Inglaterra

Newcastle estuda eternizar Bruno Guimarães após fim de jejum de 70 anos

Meio-campista brasileiro, amado por torcedores, levantou a taça da Copa da Liga Inglesa como capitão

Capitão no histórico título da Copa da Liga Inglesa, Bruno Guimarães entrou para a história do Newcastle ao ser uma das peças essenciais na queda de um tabu de 70 anos sem conquistas nacionais. Agora, o brasileiro pode entrar para a eternidade: o clube inglês estuda construir uma estátua para o jogador de 27 anos, segundo apuração da Trivela.

A possibilidade ainda está em estágio inicial, mas há essa consideração por todo o que o meio-campista significa, seja ao clube ou aos torcedores. A informação foi publicada inicialmente pelo jornal espanhol “As”.

Seria a realização do sonho para o atleta. Ele chegou a abordar em assunto em uma entrevista à “ESPN” em 2023.

— Aqui no Newcastle os torcedores me amam e eu nem ganhei nada ainda, fico imaginando quando formos campeões, acho que vou ganhar um espaço ao lado da estátua do Alan Shearer — disse, há dois anos, relembrando o maior ídolo da história do clube.

O jogador da seleção brasileira chegou ao nordeste da Inglaterra no início de 2022, vindo do Lyon como a primeira grande contratação da era Arábia Saudita nos Magpies, adquiridos em outubro de 2021.

Desde o início, Guimarães se consolidou no meio-campo com o técnico Eddie Howe e ganhou o carinho da torcida. Os fãs ostentam, em todas as partidas no St. James' Park, faixas com o rosto dele, seu nome, camisas com o característico número 39 e bandeiras do Brasil — também por conta do colega Joelinton.

Mosaico da torcida do Newcastle forma a bandeira do Brasil e com a frase "De Aliança (Pernambuco) e do Rio ao Newcastle Upon Tyne, uma casa longe de casa. Joelinton e Bruno, nossos geordies (termo para definir quem nasce em Newcastle) brasileiros"
Mosaico da torcida do Newcastle forma a bandeira do Brasil com a frase “De Aliança (Pernambuco) e do Rio ao Newcastle Upon Tyne, uma casa longe de casa. Joelinton e Bruno, nossos geordies (termo para definir quem nasce em Newcastle) brasileiros” (Foto: Imago)

— Não tenho palavras. É o melhor dia da minha vida. Para os torcedores, é como se fosse uma Copa do Mundo. Muitas gerações cresceram sem ver o Newcastle campeão. No meu primeiro ano como capitão, conseguimos isso. É inacreditável — disse, emocionado, o brasileiro após a conquista no último domingo (16), à emissora “Sky Sports”.

Fizemos isso pelos nossos torcedores. Eles merecem tudo. Quando cheguei aqui, disse que queria colocar meu nome na história. Agora podemos dizer que somos campeões novamente — completou.

Newcastle possui estátuas de três ídolos no lado de fora do estádio

O entorno do icônico St. James' Park possui três estátuas que homenageiam ídolos dos Magpies. Uma deles é do ex-atacante Jackie Milburn, conhecido como Wor Jackie, que defendeu o time preto e branco entre 1943 e 1957 e marcou de 200 gols (um recorde até 2006).

Ele venceu a Copa da Inglaterra em duas oportunidades (51 e 52), com gol na primeira decisão. Wor Jackie também recebe o nome de umas das arquibancadas do estádio.

Como citado por Guimarães, outro eternizado na casa do Toon, que posteriormente bateu o recorde de Milburn, é Alan Shearer, maior artilheiro não só do Newcastle, mas de toda a história da Premier League (206 pelo clube, 260 na era moderna da liga).

Por fim, o técnico Sir Bobby Robson, que comandou a equipe em mais de 200 partidas entre 1999 e 2004, também possui uma estátua.

Os dois últimos nomes nunca venceram taças pelo Newcastle, diferente de Bruno Guimarães, agora com a possibilidade de estar ao lado dessas lendas do clube. Inclusive, Shearer conversou com o meio-campista antes da decisão e o brasileiro se espelha no legado dele no nordeste inglês.

— Shearer me mandou uma mensagem antes do jogo. Estou muito emocionado hoje. Esse clube é minha segunda casa. Estamos fazendo história. Um dia, quando eu sair, quero que os torcedores cantem meu nome como fazem com o dele — disse, também, à “Sky Sports”, após a final.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

A trajetória de Bruno Guimarães no Newcastle

Garoto fã do Newcastle com camisa do Bruno Guimarães e bandeira do Brasil
Garoto fã do Newcastle com camisa do Bruno Guimarães e bandeira do Brasil (Foto: Imago)

Ao trocar o Lyon, o brasileiro chegou a uma equipe que lutava contra o rebaixamento no Campeonato Inglês. Graças ao trabalho de Howe à beira do campo e Bruno e outros jogadores nos gramados, o Toon escapou com louvor da queda, terminando a temporada em 11º.

Para o ano seguinte, o Newcastle, com mais investimentos, deu um salto ainda maior: ficou em quarto na PL, retornando à Champions League após duas décadas. Bruno Guimarães participou de 10 gols na temporada 2022/23, até então sua melhor marca. Naquela temporada, o elenco ficou marcado por um trauma: o vice na Copa da Liga para o Manchester United.

— Oh, Bruno é um mágico do c… Ele usa um chapéu de bruxo. Ele poderia ter assinado pelo Arsenal, mas ele f… isso. Ele quer jogar com Eddie [Howe] com os famosos preto e branco e quando vencermos a Premier League, cantaremos essa música a noite toda — canta a torcida em jogos dos Magpies.

Apesar da queda de desempenho coletiva no ano passado, marcada também por uma série de lesões, o brasileiro se firmou ainda mais e completou 50 partidas com sete gols e 10 assistências. O caminho estava trilhado para ele se tornar capitão a partir da temporada 2024/25 e se consolidar como um ídolo alvinegro.

— Nós temos Bruno no meio-campo. Sabemos o que precisamos. Isak no ataque, Botman na defesa? O Newcastle vai vencer a Premier League — dizem os fãs em outra música com citação ao meio-campista.

Com a possibilidade de ser eternizado, o jogador revelado pelo Athletico Paranaense também convive com o assédio europeu. Por sua regularidade em três anos, já teve o nome especulado nos gigantes Arsenal, Manchester City, Liverpool e times de fora da Inglaterra. Mas isso é pauta para o fim da temporada.

Bruno Guimarães pelo Newcastle:

  • 144 jogos (32 como capitão), 20 gols e 24 assistências
  • Campeão da Copa da Liga Inglesa 2025
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo