Premier League

O Forest volta a comprar na Bundesliga e anuncia Orel Mangala, ex-Stuttgart, como seu 12° reforço

Mangala foi titular absoluto do Stuttgart nas últimas três temporadas e ganhou a primeira convocação à seleção belga em março

O Nottingham Forest monta um elenco praticamente novo para a Premier League. Ainda que as contratações tenham se reduzido nos últimos dias, o trabalho de integração do técnico Steve Cooper precisa repensar várias peças. Neste domingo, os Reds anunciaram seu 12° novo jogador, o quarto saído da Bundesliga. O Forest buscou Orel Mangala, um dos principais jogadores do Stuttgart. O belga de 24 anos chega ao custo de €13 milhões, num total de €95 milhões investidos pelo clube até o momento.

Mangala já rodou bastante, apesar da idade. O meio-campista é formado pelas categorias de base do Anderlecht e passou pelo sub-19 do Borussia Dortmund por empréstimo. Sua contratação em definitivo foi paga pelo Stuttgart, para que estreasse na Bundesliga em 2017/18. Durante a temporada seguinte, ele acabou emprestado ao Hamburgo e fez uma boa campanha na segunda divisão, mesmo sem o acesso. Então, voltaria à Mercedes-Benz Arena para auxiliar os suábios em sua empreitada na segundona.

Foram três temporadas consecutivas de Mangala como titular do Stuttgart. Conquistou o acesso de imediato em 2019/20, antes de auxiliar a continuidade dos alvirrubros na primeira divisão do Campeonato Alemão. É um jogador que participa bem na construção do jogo, com boa saída de bola, embora não contribua tanto com chegadas ao ataque. Terá um novo teste dentro da Premier League, numa equipe que constrói sua nova identidade na primeira divisão.

Mangala também possui experiência longa nas seleções de base da Bélgica. O meio-campista defende os Diabos Vermelhos desde o sub-15. São 61 partidas pelas seleções menores, incluindo um Mundial Sub-17, além da chance inédita na equipe principal neste ano. Chamado pela primeira vez por Roberto Martínez, Mangala disputou dois amistosos na Data Fifa de março, mas não esteve no grupo para a Liga das Nações em junho. Ainda corre atrás de um lugar na Copa do Mundo.

Mangala se coloca como um dos principais reforços para o meio-campo do Nottingham Forest, ao lado de Jesse Lingard. Também chegaram os jovens Lewis O’Brien, do Huddersfield, e Brandon Aguilera, da Alajuelense – este, já emprestado de volta ao futebol costarriquenho. O belga deverá ocupar a lacuna deixada por James Garner, uma das revelações da Championship, que voltou de empréstimo ao Manchester United. A cabeça de área também conta com Ryan Yates, nome importante na campanha do acesso, e Jack Colback, utilizado em múltiplas posições por Steve Cooper.

Além dos quatro meio-campistas, o Nottingham Forest ganhou reforços para todos os setores. Os novos goleiros são Dean Henderson e Wayne Hennessey. A zaga adicionou Moussa Niakhaté e Giulian Biancone, enquanto a lista de novos laterais inclui Neco Williams, Omar Richards e Harry Toffolo. Já o ataque tem como principal figura Taiwo Awoniyi. É importante salientar também que os Reds perderam um número considerável de atletas importantes nas últimas semanas. O goleiro Brice Samba foi vendido ao Lens e o atacante Lewis Grabban não renovou seu contrato. Também partiram ao final de seus empréstimos nomes como o lateral Djed Spence, o volante James Garner, o meia Philip Zinckernagel e o centroavante Keinan Davis.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo