu contrato com o Chelsea. O meio-campista é cortejado por diferentes clubes sauditas, mas o Al-Ittihad é o principal candidato no momento. Seria mais uma estrela muçulmana para figurar na competição local.

Em seu passado, o Al-Ittihad teve outros grandes jogadores estrangeiros. Nomes como Bebeto e Roberto Donadoni passaram pelos aurinegros. Eram outros tempos, porém, em que os craques em fim de carreira procuravam um dinheiro a mais na Arábia Saudita. Neste momento, Benzema poderia continuar figurando como estrela na Champions League, mas prefere aproveitar seus últimos anos na ativa para receber uma fortuna no Campeonato Saudita. Ainda é uma incógnita se o nível geral do torneio aumentará e se realmente se firmará como uma liga de relevo internacional. Mas não se nega que o torneio chamará muito mais atenção.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo