Inglaterra

Murillo pode ser o primeiro zagueiro do mundo a quebrar marca histórica

Brasileiro foi valorizado em dez vezes mais no mercado desde a sua chegada ao futebol inglês em agosto de 2023

O zagueiro brasileiro Murillo, do Nottingham Forest, vive fase iluminada na Inglaterra e não é de hoje que o ex-Corinthians se destaca no cenário europeu. Na última temporada, o defensor de 22 anos foi eleito o jogador da temporada de seu clube.

A estrela comandada por Nuno Espírito Santo vem chamando a atenção de clubes do mais alto escalão da liga inglesa e a expectativa é de que o valor de uma possível transferência do jogador ultrapasse a casa dos 100 milhões de libras (R$ 718 milhões).

Nenhum outro zagueiro na história do futebol conseguiu ultrapassar os nove dígitos em uma negociação anteriormente. O posto de defensor mais caro da história é de Van Dijk, negociado com o Liverpool por 84,5 milhões de euros.

Murillo chegou ao Nottingham Forest em agosto de 2023 por 10 milhões de libras (R$ 71,8 milhões). Suas exibições de alto nível na Premier League fizeram seu valor de mercado disparar para dez vezes mais o valor pago por seu clube em sua contratação.

Por mais que o desejo do Forest seja manter o brasileiro em seu elenco, o interesse de outras grandes equipes pode tirar o brasileiro da equipe ao final da temporada. Entre os ingleses, Chelsea e Liverpool sinalizaram que gostariam de contar com o jogador a partir do meio do ano, enquanto Real Madrid e Barcelona também monitoram a situação do jogador, ‘segundo o portal “Goal”.

Ídolo do Nottingham Forest comenta valorização de Murillo

Com nota 7.20 no site de estatísticas “Sofascore”, Murillo é o quinto melhor zagueiro da Premier League na plataforma. O brasileiro está atrás de nomes como Virgil Van Dijk e Gvardiol. O ex-Corinthians também é o segundo colocado no quesito cortes por partida, com mais de seis por jogo.

Stan Collymore, ex-jogador do Nottingham Forest, comentou ao portal ”Goal” sobre o desempenho de Murillo durante esta passagem do brasileiro pela Inglaterra e afirmou que ele será o zagueiro mais valorizado do mundo.

Murillo e Nuno Espírito Santo podem marcar seus nomes na história do Nottingham Forest com uma classificação para a Champions League da próxima temporada
Murillo e Nuno Espírito Santo podem marcar seus nomes na história do Nottingham Forest com uma classificação para a Champions League da próxima temporada. Foto: Imago

Apesar do alto interesse de gigantes do cenário inglês em seu futebol, Collymore espera que o defensor fique em City Ground por mais algumas temporadas.

— Ele (Murillo) pode muito bem se tornar o primeiro zagueiro de 100 milhões de libras, o que para o Forest seria um negócio incrível se acontecesse. Minha esperança é que ele fique por mais dois ou três anos — disse o ex-Nottingham.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Forest na luta por uma vaga na Champions League

Até o final da temporada tudo pode acontecer e, pensando no objetivo máximo do Forest, que é o retorno para a Champions League, a diretoria do clube fará o possível para manter seus principais atletas.

Bicampeão consecutivo da competição mais importante da Europa em 1978/1979 e 1979/1980, o Nottingham Forest não disputa o torneio desde a temporada 1980/1981. De lá para cá, foram anos jogando as divisões inferiores da Inglaterra até a retomada de sua melhor fase quando retornou à elite do futebol inglês em 2022/2023.

A equipe ocupa a terceira colocação da atual edição da Premier League com 47 pontos e mantém viva a esperança de voltar ao torneio europeu. A expectativa é de que se não conseguir ficar com Murillo, o montante arrecadado com sua venda pode ser importante para a montagem de um novo elenco.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo