Eurocopa 2024: quem está classificado, quem ainda tem chance e quem torce pelos playoffs
Oito países já estão garantidos na Eurocopa 2024, 28 ainda tem chance de classificação direta e 33 podem ir para repescagem
As Eliminatórias para Eurocopa de 2024 estão em sua reta final. Os jogos restantes da oitava rodada da competição classificatória serão disputados nesta terça-feira (17), enquanto as últimas duas rodadas acontecerão durante a Data Fifa de novembro. Junto com seu fim, também aparecem os primeiros classificados para o torneio de seleções mais importante da Uefa, assim como muitas contas para determinar as possibilidades dos outros países.
A Trivela te deixa a par de todo o panorama das Eliminatórias para próxima Euro, passando desde os já garantidos na competição do ano que vem até aqueles que sonham com uma vaga nos playoffs para continuarem na briga pela classificação.
Como funciona as Eliminatórias para Eurocopa 2024
As Eliminatórias definem 20 dos 24 participantes da Eurocopa do ano que vem. Ao todo, 53 países estão divididos em dez grupos. Os dois melhores de cada grupo garantem a classificação direta, enquanto os cinco de melhor campanha serão cabeças de chave no sorteio da competição da Uefa.
Das quatro vagas restantes, três serão decididas em uma repescagem. As quatro melhores seleções das três principais ligas da última edição da Nations League que não se classificarem via Eliminatórias participarão dos playoffs. O formato pode parecer confuso e digno de algumas edições de Campeonato Carioca, mas ficará mais fácil de entender em breve.
Por fim, a última vaga é para quem sediará a Eurocopa. A anfitriã em 2024 será a Alemanha, maior vencedora da competição ao lado da Espanha, ambas com três títulos.
Euro 2024: classificação geral e cenário parcial do sorteio (16/10) pic.twitter.com/9TRBbcpTDF
— Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) October 16, 2023
Quem já está classificado para Eurocopa 2024
- Alemanha: País-sede da Eurocopa de 2024, a Alemanha já está naturalmente classificada e não está disputando as Eliminatórias. Por ser a anfitriã do torneio, também está garantida como cabeça de chave.
- França: Atual vice-campeã mundial, a França lidera o Grupo B das Eliminatórias e se classificou com duas rodadas de antecedência. Com 18 pontos conquistados em seis jogos até aqui, está muito perto de ser uma das seis cabeças de chave.
- Bélgica: A Bélgica também está com sua participação na próxima Eurocopa assegurada. Os Diabos Vermelhos fazem a terceira melhor campanha das Eliminatórias até o momento, com 16 pontos em seis partidas.
- Portugal: Assim como a França, Portugal está classificado e com ótimas chances de ser cabeça de chave. Os lusitanos lideram o Grupo J e também tem uma campanha perfeita, somando 24 pontos em oito jogos.
- Escócia: Com 15 pontos, a Escócia aparece em segundo lugar no Grupo A, mas já está matematicamente garantida na Euro do próximo ano e ainda pode terminar como cabeça de chave.
- Espanha: Com a mesma pontuação da Escócia, mas levando vantagem nos critérios de desempate, a Espanha lidera o Grupo A. Se as Eliminatórias terminassem no momento da publicação desta matéria, a Fúria seria uma das cabeças de chave da Eurocopa 2024.
- Turquia: Sétima seleção classificada , a Turquia lidera o Grupo D com 16 pontos em sete partidas. Assim como a Espanha, também seria uma das cabeças de chave se as Eliminatórias acabassem imediatamente.
- Áustria: Com a vitória sobre o Azerbaijão, a Áustria confirmou a classificação para Eurocopa de 2024, ficando com a segunda vaga do Grupo F.
🇹🇷 That qualifying feeling 🎉#EURO2024 pic.twitter.com/BLuvy1GiAY
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) October 16, 2023
Quem ainda tem chance de vaga direta
As 12 vagas restantes garantidas pelas Eliminatórias estão em disputa por 28 seleções. No Grupo B, Grécia e Holanda brigam por uma delas. Os dois países tem 12 pontos, mas os holandeses disputaram uma partida a menos e levam vantagem no confronto direto.
