Copa da Liga Inglesa

‘Não há outro jogador no futebol europeu como Joelinton’

Brasileiro foi o coração do meio-campo do Newcastle em primeiro título de peso do clube inglês após 70 anos

Assim escreveu o “The Athletic”, site de esportes do icônico jornal “The New York Times”, que destacou como a atuação do brasileiro Joelinton foi fundamental para o primeiro título nacional do Newcastle após 70 anos.

Neste domingo, os Magpies bateram o Liverpool por 2 a 1 em Wembley, com atuação soberba do meia brasileiro, que não apareceu tanto ofensivamente, mas foi brilhante na parte defensiva.

Joelinton fez de tudo um pouco para manter a bola longe da área do Newcastle e infernizou os atacantes do Liverpool. Seja como um volante à frente da zaga, cobrindo as subidas dos zagueiros, ou orientando seus companheiros a pressionar, o meia foi o coração do time comandado por Eddie Howe.

“Na vitória do Newcastle, entre várias outras boas performances, Joelinton foi vital ao plano tático de Eddie How. Como sempre, sua função foi surpreendente”, escreveu o “The Athletic”.

Joelinton foi vital para o plano tático de Eddie Howe

Escalado no 4-3-3, o plano do Newcastle para vencer o Liverpool era claro. Pressionar a saída de bola dos Reds e em caso do adversário conseguir superar a linha inicial de marcação, a estratégia era tirar espaços dos meias, principalmente Szoboszlai.

Aí entra Joelinton, que iniciou o jogo como o meia pela esquerda do tripé de meio-campo, mas ao longo da partida, trocou de posição inúmeras vezes para evitar que o principal armador do time de Arne Slot recebesse a posse em condições favoráveis.

Marcação de Joelinton sobre Szoboszlai foi fundamental para desempenho defensivo do Newcastle em final contra o Liverpool
Marcação de Joelinton sobre Szoboszlai foi fundamental para desempenho defensivo do Newcastle em final contra o Liverpool . Foto: Imago

Quando o Liverpool começava um lance ofensivo, Joelinton acompanhava de perto os movimentos do húngaro, orientando Tonali e Bruno Guimarães a seguirem Gravenberch e Mac Allister

Quando o Liverpool conseguia fazer algum movimento e passava da primeira linha de marcação, Joelinton mudava de posição para manter o cerco a Szoboszlai. O brasileiro chegou a ficar próximo de Isak, à frente da segunda linha de meio-campo quando o Newcastle recuava e marcava em bloco baixo.

Tudo isso para evitar que a bola chegasse no meia adversário e este conseguisse acionar os atacantes do Liverpool.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Marcação do Newcastle encaixotou estrelas do Liverpool

A marcação de Joelinton sobre Szoboszlai obrigou o húngaro a afundar entre os zagueiros para tentar buscar o jogo, o que o distanciou de Salah, Luis Díaz e Diogo Jota. Com seu principal armador longe das zonas de ataque, o Newcastle tinha tranquilidade para retomar a bola e partir em velocidade para aproveitar as costas da defesa do Liverpool.

Tanto que os Magpies terminaram o jogo com 17 finalizações, mais do que o dobro das sete que os Reds fizeram durante todo o jogo. Tudo isso possibilitado pela intensidade do brasileiro em marcar e cobrir seus companheiros quando necessário.

Seja como um meia mais pela esquerda, centralizado, ou cobrindo um dos zagueiros, Joelinton deu a segurança necessária para o Newcastle ter a coragem para atacar, sabendo que estaria protegido.

Correndo o campo inteiro para ajudar seus companheiros, Joelinton justificou sua convocação à seleção brasileira com um jogo que não apareceu para os torcedores, mas foi fundamental para o título do Newcastle.

Joelinton não é exatamente um clássico jogador brasileiro, mas talvez seja exatamente isso que o time em dificuldades do Brasil precisa — finalizou o jornal.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo