Croácia bate Letônia sem muita dificuldade e depende apenas de si para ir à Euro 2024
Com dois gols no primeiro tempo, Croácia administrou vantagem para sair com vitória e se aproximar da Eurocopa da Alemanha

Uma frágil Letônia, pior time do grupo D, não foi páreo para Croácia no Estádio Skonto, neste sábado (18), pela nona rodada das Eliminatórias para Eurocopa 2024. A Seleção Croata venceu por 2 x 0, gols marcados por Luka Majer e Andrej Kramaric ainda na etapa inicial, e agora ocupa a segunda colocação com 13 pontos somados, dois a mais que o País de Gales, que tropeçou hoje, mais cedo, ao empatar com a Armênia.
Com os resultados, a seleção de Luka Modric agora depende apenas de si para se classificar à Euro do próximo ano, disputada na Alemanha. Na próxima terça-feira (21), os croatas recebem a Ârmenia e precisam vencer para não depender de um tropeço dos galeses, que enfrentam, em casa, a líder da chave e já classificada Turquia.
Letônia pouco resistente sucumbe a Croácia, que administra restante do jogo
A Croácia de Zlatko Dalic apostou no 4-2-3-1 no momento com a posse de bola (o que foi, praticamente, todo o jogo). Acostumado a fazer a função no Manchester City, o zagueiro Josko Gvardiol entrou como lateral-esquerdo e ajudava a dupla de zaga na saída de bola, junto do outro lateral e os estrelados volantes Marcelo Brozovic e Luka Modric. Andrej Kramaric entrou como meia, atrás do centroavante Ante Budimir, que contava com Luka Ivanusec como ponta pela esquerda e Luka Majer na direita. Vale salientar a lista de importantes nomes da seleção, como Mateo Kovacic, Ivan Perisic e Bruno Petkovic.
A Letônia, mesmo em casa, quis se defender, bem compacto, em um 4-4-2. A equipe não queria pressionar a saída de bola croata, dando muita liberdade para os adversários rodarem e buscarem os espaços.
Bola no pé e espaço para um craque como Modric, desfilando futebol aos 38 anos, é letal e em apenas seis minutos o ídolo do Real Madrid iniciou o gol da Seleção Croata com um lindo lançamento. Ivanusec foi quem recebeu o passe, na esquerda, e cruzou rasteiro, na medida, para a infiltração de Luka Majer, próximo à marca do pênalti, bater cruzado e abrir o placar.
Cerca de 11 minutos depois, mais um. Jogada mais rápida, aproveitando a lenta recomposição adversária, Modric serviu o lateral-direito Josip Stanisic em profundidade. Ele cruzou para Majer, que tentou dominar, mas foi desarmado pela defesa. A bola sobrou redondinha para Kramaric fazer o dele no jogo.
Os gols não mudaram em nada o cenário do jogo, que seguia monopolizado pelos visitantes. A modesta Letônia não conseguia nem contra-atacar, porque a pressão croata ao portador da bola era praticamente imediata, forçando o erro do mandante.
A partir dos 25 minutos, o ritmo da Croácia diminuiu, e o time letão até conseguia algumas faltas próximas ao ataque, escanteios, mas nada que levasse perigo à meta de Dominik Livakovic. Por todo o primeiro tempo, a Seleção Letã não finalizou nenhuma vez.
Modric seguia com um recital a parte, seja pausando o jogo, conduzindo e esperando a falta, distribuindo passes mágicos ou pressionando os adversários como se tivesse 20 anos.
Pelo pouco movimento no jogo, o árbitro cravou o fim da etapa final aos 45 minutos, nada de acréscimo.
HT | ?? 0:2 ??
It's a two-goal advantage for #Croatia in Riga! ⏸️ #LVACRO#Family | #PokažiSrce | #EURO2024 | #Vatreni❤️? pic.twitter.com/RJrZ4Oy2lY
— HNS (@HNS_CFF) November 18, 2023
Sem mudanças por parte dos técnicos, o roteiro da partida seguiu. O ritmo morno imposto pela Croácia, já visando a próxima partida, tornou o início da etapa final tão chato quanto o fim da primeira. A Letônia até finalizou pela primeira vez, com o lateral-esquerdo Andrejs Cigaņiks, mas não levou perigo algum. Em 15 minutos, foram apenas dois chutes, um para cada lado, ambos errados.
A primeira substituições do jogo foi na Seleção Croata com a entrada de Mario Pasalic e a saída de Ivanusec, autor da assistência do primeiro gol.
O goleiro letão Roberts Ozols enfim voltou a trabalhar no jogo aos 20 minutos após muito tempo. Luka Modric cobrou falta na área e o zagueiro Josip Sutalo cabeceou. A bola tinha endereço, mas o arqueiro afastou para escanteio. Logo depois, Ozols teve que se esticar todo para evitar o gol de Pasalic em bonito chute colocado. Mas isso foi uma raridade dentre o que rolou no segundo tempo – não aconteciam nem substituições direito.
A Federação Letã de Futebol informou que 6747 torcedores (verdadeiros guerreiros) foram ao Estádio Skonto, localizado na capital Riga, que registrava no momento do jogo temperatura negativa, à altura do que era o jogo.
Até aconteceram algumas mudanças nas equipes nos 10 minutos finais, mas o placar se manteve inalterado, apesar de um chute na trave de Marco Pasalic, e a Croácia confirmou a vitória sem sofrer gols.
Svētku dienā spēli klātienē vēro 6️⃣7️⃣4️⃣7️⃣ no jums ?
? @Valsts_policija#LatvijasIzlase #11vilki #LVACRO #EURO2024 pic.twitter.com/BgIdJjA5P3
— Futbola federācija (@kajbumba) November 18, 2023