Copa da Liga Inglesa

Drone, gol bizarro e falha brasileira: Em vexame, apático Arsenal é eliminado por time da 4ª divisão

Equipe de Mikel Arteta sofre com erros técnicos, vê adversário surpreender e dá adeus à Copa da Liga Inglesa

O Arsenal viveu uma noite para esquecer nesta terça-feira (27). Mesmo com o favoritismo, os Gunners foram eliminados pelo Fleetwood Town, fora de casa, nas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa. Após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, o atual campeão da Premier League perdeu a disputa por pênaltis e deu adeus à competição diante de um adversário da quarta divisão do futebol inglês.

O resultado representa uma zebra histórica e inesperada, construída em uma partida marcada por acontecimentos inusitados, futebol pouco convincente e um desfecho cruel para os visitantes. Bruno Guimarães foi o único jogador a desperdiçar sua cobrança na disputa decisiva e terminou a noite como vilão da eliminação.

Antes disso, os comandados de Mikel Arteta já haviam encontrado dificuldades para impor seu jogo contra um adversário que aproveitou os erros e sustentou a resistência até o fim.

Os acontecimentos que marcaram a eliminação do Arsenal

A partida começou com uma cena pouco comum até mesmo para os padrões do futebol inglês. O árbitro percebeu a presença de um drone sobrevoando o estádio e interrompeu o jogo por mais de cinco minutos.

A paralisação inusitada foi apenas o primeiro episódio de uma noite em que o Arsenal esteve longe de corresponder às expectativas. Com uma escalação formada majoritariamente por reservas e jovens, a equipe teve dificuldades para controlar as ações e apresentou pouca criatividade diante da marcação do Fleetwood Town.

A atuação abaixo do esperado deixou os Gunners expostos a um resultado que parecia improvável antes do apito inicial. Sem conseguir transformar a superioridade técnica em domínio efetivo, o Arsenal acumulou erros e permitiu que os donos da casa acreditassem na classificação.

O empate veio em um lance tão estranho quanto decisivo: Gyökeres brigou pela bola após cruzamento de O'Neill, finalizou de maneira mascada e contou com a falha de Finley Potter para marcar um gol bizarro. O lance recolocou os visitantes na partida, mas não foi suficiente para evitar a disputa por pênaltis.

Na marca da cal, a eliminação ganhou um protagonista brasileiro. Bruno Guimarães foi o único a errar sua cobrança e acabou decisivo para o resultado negativo dos londrinos. O episódio acontece menos de quatro meses após outro momento marcante na carreira do jogador: o pênalti perdido pela seleção brasileira contra a Noruega (defendido pelo goleiro Nyland), que contribuiu para a eliminação da Canarinho na Copa do Mundo.

Depois de uma partida em que o Arsenal pouco produziu e não conseguiu construir a virada, a falha do meio-campista selou a queda precoce na Copa da Liga. Para o Fleetwood Town, por outro lado, a classificação representa uma conquista histórica diante de um dos principais clubes do país.

Como foi o jogo entre Arsenal x Fleetwood Town

Jay Lynch, goleiro do Fleetwood Town, após defender pênalti de Bruno Guimarães
Jay Lynch, goleiro do Fleetwood Town, após defender pênalti de Bruno Guimarães (Foto: Andrew Yates / Sportimage / IMAGO)

Foi um primeiro tempo estranho do Arsenal. Apesar do time praticamente todo reserva, esperava-se uma postura mais arrojada, de controle absoluto e solidez defensiva por parte dos Gunners. Mas não foi o que aconteceu. A equipe de Arteta não conseguiu ter fluidez, se viu presa na boa marcação do Fleetwood Town e abusou dos erros técnicos.

Como se não bastasse o jogo ofensivo pobre, o Arsenal ainda pecou defensivamente. Aos 20 minutos, Loupalo-Bi recebeu de Neal, ganha no corpo do jovem zagueiro Salmon — que falhou — e bateu de esquerda. A bola passou por de baixo do goleiro Meslier e balançou as redes. Os donos da casa foram para o intervalo em vantagem.

No segundo tempo, Arteta promoveu as entradas de Ben White e Odegaard. A ideia era colocar mais frescor e experiência em campo, na tentativa de reverter o resultado. E pode-se dizer que deu certo. Logo aos quatro minutos, O' Neill cruzou e Finley Potter falhou na marcação de Gyökeres, que brigou pela bola, chutou mascado e faz um gol bizarro.

Parecia ser tudo o que o Arsenal precisava para enfim sair do buraco. A atuação, porém, seguiu bem irregular e de pouquíssima inspiração. Os Gunners tiveram a expulsão infantil de Max Dowman (por agressão após receber entrada forte), viram o goleiro adversário fechar o gol e não conseguiram a virada.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo