País de Gales tropeça na Armênia e pode se complicar na busca por vaga na Eurocopa
Empate por 1 a 1 não ajudou nenhuma das duas seleções, que integram o Grupo D das Eliminatórias da Euro 2024
O empate pelo placar mínimo entre Armênia e País de Gales não foi bom para nenhuma das duas seleções. Ambas buscavam a vitória para mudar a situação do Grupo D das Eliminatórias da Eurocopa 2024, mas o resultado foi mais preocupante para o lado dos galeses, que poderiam ter confirmado a classificação direta para a Euro já neste sábado. Lucas Zelarayán abriu o placar para os armênios, enquanto Nayair Tiknizyan marcou contra o próprio patrimônio, deixando tudo igual.
Em segundo lugar do grupo, Gales agora possui 11 pontos, cinco atrás da líder Turquia, mas pode ser ultrapassado pela Croácia, que tem 10 pontos e ainda entra em campo pela penúltima rodada das Eliminatórias, contra a Letônia.
Se for superada em pontuação pela concorrente à segunda vaga, o País de Gales teria que torcer para uma última rodada perfeita. Além de vencer a seleção turca, precisaria torcer para uma derrota dos croatas diante da Armênia.
País de Gales sem Gareth Bale pela primeira vez nas Eliminatórias
Aposentado desde fevereiro de 2023, apenas aos 33 anos, Gareth Bale deixou uma lacuna no ataque da seleção galesa. O maior artilheiro da história do time galês foi peça fundamental para a classificação inédita à Eurocopa de 2016. Nas Eliminatórias para aquela edição, o atacante marcou nada menos do que sete gols em 10 partidas. Além disso, ele deu duas assistências nas partidas contra Israel, Bélgica e Chipre.
A Euro 2016 também marcou um resultado surpreendente para os galeses, que, sem tradição no futebol, conseguiram chegar até a semifinal, onde caíram para Portugal – de Cristiano Ronaldo. Bale fechou sua participação naquela edição da Euro com seis jogos e três gols marcados, um deles, de falta contra a Eslováquia, entrou para a lista dos mais bonitos da competição.
Em 2021, Gareth Bale ganhou a braçadeira de capitão da seleção galesa durante a Copa do Mundo de 2022. No entanto, o desempenho da equipe foi ruim. No mesmo grupo de Inglaterra, Irã e Estados Unidos, os galeses ficaram na última colocação da chave, com apenas um ponto pelo empate com os EUA na primeira rodada – partida em que Bale marcou um gol de pênalti.
Por mais que não tenha conseguido nenhuma grande conquista com o País de Gales, Bale deixou saudade para a sua seleção desde o início deste ano. Até o momento, a seleção entrou em campo nove vezes nas Eliminatórias e tem 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.
– Após consideração cuidadosa, anuncio minha aposentadoria imediata do clube e do futebol internacional. Me sinto incrivelmente feliz por ter realizado meu sonho de praticar o esporte que amo – disse Bale em seu comunicado de despedida.
Ao todo, Gareth Bale marcou 40 gols em 111 partidas e se tornou o jogador que mais vestiu a camisa galesa na história. Atualmente, o ex-atacante se dedica ao golfe, uma de suas grandes paixões fora das quatro linhas.