Espanha

Não é só o Real Madrid: Barcelona também está apavorado com lesões

11 jogadores diferentes do Barcelona sofreram com problemas físicos nesta temporada; nesse momento, Gavi e Ter Stegen estão fora por lesão

O Real Madrid teve oito desfalques diferentes por questões físicas na última partida por La Liga e o assunto é pauta desde antes do início da temporada – Daniel Carvajal é um novo problema, com um trauma na coxa. Mas isso não é uma realidade só os merengues que sofrem com isso: as lesões também pegaram em cheio o rival Barcelona, que teve 11 jogadores diferentes lesionados ao longo da temporada (que tem apenas quatro meses).

O mais recente desfalque é o goleiro titular Marc-André Ter Stegen, que fez uma cirurgia na lombar e o clube espera que o alemão retorne apenas em fevereiro de 2024, quando serão disputadas as partidas de oitavas de final da Champions League. Além do arqueiro, Ronald Araújo, Jules Koundé, Iñigo Martínez, Marcos Alonso, Sergi Roberto, Pedri, Frankie De Jong, Gavi, Raphinha e Robert Lewandowski tiveram algum problema físico nesta temporada. Dos citados, pelo menos sete seriam titulares absolutos em condições normais.

Ao menos, nesse momento, boa parte deles conseguiram se recuperar, como Pedri e De Jong, que passaram longo período longe dos gramados. Nesse momento, o departamento médico do Barcelona conta apenas com Ter Stegen e Gavi, outro com grave problema que, provavelmente, o deixará de fora de toda temporada.

Os vários desfalques nesse início de temporada contribuíram na irregularidade do Barça. Antes uma defesa quase intransponível (apenas 20 gols sofridos em 38 rodadas na última La Liga), passou a ser vazada quase toda partida, sofrendo dois gols ou mais em cinco partidas. Pelo momento conturbado da equipe treinada por Xavi Hernández, o clube deu um susto no torcedor ao perder para o Shakhtar Donestk e ter chance de nem se classificar ao mata-mata da Champions League. No fim, conseguiu se recuperar e voltou às oitavas da competição após duas temporadas caindo na fase de grupos.

Nas 15 rodadas do Campeonato Espanhol, o Barcelona é o terceiro e soma apenas uma derrota, justamente para o Real, mas mostrou sinais de desatenção do início de jogos algumas vezes, especialmente nos empates com Granada (saiu perdendo por dois gols) e Mallorca (duas vezes atrás no placar) e até na vitória frente ao Celta, quando virou um 2 x 0.

Quem é o substituto de Ter Stegen no Barcelona?

Desfalque há três partidas, Ter Stegen foi substituído pelo espanhol Iñaki Peña, de 24 anos, cria da base do Barcelona, que antes das oportunidades atuais só tinha cinco jogos pelo clube, todas na temporada passada. Antes, ele passou seis meses emprestado ao Galatasaray para ter mais rodagem no início de 2022, mas só atuou oito vezes.

A primeira partida dessa temporada substituindo o alemão foi contra o Rayo Vallecano, sofrendo um gol que necessariamente não uma falha, mas um vacilo – pulou em uma finalização que foi bloqueada e não teve tempo de retornar à meta. No restante do jogo, apesar de uma defesa estranha na primeira que veio no gol, mostrou segurança na segunda e última tentativa dos adversários.

Depois, contra o Porto, deu o rebote do gol marcado pelos portugueses e não fez nenhuma defesa essencial. A última aparição, no clássico com o Atlético de Madrid, teve uma defesa espetacular em falta no ângulo cobrada por Memphis Depay, além de outra boa intervenção em tentativa de Correa cara a cara.

A imprensa espanhola aponta que o Barcelona confia em Peña e não pretende buscar um goleiro, apesar de nomes como David de Gea e Sergio Asenjo estarem disponíveis no mercado – também houve uma especulação envolvendo Illan Meslier, do Leeds United.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo