Champions League

Barcelona supera Porto graças aos contestados ex-Benfica e se classifica na Champions League

João Félix e Cancelo brilharam no Barcelona e garantiram a vitória sobre o Porto na Champions League, lembrando os tempos de Benfica

Nesta terça-feira (28), o Barcelona venceu o Porto por 2 x 1, no Estádio Olímpico Lluís Companys, pela 5ª rodada do Grupo H da Champions League. Com o resultado, o Barça garantiu sua vaga nas oitavas de final do torneio, enquanto os Dragões vão ter que brigar por sua classificação contra o Shakhtar Donetsk.

E a equipe de Xavi contou com o brilho de dois contestados para avançar na Champions: João Félix e Cancelo. A dupla, revelada pelo Benfica, lembrou dos tempos de Águias para superar os rivais portugueses. O atacante e o lateral participaram ativamente dos dois gols dos catalães.

Félix e Cancelo vinham sido criticados no Barcelona, mas, contra o Porto, responderam os cornetas da melhor forma possível: com a bola nos pés. Agora, o Barça só depende de si para garantir o primeiro lugar do grupo, quando enfrenta o já eliminado Royal Antwerp. Já os Dragões não podem perder para os ucranianos para ficar com a segunda vaga para a próxima fase da Champions League.

Como foi Barcelona x Porto na Champions League

O duelo pela primeira posição do Grupo H da Champions League começou movimentadíssimo. Aos cinco minutos do 1º tempo, João Cancelo chutou rasteiro de fora da área, mas a bola foi para fora sem perigo. O Barcelona marcou o Porto em cima, mas os portugueses não se intimidaram e tentaram manter a possa em seu campo de ataque.

Aos sete minutos, Raphinha chutou forte de fora da área, sendo parado por Diogo Costa. O Barça voltou a apresentar perigo 10 minutos depois, quando João Félix recebeu uma bola desviada quase dentro da pequena área após boa jogada pela direita, onde Pedri saiu em disparada e cruzou para a área. O português finalizou, mas os Dragões conseguiram desviar e a bola bateu na rede pelo lado de fora.

Já aos 21 minutos, foi a vez do Porto assustar os catalães. Taremi recebeu um lindo passe de Pepe e bateu de primeira dentro da área, mas a bola foi travada pela defesa e saiu pela linha de fundo. Os portugueses abriram o marcador aos 25 minutos, mas a jogada foi invalidada.

O atacante iraniano recebeu uma bola desviada de cabeça por Evanilson quase na pequena área e só teve o trabalho de empurrar para as redes. Entretanto, o brasileiro estava impedido na hora do cruzamento. O domínio dos Dragões continuou, tanto que Galeno finalizou forte rasteiro perto da meia-lua e obrigou Iñaki Peña a fazer boa defesa.

Só que aos 29 minutos, o Porto conseguiu furar a defesa do Barcelona. Galeno saiu bem em contra-ataque pelo lado direito. Bola sobrou para Taremi na entrada da área, mas o chute parou na defesa catalã. O camisa 13 dos Dragões chutou da meia-lua e viu o goleiro do Barça defender. A sobra caiu nos pés de Pepe, livre de marcação, dentro da área. O brasileiro mandou um petardo e balançou as redes.

A resposta da equipe de Xavi veio logo em seguida. Aos 31 minutos da primeira etapa, Cancelo recebeu lançamento no lado esquerdo e saiu com ela dominada. O português deixou João Mário no chão e bateu colocado com força na entrada da área. Diogo Costa não conseguiu impedir o belo gol do Barcelona. O lateral não balançava as redes pelos catalães desde meados de setembro.

Aos 34 minutos, Raphinha saiu em velocidade pelo lado direito e, já dentro da área, cruzou rasteiro para trás. A bola chegou até João Félix, mas o atacante bateu muito embaixo da bola e a mandou pelo alto. Aos 41 minutos, o goleiro do Porto entregou a bola nos pés do Barça. Após bate-rebate, Raphinha recebeu livre dentro da grande área, mas o brasileiro demorou para definir a jogada e chutou rasteiro para fora.

No minuto seguinte, Varela deu o troco após bola dividida na entrada da área. Ele limpou e bateu colocado, obrigando o arqueiro do Barcelona a fazer uma defesa elástica. O 1 x 1 ficou barato para ambas equipes, que criaram várias oportunidades de gol.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Vira-vira, virou no 2º tempo

O Barça começou o 2º tempo com tudo. Logo aos 15 segundos, João Félix recebeu bola desviada de cabeça na intermediária e mandou um foguete. A bola explodiu no travessão e foi para fora. Dois minutos depois, o português voltou a criar perigo após passe de Cancelo dentro da grande área. O atacante finalizou forte por baixo, mas não encontrou o gol.

Isso mudou aos 11 minutos da etapa final. Mais uma vez pelo lado esquerdo de ataque, Félix e João Cancelo fizeram uma bela tabela. O lateral encontrou o atacante através de um cruzamento rasteiro. Dessa vez, o camisa 14 do Barcelona só teve o trabalho de chutar de primeira para balançar as redes. O gol significou um fim de tabu, já que ele não marcava desde o dia 19 de setembro pelos catalães.

Aos 25 minutos, os Dragões finalizaram pela primeira vez no 2º tempo. Evanilson recebeu lançamento pelo alto do meio-campo e chutou forte de fora da área. Contudo, o impedimento foi marcado na origem da jogada. Com o domínio do time de Xavi, o jogo diminuiu o ritmo.

Somente aos 34 minutos da etapa final que o Barcelona conseguiu um contra-ataque com Raphinha. A bola sobrou para Ferran Torres, que bateu colocado no alto de fora da área, mas a bola passou tirando tinta da trave. Oito minutos depois, o atacante brasileiro arriscou um voleio perto da pequena área após receber lançamento de Gundogan, mas foi parado por Diogo Costa.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo