O que o novo quarteto da Seleção traz no quebra-cabeça de Dorival
Dorival Júnior chama o goleiro Weverton, o zagueiro Lucas Beraldo e os meio-campistas João Gomes e Éderson para o duelo entre Brasil e Argentina

Lesões e suspensões obrigaram o técnico Dorival Júnior a convocar o goleiro Weverton, o zagueiro Lucas Beraldo e os meio-campistas João Gomes e Éderson para a seleção brasileira. Eles estarão à disposição no duelo contra a Argentina nesta terça-feira (25) pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Gerson, Alisson, Gabriel Magalhães e Bruno Guimarães foram os desconvocados, pois o primeiro se lesionou na coxa, o segundo está fora pelo choque de cabeça que sofreu, seguindo o protocolo de Concussão da Fifa, e os dois últimos sofreram o terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia na última quinta (20).
Os novos jogadores, mesmo que convocados teoricamente como reservas, devem proporcionar novas características ao técnico da seleção.
Apesar de ser improvável uma titularidade de Weverton (Bento será o número 1 no gol) e Beraldo (Murillo tem tudo para ganhar a vaga à esquerda na zaga), não seria absurdo ver alguém da nova dupla de meias estar no duelo frente aos hermanos.

Meio-campo da seleção brasileira teve problemas contra Colômbia
O Brasil até iniciou bem o duelo em Brasília na última noite. Boa saída de bola com Bruno Guimarães e Gerson, movimentação no ataque. Porém, com o passar do tempo, a pressão adversária começou a forçar cada vez mais erros na defesa dos brasileiros.
A saída do meio-campista do Flamengo, aos 27 minutos do primeiro tempo, piorou um cenário que já não era bom, pois Joelinton, destaque por sua intensidade, força física e entrega, não é um grande passador. Inclusive, foi dele o erro no campo de defesa que culminou no gol de empate de Luis Díaz.
O jogador do Newcastle ainda não conseguiu trazer calma na saída de bola ao selecionado de Dorival. Por característica e costume no clube inglês, o pernambucano entregou disputas vencidas no chão e no alto, mas pouco com a bola realmente no pé.
Ou seja, o treinador de 62 anos pode pensar em outro nome para atuar ao lado de André, que será o substituto de Guimarães, como indicaram as substituições de ontem.
¡𝑮𝒓𝒊𝒕𝒂𝒍𝒐 𝑳𝒖𝒄𝒉𝒐! … ¡𝑮𝒓𝒊𝒕𝒂𝒍𝒐 𝑪𝒐𝒍𝒐𝒎𝒃𝒊𝒂! 🇨🇴⚽#LaSeleNosUne 🇨🇴 pic.twitter.com/55qAUYl8ec
— Selección Colombia (@FCFSeleccionCol) March 21, 2025
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Em característica, Éderson e João Gomes não estão tão longes de Joelinton
O problema é que os dois novos convocados não necessariamente trazem mudanças tão significativas em relação a Joelinton. Tanto Éderson como João Gomes são volantes intensos (até pela forma de jogar de seus times, Wolverhampton e Atalanta, respectivamente), que entregam duelos físicos, desarmes e muita entrega.
O principal nesse quesito é o meio-campista dos Wolves, também por conta da velocidade da Premier League, líder em desarmes no time.
Já o meia que atua no futebol italiano ainda consegue ser mais técnico e ter bons números de passe. Em todo elenco da Dea na Serie A, o ex-Cruzeiro, Corinthians e Fortaleza é o segundo com mais lançamentos certos (84, acerto de 64.62%) e o terceiro que mais acerta passes (1545, 87.64%, sendo 412 no último terço de campo).
Éderson, no entanto, segue como um pilar na recuperação de bola da Atalanta, importante especialmente nos desarmes (44 em 29 jogos do Campeonato Italiano).
Éderson (25 anos) pela Atalanta nas ultimas duas temporadas:
— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) March 21, 2025
⚔ 94 jogos (83 titular)
⚽ 11 gols (!)
🅰 2 assistências
✅ 86% acerto no passe (!)
👟 98 finalizações (!)
🦾 494 bolas recuperadas (!)
🆚 165 desarmes (!)
💯 Nota Sofascore 7.12
Convocado para a Seleção! 🇧🇷👏 pic.twitter.com/YRCgfq0Lsm
A ausência de um volante mais passador, que fuja de pressões e consiga ditar por qual lugar sairão os ataques do Brasil, é um dos principais problemas da geração. Nomes como Jorginho e Thiago Alcântara (este já aposentado), ambos que optaram por se naturalizar, poderiam trazer essa característica. Arthur Melo, ex-Grêmio e atualmente no Girona, também poderia ser esse jogador, mas a má fase que enfrenta desde que saiu do Imortal não permite que possa estar com a Amarelinha.
Como Dorival Júnior pode escalar contra a Argentina?
Se considerar as substituições e o que os reservas mostraram, a principal mudança de Dorival Júnior seria a entrada de Wesley na lateral direita ao invés de Vanderson, que não fez uma boa parte.
Com isso, a linha defensiva teria o defensor do Fla junto de Marquinhos, Murillo e Guilherme Arana — a ver se a confiança do técnico em Lucas Beraldo, com quem trabalhou no São Paulo e já o convocou em várias oportunidades, pode quebrar a hierarquia em alguma posição.
No meio, André ao lado de Joelinton, João Gomes ou Éderson, enquanto no ataque as presenças de Vinicius Júnior, Raphinha e Rodrygo indicam que estão preservadas. Talvez a maior dúvida seja João Pedro continuar como o camisa nove ou a entrada de Matheus Cunha, ou Endrick.
Vale citar que a Argentina joga em casa, no Monumental de Núñez, e mesmo sem Lautaro Martínez e Lionel Messi, se torna mais difícil para que o Brasil ouse ou aposte em uma escalação super ofensiva.
A partida está marcada para as 21h (horário de Brasília). Os donos da casa, que ainda jogam nesta sexta (21) contra o Uruguai, lideram com 25 pontos. A Seleção vem logo atrás, com 21.