Como ninguém ainda está garantido no Grupo C, quatro países ainda podem terminar na zona de classificação. Inglaterra e Itália são favoritas, estando com 13 e 10 pontos em cinco jogos, respectivamente. Atrás estão Ucrânia, também com 10 pontos, e Macedônia do Norte, com sete, que já disputaram seis partidas.
No Grupo D, País de Gales, Croácia e Armênia lutam pela vaga restante. As duas primeiras seleções citadas têm 10 pontos, enquanto a última tem sete. As três entraram em campo seis vezes cada.
O Grupo E é outro acirrado, com quatro nações podendo se classificar e confrontos diretos reservados para as últimas duas rodadas. A Albânia, comandada pelo técnico brasileiro Sylvinho, está bem encaminhada com 13 pontos conquistados em seis compromissos. A República Tcheca é a atual vice-líder, com 11 pontos no mesmo número de jogos. A Polônia aparece em terceiro lugar com 10, mas já disputou sete partidas. Por fim, a Moldávia soma nove pontos em seis confrontos e ainda sonha com uma classificação inédita.
Sylvinho, em busca da Euro com Albânia: “A identidade desse time é o espírito de luta” https://t.co/morYndD8hy
— Trivela (@trivela) October 12, 2023
Os próximos três grupos ainda não têm nenhum classificado. Hungria (13 pontos), Sérvia (10), Montenegro (8) e Lituânia (5) disputam as duas vagas do G. Também é o caso de Eslovênia (16), Dinamarca (16), Finlândia (12) e Cazaquistão (12) no H. No Grupo I, Romênia (16), Suíça (15), Israel (11) e Kosovo (7) ainda podem avançar direto à Euro.
Por fim, a segunda vaga do Grupo J ficará entre Eslováquia, Luxemburgo ou Islândia. A Eslováquia é a atual segunda colocada, com 16 pontos, por Luxemburgo, com 11, e Islândia, com 10.
Quem ainda sonha com os playoffs
Por enquanto, apenas Geórgia e Bósnia e Herzegovina estão garantidas nos playoffs. Dona da melhor campanha da Liga C na edição passada da Liga das Nações, a Geórgia não conseguiu se classificar diretamente via Eliminatórias e viu Espanha e Escócia faturarem as vagas do Grupo A. Já a Bósnia obteve o segundo melhor desempenho na Liga C e ficou para trás no Grupo J, que tem Portugal como único classificado até o momento.
10 países ainda tem chance de classificação direta, mas estão assegurados nos playoffs caso não consigam. São eles: Grécia, Holanda (Grupo B), Itália (Grupo C), Croácia (Grupo D), Sérvia (Grupo G), Dinamarca, Finlândia, Cazaquistão (Grupo H), Israel (Grupo I) e Luxemburgo (Grupo J).
Já outros 14 também podem garantir vaga na Euro nas Eliminatórias, mas não estão garantidas nos Playoffs. É o caso de Inglaterra, Ucrânia (Grupo C), País de Gales (Grupo D), Albânia, República Tcheca e Polônia (Grupo E), Hungria, Montenegro (Grupo G), Eslovênia (Grupo H), Romênia, Suíça, Kosovo (Grupo I), Eslováquia e Islândia (Grupo J).
Curiosamente, cinco nações já não tem mais chance de irem aos playoffs, mas podem se classificar nas Eliminatórias. Macedônia do Norte (Grupo C), Armênia (Grupo D), Moldávia (Grupo E), Lituânia (Grupo G) e Eslováquia (Grupo J) estão nessa situação.
Enquanto isso, Noruega, Irlanda, Ilhas Faroe, Suécia, Azerbaijão, Estônia e Bulgária não tem mais chances de ir para Eurocopa via Eliminatórias, mas podem ir para os playoffs.
Eliminadas
Nove seleções já não brigam por mais nada nas Eliminatórias para Eurocopa 2024. Chipre, Gibraltar, Malta, Letônia, Irlanda do Norte, San Marino, Belarus, Andorra e Liechtenstein não tem qualquer possibilidade de avançar para o torneio do ano vem.