Inglaterra

Nottingham Forest bate seu recorde pela segunda vez na janela ao contratar Morgan Gibbs-White por £ 25 milhões

Meio-campista Gibbs-White, de 22 anos, chega do Wolverhampton e é o 16º contratado do Nottingham Forest na temporada

O Nottingham Forest quebrou o porquinho mais uma vez para fechar a sua 16ª contratação na temporada. O clube anunciou a chegada de Morgan Gibbs-White, de 22 anos, que chega do Wolverhampton por um total de £ 42,5 milhões, sendo £ 25 milhões inicialmente e outros £ 17,5 milhões em cláusulas de desempenho, entre as quais o clube continuar na Premier League.

Meia ofensivo, Gibbs-White é visto como um talento que ainda não conseguiu despontar. Foi formado pelo Wolverhampton, foi emprestado ao Swansea e ao Sheffield United e agora chega em definitivo ao Nottingham Forest para tentar se estabelecer no topo. Passou por todas as categorias de base da seleção inglesa, da sub-16 até a sub-21. Ainda não tem convocações para a seleção principal.

Na última temporada, Gibbs-White fez 40 jogos, marcou 13 gols e fez 10 assistências. Atuou como atacante, como meio-campista pela direita, como meia ofensivo, como segundo atacante, como ponta pela direita e como meio-campista central. Nesta temporada, já de volta ao Wolverhampton, jogou as duas partidas do clube na Premier League. Na estreia, contra o Leeds, atuou como meio-campista central no 4-3-3. No jogo contra o Fulham, na segunda rodada, foi meia ofensivo centralizado no 4-2-3-1.

É um jogador bastante versátil e que pode ocupar basicamente qualquer posição do ataque e no meio-campo mais ofensivo. Recebeu a camisa 10 do Forest e chega como a principal contratação, ao menos em termos financeiros, e com a responsabilidade por ser o principal objetivo do clube para a janela.

É a segunda vez nesta janela que o Nottingham Forest quebra o seu recorde de transferências. A primeira foi na chegada do atacante nigeriano Taiwo Awoniyi, que veio do Union Berlim por £ 20,5 milhões. Morgan White-Gibbs é quem chega pelo preço mais alto porque era o principal objetivo do clube. Jogador da seleção sub-21, ele já jogou com o técnico Steve Cooper, que dirigia o Swansea na temporada 2020/21, onde o meio-campista atuou emprestado.

Gibbs-White foi um dos jogadores que mais se destacou pelo Sheffield United na Championship, a segunda divisão, enquanto esteve emprestado no clube. Ele ajudou o time a chegar às semifinais dos playoffs, mas o time foi vencido justamente pelo Forest, que ficaria com a vaga na Premier League.

Com a chegada de Gibbs-White, o Forest chega a 16 contratações nesta janela e um gasto total de £ 145,5 milhões e fica atrás apenas do Chelsea entre os clubes ingleses que mais gastaram, já que os Blues desembolsaram £ 176,5 milhões.

O Nottingham Forest já contratou 16 jogadores até aqui: Emmnauel Dennis, Cheikhou Kouyaté, Remo FreulerTaiwo AwoniyiNeco WilliamsOrel MangalaMoussa NiakhatéGiulian BianconeOmar Richards, Lewis O’Brien, Harry Toffolo, Brandon AguileraJesse LingardWayne Henessey e Dean Henderson, além, claro, de Remo Freuler. E já se sabe que tem um acordo para levar Gustavo Scarpa, do Palmeiras, em janeiro, já na janela de inverno, já que tem um pré-contrato assinado com o brasileiro para quando seu vínculo com o alviverde terminar, em dezembro.

O problema para o Nottingham Forest é o entrosamento. O time perdeu muitos jogadores da temporada passada para esta, com 10 jogadores que saíram após o fim da campanha que levou ao acesso. A chegada de 16 jogadores, muitos deles de bom nível, melhora o time, ao mesmo tempo, cria um desafio de fazer o time funcionar junto já com a temporada em andamento.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo