MLS

Lenda da Premier League vira sócio de clube da MLS que tem plano para contratar De Bruyne

Assim como o Inter Miami fez com Lionel Messi, a futura potência da MLS deseja centralizar seu projeto em Kevin De Bruyne

É inegável que a ida de Lionel Messi para o Inter Miami mudou o patamar da equipe nos Estados Unidos e no mundo. Ciente desse modelo de projeto, uma futura potência da MLS tornou uma lenda da Premier League como sócia na tentativa de contratar Kevin De Bruyne.

Juan Mata, que ainda está em atividade em um clube da Austrália, se tornou proprietário do San Diego FC, que fará parte da Major League Soccer a partir de 2025. O anúncio foi realizado na última quarta-feira (20).

Ídolo do Chelsea, onde foi campeão da Champions League, e do Manchester United, onde venceu a Liga Europa, o meia de 36 anos comemorou sua chegada como acionista no futebol estadunidense em suas redes sociais:

— Muito feliz de anunciar que sou um dos parceiros da nova e mais especial franquia da MLS, o San Diego FC. Muito obrigado ao grupo, ao Right to Dream e à MLS por permitir que eu seja o primeiro jogador em atividade a ser coproprietário de um clube da liga. É uma honra.

Como citado por Mata, ele é o primeiro jogador em atividade — o espanhol joga no Western Sydney Wanderers desde o início da temporada — a virar sócio de um clube da Major League Soccer.

Foto: (Imago) - Juan Mata, do Western Sydney Wanderers
Foto: (Imago) – Juan Mata, do Western Sydney Wanderers

Vale ressaltar que o projeto “Right to Dream” foi criado pelo veterano espanhol, cujo objetivo é ajudar jovens carentes a realizar o sonho de ser jogador de futebol. Além do San Diego FC, o Tutankhamun, do Egito, e o Nordsjaelland, da Dinamarca, são parceiros da ONG.

Engajado em causas sociais, Juan Mata tem o costume de doar 1% dos seus salários para a ONG Common Goal. Em 2017, o campeão do Mundo com a Espanha foi o primeiro atleta a se juntar à organização.

Conheça os planos ousados do San Diego FC na MLS

Criado em meados de 2023, o San Diego FC se tornou a franquia mais cara da história da MLS ao fechar um acordo de expansão por 500 milhões de dólares (cerca de R$ 2,9 bilhões na cotação atual).

Com isso, a equipe da Califórnia ganhou o direito de disputar a elite do futebol nos EUA. E como os investimentos foram maciços, os planos do San Diego FC envolvem criar um impacto imediato na Major League Soccer.

Assim como o Los Angeles Galaxy atraiu a atenção do mundo ao contratar David Beckham, em 2007, e o Inter Miami — cujo dono é o próprio inglês — levou Messi para os Estados Unidos, no ano passado, o time da Califórnia espera tirar De Bruyne do Manchester City.

https://twitter.com/sandiegofc/status/1858625780374532566

Vale lembrar que o contrato do meia com os Citizens vai até junho de 2025. Ou seja, a partir de janeiro, o belga já pode assinar um pré-contrato. O Manchester City, por sua vez, quer renovar com Kevin De Bruyne, que ainda não decidiu seu futuro.

Na última janela de transferência, o jogador de 33 anos foi especulado na Arábia Saudita. Na época, ele mesmo admitiu que aceitaria uma fortuna para atuar na liga local. Por outro lado, o meia belga é apaixonado pelo país norte-americano.

Ciente disso, o San Diego FC pretende oferecer termos e bônus semelhantes o contrato de Lionel Messi com o Inter Miami para De Bruyne, que encabeçaria o projeto ambicioso para a estreia na MLS.

Juan Mata, um empresário que joga futebol

E quem promete fazer a diferença no clube recém-fundado da Califórnia é Mata, que tem seu lado empresário fora dos gramados. Antes do San Diego FC, a lenda da Premier League se tornou um dos investidores da equipe Alpine, da Fórmula 1.

Confira abaixo a declaração oficial de Juan Mata sobre sua chegada ao San Diego FC:

Agora, o novo desafio será na Major League Soccer, cuja próxima temporada irá começar em fevereiro. Juan Mata quer que o time na Califórnia também seja referência em ações sociais, o que contribuiria para a população da região e o próprio esporte:

— É desnecessário dizer que a aproximação do Right to Dream com o nosso amado esporte é única e estou feliz de continuar minha jornada usando o futebol como uma ferramenta social para mudanças junto com a comunidade do Right to Dream e do Common Goal. Eu vejo esse passo como uma oportunidade de ajudar a construir algo realmente especial em uma cidade (San Diego) e uma liga que estão experimentando um incrível crescimento. Mal posso esperar para estar envolvido com o impacto social positivo que se alinha com a minha visão pessoal e à do clube sobre o futebol.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo