Eliminatórias da Eurocopa

Segunda tem três confrontos diretos por vaga na Eurocopa; veja quem pode se classificar

Atual campeã, Itália tem confronto direto com a Ucrânia na Alemanha; Tchéquia e Moldávia disputam vaga e Cazaquistão pode fazer história contra a Eslovênia; veja jogos decisivos das Eliminatórias da Euro

As Eliminatórias da Eurocopa chegam à última rodada, e três grupos terão definições dos classificados nesta segunda-feira (20). Se quatro das 10 chaves já tiveram todos os jogos, o feriado do Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil ainda reserva muita emoção.

São seis seleções em disputa por três vagas nos grupos C, E e H. Com confrontos diretos, combinações de resultados e candidatos surpreendentes à classificação para a competição que terá a Alemanha como país-sede.

Após a segunda-feira (20) restarão apenas disputas por vagas nos grupos B e D, enquanto o grupo I, já com Romênia e Suíça classificadas, apenas definirá quem será o líder.

Campeã, Itália enfrenta Ucrânia para carimbar vaga na Eurocopa

O jogo mais emocionante do dia começa às 16h45 (de Brasília), em Leverkusen, na Alemanha, mas envolve a Ucrânia e a atual campeã europeia Itália. Sem poder mandar seus jogos em seu território por conta do confronto com a Rússia, os ucranianos recebem os italianos em campo neutro.

No jogo de ida, a Itália venceu a Ucrânia por 2 a 1, com dois gols de Frattesi, em uma das partidas mais incríveis das Eliminatórias da Eurocopa. Após exorcizar o trauma da Macedônia do Norte, que lhe tirou da Copa do Mundo de 2022 na repescagem, os comandados de Luciano Spalletti estão em vantagem para se classificar à Euro-2024.

Quem vencer volta ao país classificado para a Eurocopa de 2024. Um empate favorece a Azzurra, que apesar dos mesmos 13 pontos, está a frente da Ucrânia no saldo de gols — 7 a 3. No outro jogo da rodada, a já classificada e líder Inglaterra enfrenta a eliminada Macedônia do Norte.

Tchéquia e Moldávia disputam vaga na Euro em grupo surpreendente

Se a Albânia do técnico brasileiro Sylvinho surpreendeu a todos e garantiu sua classificação com a liderança muito provável, o grupo E das Eliminatórias da Eurocopa de 2024 segue como um dos mais abertos.

Favorita, a Polônia já fez todos os seus oito jogos e somou apenas 11 pontos. A seleção de Robert Lewandowski não tem mais chances de classificação e pode terminar num amargo quarto lugar na chave. Isso porque a Tchéquia, vice-líder com 12 pontos, recebe a Moldávia, na quarta posição com 10, também às 16h45 (de Brasília) em Andruv.

A Tchéquia depende de apenas um empate para garantir sua classificação. Se vencer, pode até passar a Albânia desde que os albaneses percam em casa para… as Ilhas Faroe, que não ganharam nenhum jogo até aqui. Já a Moldávia precisa vencer fora de casa. Caso aconteça, a chave terá o resultado mais surpreendente de todas as últimas Eliminatórias da Eurocopa.

Eslovênia e Cazaquistão têm confronto direto por vaga na Eurocopa

O outro grupo a ter definição de vagas nesta segunda-feira (20) é o H, que já tem a Dinamarca garantida na Eurocopa em 2024. A chave terá um confronto direto pela classificação nas Eliminatórias.

Às 16h45 (de Brasília), na Stozice Arena, na capital Ljubljana, a favorita Eslovênia recebe o surpreendente Cazaquistão. Os eslovenos tem 19 pontos contra 18 dos cazaques, e dependem só de um empate para ir à Alemanha em 2024.

Antes filiado à Confederação Asiática de Futebol, o que mudou apenas em 2002, após as eliminatórias para a Copa do Mundo de Japão e Coreia do Sul, o Cazaquistão jamais se classificou para uma Eurocopa. A maior chance será amanhã. Se vencer a Eslovênia, a antiga república soviética se garante na Eurocopa de 2024, que seria a primeira de sua história.

Na terça, outros dois grupos decidem vaga para a Eurocopa

Os grupos B e D terão suas últimas definições na terça-feira (21), também às 16h45 (de Brasília).

No grupo B, a já classificada França joga contra a Grécia fora de casa. Os gregos, campeões em 2004, precisam vencer e contar com uma inviável derrota da Holanda, que enfrenta Gibraltar em Almancil, no Algarve, em Portugal.

Já o grupo D, está mais aberto. A líder Turquia, com 16 pontos, está garantida, e visita Cardiff para enfrentar o País de Gales, que tem 11. A vice-líder Croácia pega a eliminada Armênia, e precisa apenas de um empate para se classificar para a Eurocopa em 2024.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo