Espanha

Quando Ter Stegen volta ao Barcelona e o que o clube fará sem ele?

Com lesão nas costas, Stegen perderá pelo menos o resto de 2023 e já faz o Barcelona pensar em alternativas

Lesionado deste a última Data Fifa, no meio de novembro, quando sentiu dores nas costas durante treinamento pela Alemanha, Marc-André ter Stegen segue em dúvidas sobre os rumos que tomará por conta de sua lesão. Sofrendo sequencialmente com problemas na lombar, o mais adequado, dizem os médicos do Barcelona, seu clube, seria uma cirurgia definitiva nos locais. O tempo de recuperação, no entanto, é uma das principais preocupações do goleiro alemão.

O Mundo Desportivo, jornal da Espanha, afirma que, em conversa com Stegen, ficou clara a vontade do alemão de voltar o quanto antes ao Barcelona e que, por isso, a decisão sobre a cirurgia seria tomada nesta terça-feira (5) em decisão conjunta entre jogador e clube. O maior medo de ambos, no momento, é que uma ausência de intervenção cirúrgica transforme o problema em algo crônico, o que poderia, inclusive, abreviar a carreira do alemão.

Quando Stegen pretende voltar a campo?

Com ou sem cirurgia, já é sabido que em 2023 o Barcelona não contará mais com Stegen, o que fará com que ele perca, com certeza, ao menos quatro jogos que serão disputados ainda em dezembro pelo clube: um pela Champions League e três por La Liga (veja a lista abaixo). Além disso, é muito difícil que, mesmo sem cirurgia, ele tenha condições de estar no primeiro jogo do ano que vem, em 4 de janeiro, o que contabilizaria um total de ao menos cinco jogos de ausência.

No caso da cirurgia, a conta pode aumentar, já que o período de recuperação otimista seria de cinco semanas, fazendo com que ele retorne apenas no final de janeiro, tendo ainda que lutar para recuperar sua condição física ideal. No entanto, tanto Barcelona quanto Stegen não querem forçar nenhum retorno, visando a recuperação completa do goleiro para o restante da temporada.

Esses são os jogos garantidos que Stegen perderá:

  • 10 de dezembro – Barcelona x Girona – La Liga
  • 13 de dezembro – Royal Antwerp x Barcelona – Champions League
  • 16 de dezembro – Valencia x Barcelona – La Liga
  • 20 de dezembro – Barcelona x Almería – La Liga
  • 4 de janeiro – Las Palmas x Barcelona – La Liga

Após o jogo contra o Las Palmas, o Barcelona viaja para a Arábia Saudita, onde joga no dia 11 de janeiro contra o Osasuna, pela Supercopa da Espanha. Em um cenário mais otimista e sem cirurgia — que não parece o real –, essa seria a data de retornno de Stegen.

Quem pode substituir Stegen no Barcelona?

Iñaki Peña tem substituído Stegen em campo até o momento e até tem ido bem, mas para caso de o alemão perder, eventualmente, um mata-mata da Champions por conta do tempo de recuperação em uma eventual cirurgia, a imprensa espanhola aponta dois velhos conhecidos, ambos sem clube atualmente, como possíveis reforços culés:

  • David de Gea: está sem clube desde que se desligou do Manchester United, em agosto, e estaria negociando com o Newcastle, também da Premier League, após a lesão do titular Nick Pope. Seu alto salário seria o maior empecilho para o Barcelona fazer uma proposta atualmente.
  • Sergio Asenjo: também está sem clube desde agosto, quando rescindiu com o Real Valladolid. Foi gigante pelo Villarreal, time no qual é ídolo, mas preocupa muito por sua condição física: sem jogar há mais de seis meses, vinha sofrendo com seguidas lesões nos joelhos.
Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo